Carismático lançador espanhol retirou-se.
Com um longo historial, o pesista com 36 anos decidiu colocar um ponto final, com a sua última aparição internacional a ter ocorrido no Europeu de Pista Coberta deste ano.
Foi o grande responsável pela progressão dos recordes espanhóis em pista coberta e ar livre, conseguindo em 2002 os seus máximos em ambos os tipos de recinto (21.47 metros ao ar livre e 21.26 metros em pista coberta).
Mas foi como júnior que começou a dar nas vistas com a Prata no Mundial de Juniores e o Ouro no Europeu de Juniores. Em 2002, seu ano de apogeu máximo, além dos seus recordes pessoais, conquistou o Europeu de Pista Coberta e no ano seguinte o Mundial de Pista Coberta.
Martinez tornou-se carismático em Espanha, não só pela sua capacidade atlética, como também como actor. A sua proximidade com os fãs e a imagem que criou ao longo dos anos levou a que fosse uma das imagens dos recentes Europeus de Ar Livre, em Barcelona. Competiu diversas vezes com o português Marco Fortes, atleta que este ano não terá de discutir qualificações com o poderoso lançador espanhol, que em qualquer dos casos vinha em decaimento da sua carreira.
Foi 84 vezes internacional espanhol e chegou a ser destaque em provas de pista coberta em Portugal, quando por duas vezes na mesma competição bateu o recorde espanhol com 20.43 e 20.50 metros, uma das marcas mais longas em pista coberta, obtidas em Portugal, neste particular na pista de Espinho.
Não se saberá para já o que pretende fazer do futuro, mas Manuel Martinez deixa acima de tudo uma imagem forte no atletismo espanhol e europeu, deixando saudades em muitos dos lançadores de peso que habituaram-se a respeitar o seu currículo desportivo.
FUNDISTAS PORTUGUESAS TAMBÉM NÃO DEFRONTARÃO ABEYLEGESSE
Também a turca Elvan Abeylegesse não estará presentes nas competições desta época, falhando o Mundial de Ar Livre. A campeã europeia de 10000 metros e vice-campeã europeia de 5000 metros está grávida depois de ter casado em Fevereiro. A atleta só voltará aos treinos em Setembro, pelo que dará espaço à luta das medalhas no Mundial às restantes favoritas, quem sabe uma portuguesa...
|