|
Taça FPA e Taça da Europa em Maio, no Algarve.
Este ano a marcha estará vincadamente associada ao Algarve, principalmente pela realização da Taça da Europa de Marcha.
Depois da formação de juízes que se realizou no Algarve, também a Taça FPA de Marcha se vai realizar nesta região, no próximo dia 8 de Maio na pista de Faro. O objectivo é fazer desta uma prova de teste para a organização da Taça da Europa de Marcha. Este será um dos momento importante do atletismo nacional nesta época, já que a organização da Taça da Europa de Marcha em solo português permite premiar o trabalho feito nesta especialidade ao longo dos anos. Assim, no dia 21 de Maio, será a vez dos melhores marchadores europeus marcarem a sua presença no Algarve, desta vez em Olhão, onde Portugal terá claras aspirações a um bom resultado.
Serão dois eventos diferenciados, depois de Rio Maior, que no próximo dia 9 de Abril acolhe mais uma das etapas do Challenge Mundial de Marcha e que será um momento privilegiado para avaliar o momento de forma de cada um dos melhores portugueses da actualidade, podendo ainda ser, a partir daí, convocado mais um atleta para os 50 quilómetros marcha, além dos três pré-convocados para Olhão. A marcha terá, assim, em Abril e Maio, um papel muito importante no atletismo nacional.
O Atleta-Digital será, em ambas as provas, o responsável pela cronometragem e desenvolvimento das soluções tecnológicas, à imagem do que já realizou este ano para o Campeonato Nacional de Estrada e Campeonato Nacional de Marcha.
ATLETAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ESTAGIAM NO ALGARVE
O Algarve, já se sabe, é um local muito concorrido nesta altura do ano para estágios, quer por atletas nacionais, quer por atletas estrangeiros. A Federação Portuguesa de Atletismo conta neste momento com 12 atletas portugueses em Vila Real de Santo António, onde estão ainda alguns nomes importantes do atletismo europeu, como os polacos Piotr Malachowski (campeão europeu de Disco) e Kamila Chudzik (medalhada no Heptatlo, no último Mundial), os ucranianos Oleksiy Kasyanov (vice-campeão europeu de heptatlo, em pista coberta, em 2009) e Nataliya Dobrynska (vice-campeã europeia de heptatlo, ao ar livre) e ainda a eslovena Nina Kolaric (saltadora em comprimento). Nelson Évora e Francis Obikwelu são os nomes portugueses mais sonantes, presentes neste momento em Vila Real de Santo António.
|