A Liberdade correu-se em Portugal

Segunda, 25 Abril 2011
A Liberdade correu-se em Portugal

Várias provas alusivas ao 25 de Abril decorreram hoje.

A tradição ainda não se perdeu e em várias partes do país se correram provas festivas da Liberdade, em momentos conturbados em Portugal. 

A queda do regime autoritário aconteceu em 1974 e desde aí o fenómeno da corrida em estrada proliferou por todo o país. Esta explosão de alegria e de entusiasmo terá sido mesmo o verdadeiro tiro de partida para o movimento da corrida em estrada no pequeno Portugal, em provas mais organizadas por vezes mais organizadas com o coração do que com a cabeça.

Hoje a Liberdade voltou-se a correr por todo o país, numa altura em que o movimento da corrida em estrada está em expansão, embora com uma realidade económica cada vez mais complicada para as tradicionais provas de estrada. Será este um dos motivos para a extinção de algumas das provas do 25 de Abril, como aconteceu com em Camarate, onde a prova local este ano não se fez realizar, como habitualmente, quebrando a sua realização ininterrupta.

Em Lisboa, porém, correu-se a mais conhecida e emblemática corrida de 25 de Abril, com partida no posto de comando da Pontinha (R.E. 1) e término nos Restauradores (prova principal) e no Largo do Carmo (prova de cinco quilómetros. As vitórias pertenceram aos populares Artur Santiago e Lucília Soares, atletas veteranos de um pelotão alargado de atletas que correram nas ruas da cidade de Lisboa.

Também já tradicional, com 13 edições, a Milha Concelhia 25 de Abril, em Oliveira de Azeméis, saiu à rua. Este ano menor participação, numa prova que tem uma particularidade curiosa. Todos os atletas participam pelas freguesia e não pelos clubes que representam, sendo condição essencial que seja residente no concelho de Oliveira de Azeméis.

Mais do que os vencedores e do que a popularidade da prova, este é um dos dias em que mais provas se realizam em Portugal ao mesmo tempo, sempre com o mesmo propósito. Valem pelos milhares de atletas que correm nas estradas portuguesas, a favor do 25 de Abril, com vantagens a favor da corrida. Ficou um dos grandes benefícios da revolução...

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2