|
Melhor marchadora da actualidade em Portugal.
Olga Kaniskina (Rússia) é estrela feminina, mas outro dos interesses são os portugueses, a baterem-se por lugares na Taça da Europa de Marcha e Mundial de Ar Livre.
No próximo Sábado, dia 9, poderá assistir-se em Rio Maior a uma das melhores provas de sempre marcha atlética, em Portugal. A prova riomaiorense será novamente etapa do Challenge Mundial e contará com atletas de grande valia internacional, entre elas a campeã olímpica, mundial e europeia de 20 Km Marcha, a russa Olga Kaniskina.
As portuguesas Vera Santos (Sporting), Inês Henriques (CN Rio Maior), Ana Cabecinha (CO Pechão) e Susana Feitor (Individual) lutarão entre si pelos melhores lugares, até porque também está em disputa os lugares para o Mundial de AR Livre, onde apenas três destas poderão marcar presença. Além das portuguesas e da russa Olga Kaniskina, estarão ainda a alemã Melanie Seeger, as espanholas Beatriz Pascual e Maria Poves, além da lituana residente em Portugal Kristina Saltanovic. Será uma prova em aberto pelo pódio, sendo que a nítida candidata à vitória é mesmo Kaniskina.
Em masculinos a presença de três marchadores russos de elevada qualidade – Valeriy Borchin, Stalislav Emelyanov e Vladimir Kanaykin – prometem uma luta difícil pelo pódio por parte dos restantes atletas, apesar de uma forte comitiva mexicana e também alguns marchadores espanhóis. Os portugueses Sérgio Vieira (CN Rio Maior) e João Vieira (Sporting) poderão, tentar o seu melhor nível, com mais vantagem para João Vieira que possui o estatuto de medalhado no passado Europeu de Ar Livre.
As provas viram os seus horários alterados face ao provável calor que se faça sentir. Assim, as provas femininas começarão às 17:30 e as provas masculinas às 17:45 horas. Decorrerão algumas provas de promoção da marcha antes das provas internacionais. Depois deste Grande Prémio Internacional de Marcha, serão divulgados todos os nomes da selecção que marcará presença na Taça da Europa de Marcha, em Olhão, no mês de Maio.
|