|
Helsínquia foi a cidade da festa portuguesa.
Campeonato Europeu de Pista Coberta INAS mostrou uma selecção nacional muito forte e Lenine Cunha foi considerado o melhor atleta do evento.
14 atletas com deficiência intelectual mostraram o seu melhor no Campeonato Europeu de Pista Coberta INAS, prova que se disputou em Helsínquia, na Filândia. Em três dias intensos, de 18 a 20 de Março, as cores nacionais tiveram uma cor mais viva com estes atletas, alguns deles nos seus melhores resultados de sempre.
Quando esta comitiva chegou a Helsínquia estavam 3 graus negativos e cedo o grande objectivo do seleccionador nacional, José Costa Pereira, era a vitória colectiva : "as expectativas são elevadas, sendo o grande objectivo sagrarmo-nos campeões europeus colectivamente em masculinos e alcançar um lugar no pódio nos femininos, esperando que a nível individual as medalhas surjam naturalmente por parte dos atletas que já nos habituaram às suas conquistas".
No primeiro dia, Portugal alcançou medalhas em todas as provas programadas o que perfez num total de 12 medalhas (2 Ouros, 5 Pratas e 5 Bronzes). Nesta altura a liderança era para Portugal nos dois géneros : 55 pontos em masculinos e 40 pontos em femininos.
Mais 12 medalhas foram alcançadas no segundo dia de provas, enquanto que no terceiro e último dia somaram-se às anteriores 12, mais seis medalhas para as cores nacionais. Os 147 pontos, em femininos e os 192 pontos, em masculinos, foram destaque pelas formidáveis vitórias em cada um dos géneros. Os atletas portugueses mostraram mais uma vez que a dignificação das cores nacionais foi importante, numa altura em que o país se encontra em depressão social. No total foram 30 medalhas, uma prestação muito superior a qualquer uma das selecções presentes.
O pódio colectivo masculino foi, assim, para Portugal (192 pontos), França (151 pontos) e Suécia (111 pontos), enquanto que o pódio feminino foi para Portugal (147 pontos), Hungria (89 pontos) e Suécia (87 pontos).
Em termos individuais, muitos nomes portugueses destacaram-se, mas aquele que se destacou mais acabou por ser Lenine Cunha, referência internacional em competições INAS e que em Portugal já é conhecido pela quantidade de vezes que já foi distinguido nas edições anuais da Gala do Desporto. As sete medalhas alcançadas (3 de Ouro e 4 de Bronze) fazem deste atleta um multi-medalhado. Foi campeão europeu de pista coberta no Pentatlo (2964 pontos), triplo salto (13.36 metros) e 4x400 metros (3.41,05 minutos) e foi medalha de bronze nos 4x200 metros (1.36,97 minuto), 60 metros (7,39 segundos), 60 metros barreiras (9,39 segundos) e salto em comprimento (6.24 metros). Estas medalhas e todo este destaque fizeram com que o atleta fosse nomeado o melhor atleta neste Europeu.
No final estava muito feliz o seleccionador nacional, que assim confirmou as suas expectativas iniciais : "a prestação portuguesa foi fantástica, quase sem falhas, principalmente, nas duas primeiras jornadas quebrando um pouco no dia de hoje devido já ao elevado cansaço. Mas os atletas nacionais conseguiram o objectivo principal de estarem presentes em todas as finais, alcançando lugares de pódio na sua maioria. Foi de longe a melhor prestação tida em Europeus, batendo o nosso resultado de Reims-França em 2009, regressando a Portugal todos bastante satisfeitos".
Resultados completos
Foto : FPDD / ANDDI
|
O Samuel Freitas também de deficiencia, não têm nada!
Bem tenho coidado com o se escreve a qui....................
Todos ou muitos de nós conheçe o que aconteceu com uma equipa de Basquetebal dos EUA.Quando foram investigar não havia ninguem com deficiência. Aqui tambem é bom que não nos façam comer "gato por lebre".