Olímpico Jovem Nacional cancelado
|
|
Sexta, 01 Abril 2011 |
|
Dificuldades financeiras são o motivo.
Tentativas para manter o evento de pé não foram suficientes, quebrando-se a tradição de um evento que tem captado alguns dos talentos nacionais da actualidade.
O Olímpico Jovem Nacional estava marcado para o próximo dia 5 de Junho e tinha realização prevista ou para Fátima, ou para Pombal. Apesar da tentativa inicial de associar ao evento um dos patrocinadores da Federação Portuguesa de Atletismo, a crise veio ditar a impossibilidade de realização do Olímpico Jovem Nacional este ano.
Em causa estava uma verba significativa que a Federação Portuguesa de Atletismo, em contenção de custos, não conseguiria suportar para manter o evento de pé. Durante esta semana, numa reunião decisiva, as partes tentaram arranjar alternativas, mas em vão. O presidente da Câmara Municipal de Pombal tentou ainda convencer o órgão federativo da importância do evento, mas tal acabou por não ser suficiente.
Depois de algumas ameaças noutros anos, o Olímpico Jovem Nacional foi mesmo cancelado nesta temporada, apanhando desprevenidas as Associações Regionais, que são as responsáveis por levar selecções a esta prova. À imagem do que já havia acontecido ao Atleta Completo Nacional, o Olímpico Jovem será realizado em fases regionais, ficando à ponderação das associações a disputa de uma fase inter-associações.
É um duro revés para o atletismo jovem, depois do já acontecido com o Atleta Completo Nacional que castrou a evolução das provas combinadas em Portugal. Agora é o atletismo total que ficou afectado com esta medida, restando como grande incentivo ao atletismo jovem o Projecto Mega, que se manterá por ser financiado por outras vias externas à Federação Portuguesa de Atletismo.
Nos últimos anos o Olímpico Jovem Nacional tinha-se realizado nas seguintes cidades:
2010 - Leiria
2009 - Albufeira
2008 - Leiria
2007 - Covilhã
2006 - Covilhã
2005 - Lagos
2004 - Elvas
2003 - Guimarães
2002 - Seixal
2001 - Leiria
|
mas espero que seja brincadeira
Mas espero mesmo que seja mentira do dia 1 de Abril...