Frankfurt irá debater clubes europeus
|
|
Quinta, 31 Março 2011 |
|
Eleições com um português presente.
A Conferência Europeia de Clubes irá eleger cinco elementos para debater a importância dos clubes europeus no atletismo, dando maior esclarecimento as Taças dos Clubes Campeões Europeus.
Este era um desejo dos clubes, há algum tempo, com a Associação Europeia de Atletismo preocupada a decidir dar voz aos clubes, para dicustir o modelo e o papel dos mesmos no contexto do atletismo actual.
Depois de alguns meses de crescimento da ideia, a Conferência Europeia de Clubes será mesmo uma realidade e será realizada na cidade de Frankfurt (Alemanha) no próximo dia 3 de Abril. Além da discussão do papel dos clubes, será ainda eleita uma equipa de cinco elementos, dos onze candidatos que estão em cima da mesa. Cada federação propôs um nome, com a Federação Portuguesa de Atletismo a escolher António Campos (associado ao SC Braga) para a categoria do corta-mato.
Dos cinco elementos que serão eleitos, um deles terá que pertencer ao corta-mato, enquanto que dois restantes terão de pertencer a dois clubes de pista (um júnior e outro sénior). A eleição de António Campos não se afigura fácil, já que apenas representa o Corta-Mato, com outros sete candidatos nessas condições, mas também possuíndo forte relacionamento com a actividade clubística em pista.
Antes desta conferência o apelo da Associação Europeia de Atletismo foi para que os vários clubes submetessem um importante inquérito, acerca da forma de operação de cada clube e as suas condições financeiras. Também esses resultados deverão estar em discussão.
No futuro este grupo deverá tentar regulamentar e dar força às competições europeias de clubes, provas que não têm colhido grande popularidade e onde nem a Associação Europeia de Atletismo parece reconhecer como suas provas. A falta de informação acerca das mesmas e nem a simples informação tem feito das Taças dos Clubes Campeões Europeus, competições “fantasma”.
|