|
Lesão no joelho é explicação oficial.
A Maratona de Londres ficou mais pobre com a ausência confirmada do campeão olímpico Samuel Wanjiru...mas correrá em seu lugar Martin Lel.
Já tinha falhado a presença na Meia-Maratona de Lisboa, no passado mês de Março. Na altura Carlos Móia relembrou a difícil situação do corredor queniano, após a tentativa de assassinato da sua esposa, que quase o obrigou a prisão prolongada. Decorrendo ainda um processo judicial e criando uma associação de luta a favor das mulheres, Wanjiru tem aos poucos recomposto alguma dignidade, ainda que com vários problemas ao nível psíquico.
Wanjiru era um dos atletas cabeças de cartaz da edição deste ano da Maratona de Londres, mas ao site da competição o queniano justificou a ausência com um problema num joelho :”Eu estou desapontado por não estar apto a correr este ano em Londres. Ter ganho a edição de 2009 da Maratona de Londres foi um dos grandes momentos da minha carreira e espero voltar a Londres para ser campeão outra vez”.
Quem regressa a Londres, depois de já ter vencido esta prova por três ocasiões, é Martin Lel (Quénia) que com a ausência de Wanjiru sonha a tentativa pela quarta vitória na prova londrina. A prova promete, principalmente no sector masculino, onde constam ainda nomes como Tsegaye Kebede, Abel Kirui e Patrick Makau. No sector feminino, entre outros atletas, estará em acção a portuguesa Jéssica Augusto, que irá perseguir o seu sonho olímpico.
A Maratona de Londres é das maiores organizações mundiais do seu género e já foi um palco muito importantes para as cores nacionais, através de António Pinto (1992, 1997 e 2000) e também de Rosa Mota (1991), ambos a obterem vitórias importantes para as suas carreiras e, no caso de António Pinto, ainda um dos históricos deste evento, muito acarinhado pela Organização.
|