Bezabeh perdoado lança ira espanhola

Quarta, 30 Março 2011
Bezabeh perdoado lança ira espanhola

Operação "Galgo" começa a revelar fragilidades.

O fundista naturalizado espanhol, Alemayehu Bezabeh foi absolvido pela federação espanhola de atletismo, que está agora sob fortes críticas. 

Depois da absolvição do ciclista Alberto Contador, Espanha debate-se com nova absolvição, desta vez com Alemayehu Bezabeh. O fundista, que chegou a confessar uso de doping através de uma transfusão de sangue, está agora liberto para competir, ficando em aberto se será uma das presenças no Troféu Ibérico de 10000 metros, já no próximo fim-de-semana.

Este precedente levantou a ira de outros atletas espanhóis, nomeadamente de Chema Martínez, Jesús España e Jesús Bragado, que consideraram este episódio lamentável e mais um ponto de fraco do presidente da Real Federação Espanhola de Atletismo, José Maria Odriozola. Enquanto isto, a Operação “Galgo” não conheceu ainda novos visados e Piqueras, um dos responsáveis pela situação que levou Bezabeh a admitir a transfusão, continua a disparar em diferentes direcções, desde algumas marcas europeias conseguidas em diferentes especialidades e até a Usain Bolt e ao fenómeno dos velocistas jamaicanos.

Espanha começa, além de ser um local onde o doping parece ser uma das formas de obtenção de resultados, a ser um país que dificulta a condenação por uso de doping, através das suas federações, o que pode começar a levantar fortes suspeitas de actuação nos principais organismos internacionais da luta anti-doping e, aqui, a IAAF poderá ter uma palavra a dizer, tal como teve aquando do caso de Caster Semenya, contra a federação sul-africana.

EDUARDO MBENGANI E LUÍS ALMEIDA OS MAIS RECENTES CASOS PORTUGUESES

Ainda que não oficializado pela Federação Portuguesa de Atletismo, Eduardo Mbengani já confessou o seu caso de doping ao jornal “A Bola”, uma informação entretanto não oficializada pelo próprio para outros órgãos de comunicação social, nem pela própria Federação Portuguesa de Atletismo. No entanto este caso de doping era já um caso que corria nos bastidores da modalidade em Portugal e outras desconfianças existem quanto a outros atletas. Em Dezembro os atletas Hermano Ferreira e Mónica Rosa já lançavam as suas suspeitas sobre o atletismo português e crê-se que Eduardo Mbengani será apenas a primeira cabeça a rolar, entre tantas outras. Para já fica a ausência de confirmações...

Confirmada está a suspensão do lançador de dardo, Luís Almeida. O lançador sportinguista foi traído pelas drogas sociais e foi suspenso por dois anos, por uso de Cocaína. Essa suspensão começou no passado dia 17 de Julho e irá prolongar-se até 25 de Agosto de 2012.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2