Jéssica e Mamona nos EUA, Cabecinha na Suiça.
Neste fim-de-semana de muita actividade de atletas portugueses em diversas competições, destacaram-se ainda Jéssica Augusto, Patrícia Mamona e Ana Cabecinha.
Este foi um dos fins-de-semana com mais actividade de atletas portugueses em diferentes palcos, nos últimos tempos. Em Portugal a Meia-Maratona, em Espanha o Mundial de Corta-Mato, na Bulgária a Taça da Europa de Lançamentos, além das presenças de Jéssica Augusto na Meia-Maratona de Nova Iorque, de Patrícia Mamona no Hurricane Invitational (Miami) e Ana Cabecinha no Grande Prémio Cidade de Lugano (Suiça).
JÉSSICA FOI 7ª NO SOBE E DESCE DO CENTRAL PARK
Em Nova Iorque a portuguesa Jéssica Augusto teve de suar bastante para um resultado que não defrauda as expectativas. Com algum frio e com uma grande parte da prova a ser realizada dentro do Central Park, o resultado final da portuguesa acabou por ser abaixo de outros que fez em outras provas da mesma distância. Jéssica Augusto terminou com em 7º lugar, com o tempo de 1:10.00 hora (5Km-16.38 ; 10Km-33.21 ; 15Km – 49.42 ; 20Km – 1:06.21), fazendo a segunda parte da corrida mais rápida que a primeira, o que será um bom indicador para a Maratona de Londres, prova para a qual se prepara.
“Gostei muito e senti-me muito bem”, disse Jéssica Augusto ao Atleta-Digital que considerou os ritmos das suas adversárias demasiado fortes dentro do Central Park, onde o percurso tinha partes duras. “A partir dos 15 quilómetros estive sozinha numa recta que não tinha fim…”, comentou sobre a sua prova. Considerou ainda que era difícil o alcance do recorde pessoal e felicitou a sua amiga Dulce Félix pelo recorde nacional alcançado em Lisboa. A vencedora foi a queniana Caroline Rotich (1:08.52 hora), seguida da sua congénere Edna Kiplagat (1:09.00 hora), fechando o pódio a norte-americana Kara Goucher (1:09.03 hora), muito acarinhada pelo público presente e que repetiu uma imagem já antes vista em Nova Iorque através de Paula Radcliffe, o pegar ao colo do seu filho. Em masculinos a vitória foi para Mo Farah (Grã-Bretanha), que derrotou o etíope Gebre Gebremariam.
PATRÍCIA MAMONA ESTEVE BEM EM MIAMI
A quase 2000 quilómetros de Jéssica Augusto competiu Patrícia Mamona, na cidade de Miami, no Hurricane Invitational e esteve em evidência, principalmente no 100 metros barreiras. Nesta prova obteve 13,69 segundos, uma marca muito importante para a atleta que abdicou da presença no triplo salto, onde é campeã universitária dos NCAA. Foi ainda ao salto em comprimento, onde apareceu com 5.91 metros de resultado final, que foi melhor ao nível da classificação (3º lugar).
ANA CABECINHA COM MÍNIMOS PARA O MUNDIAL
Nos 20 Km Marcha do Grande Prémio de Lugano esteve a portuguesa Ana Cabecinha (CO Pechão). A atleta que tentava garantir os mínimos “A” para os Mundiais de Ar Livre, acabou por conseguir com um bom 4º lugar, com a marca de 1:31.07 hora. Sem limitações físicas, a portuguesa terá saído feliz de Lugano, regressando agora ao estágio de altitude que está a realizar em Navecerrada (Espanha). Descerá depois para participar no Grande Prémio de Rio Maior, esta prova já a contar para a pontuação para o Challenge Mundial, já que a prova da Suiça contabilizou apenas para o número de presenças.
RESULTADOS (Patrícia Mamona)
4. Patrícia Mamona (100 m Barr.) – 13,69
3. Patrícia Mamona (Comprimento) – 5.91
RESULTADOS (Meia-Maratona de Nova Iorque)
1. Caroline Rotich (Quénia) – 1:08.52
2. Edna Kiplagat (Quénia) – 1:09.00
3. Kara Goucher (EUA) – 1:09.03
...
7. Jéssica Augusto (Portugal) – 1:10.00
RESULTADOS (Grande Prémio de Lugano)
1. Hong Liu (China) – 1:29.28
2. Tatiana Sibileva (Rússia) – 1:30.36
3. Ni Gao (China) – 1:30.45
4. Ana Cabecinha (Portugal) – 1:31.07
|