Cinco cidades para Mundial de 2017

Sexta, 25 Março 2011
Cinco cidades para Mundial de 2017

Quatro cidades europeias...e o Qatar.

Para 2017 já fechou o período de candidaturas para o Mundial de 2017 e a decisão está agora na mão da IAAF e dos argumentos que cada candidatura afirme. 

Dos cinco países candidatos, quatro apresentam cidade, à excepção de Espanha. Alemanha concorre com Berlim, depois de já ter recebido o Mundial de Ar Livre em 2009, a Grã-Bretanha com Londres, a Hungria com Budapeste e o Qatar com Doha. De relembrar que nos próximos anos o evento passará por Daegu (Coreia) em 2011, Moscovo (Rússia) em 2013 e Pequim (China) em 2015.

Para já vários argumentos deverão ser apresentados pelas candidaturas e diferentes abordagens poderão ser tomadas pelo organismo máximo do atletismo mundial. Berlim partirá com alguma desvantagem, face ao facto de ter recebido esta competição há tão pouco tempo, sendo das cidades candidatas, a única repetente. A indefinição da Espanha, que recebeu recentemente o Europeu de Ar Livre poderá também não jogar a favor desta candidatura, ficando as restantes com diferentes trunfos. Budapeste é sempre uma cidade do atletismo e isso não deve passar ao lado do órgão decidor, nunca tendo esta cidade acolhido Mundiais de Ar Livre. Por outro lado o forte pressing da IAAF para que a pista olímpica dos Jogos Olímpicos de 2012 fique, poderá ser um dos motivos para tentar que exista neste palco um Mundial, um forte estímulo para a capital de Inglaterra. Mas do Qatar deverá vir um forte apoio financeiro caso o evento aí se realize, depois de no ano passado ter sido realizado o Mundial de Pista Coberta.

Será, assim, entre o apoio infra-estrutural da modalidade e financeiro da IAAF que a decisão pesará. Contudo, só a 1 de Setembro a lista oficial de candidatos será anunciada por este organismo, sendo de prever algumas desistências. Para a IAAF é importante manter este evento com a projecção mundial que tem conseguido ter e o recente sucesso do Mundial de Ar Livre em Berlim poderá ser uma forte alavanca para um futuro próximo da modalidade, que se está a alargar a todo o Mundo, principalmente no continente asiático, que já recebeu as edições de 1991 (Tóquio-Japão), 2007 (Osaka-Japão), 2011 (Daegu-Coreia), 2015 (Pequim-China).

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2