|
Jorge Salcedo recandidata-se a cargo, dois portugueses distinguidos.
Quer na Associação Europeia de Atletismo (EAA), quer na Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Portugal destaca-se com oficiais, dirigentes e técnicos.
No atletismo alguns portugueses têm ou começam a desempenhar papéis cada vez mais relevantes e vários órgãos contêm portugueses com cargos decisivos. Recentemente a portuguesa Célia Mendes regressou aos escritório da Associação Europeia de Atletismo, com a pasta dos principais eventos desta associação, depois de um período na Federação Portuguesa de Atletismo.
Há 20 anos com cargos importantes na EAA e IAAF, Jorge Salcedo é o mais graduado juiz português e que desempenha ainda importantes funções na Federação Portuguesa de Atletismo. Na EAA possui o cargo de conselheiro, onde volta a candidatar-se, além dos cargos que possui ao nível do comité de competições e do corta-mato, numa altura em que se encontra na Coreia no Conselho da IAAF, onde preside o Comité Técnico.
Já Samuel Lopes, um dos mais experientes juízes portugueses, candidata-se ao Comité de Competições para o quadriénio 2011/2015, tendo já desempenhado importantes funções ao nível da chefia de equipas de juízes em grandes eventos onde já esteve, entre eles Jogos Olímpicos e Europeus.
A Associação Europeia de Atletismo, que realiza o seu Congresso no próximo fim-de-semana, em Londres, votará assim a propostas de Jorge Salcedo e Samuel Lopes. Até à data de realização deste Congresso, continuam no activo outros portugueses como Luís Dias (Membro da Comissão de Marcha Atlética), Pedro Branco (Presidente da Comissão Médica e Anti-doping) e António Campos (Membro das TCCE).
Também na IAAF, em reunião na Coreia, foi ontem decidido qual será o Painel Internacional de “Starters”, onde consta o nome do português Luís Figueiredo, para o triénio de 2012/2015, importante cargo ao nível do ajuizamento internacional. Além deste, outros nomes constam em alguns órgãos importantes da IAAF. São os casos de Carlos Cardoso (Membro do Comité de Corta-Mato e da Comissão de Corrida em Estrada) e Pedro Branco (Membro da Comissão Médica e Anti-doping).
FERNANDO MOTA E ANTÓNIO CAMPOS DISTINGUIDOS NA EAA
No próximo fim-de-semana, onde deverão ficar definidas importantes decisões para o futuro do atletismo europeu, dois portugueses serão distinguidos pela Associação Europeia de Atletismo, durante o seu Congresso. Fernando Mota, actual presidente da Federação Portuguesa de Atletismo receberá a Placa de Mérito, pelo trabalho feito em prol da modalidade, sendo um dos carismáticos presidentes ao nível das federações agregadas à EAA. António Campos, ex-presidente da Associação de Atletismo de Lisboa receberá um reconhecimento, pelo forte empenho e impulso que tem dado às Taças dos Clubes Campeões Europeus, tendo ainda recentemente estado em evidência num congresso europeu de clubes. Ambas as distinções decorrerão no dia 16 de Abril, um dia antes da realização da Maratona de Londres.
|