[PUMBRIA11] Nuno Costa afirmou-se

Domingo, 20 Março 2011
[PUMBRIA11] Nuno Costa afirmou-se

Youssef el Kalai desistiu.

Na última prova deste Mundial de Corta-Mato os portugueses cumpriram com três atletas dentro do top-50. Colectivamente Portugal concluiu em 9º lugar. 

A prova masculina era muito aguardada, pelo embate entre os grandes favoritos que deixavam a corrida suficientemente aberta para uma discussão final alargada. Depois de muitas voltas corridas em pelotão a disputa final trouxe algum interesse extra à prova, onde apenas um etíope (Imana Marga) lutava contra três quenianos (Paul Tanui, Vincent Chepkok e Mathew Kisorio). Quem acabou por se dar melhor foi Imana Marga, uma vitória individual importante para Etiópia, já que em todas as outras provas a vitória individual tinha ido para o Quénia. O melhor europeu em competição foi o espanhol Ayad Lamdassem (Espanha), que chegou a aventurar-se na frente do pelotão a meio da corrida.

Para a selecção nacional portuguesa, o importante seria a conquista de um bom lugar colectivo, tentando apagar a imagem de há um ano, quando os atletas portugueses não foram além do 13º lugar. Na primeira volta parecia ser Youssef el Kalai o homem que Portugal precisava para o alcance da boa classificação colectiva, mas a sua queda na classificação e consequente abandono acabaram por submeter a restante equipa a um esforço adicional. José Rocha tentou assumir esse papel, arriscando numa melhor classificação, mas ao longo da corrida quem viria a ser o melhor português era Nuno Costa. O jovem que esteve sempre estável dentro do top-50, foi subindo na classificação e à quinta volta já estava com José Rocha no 33º lugar, acabando no final em 34º lugar, com Rocha a cair para a 41ª posição.

“Estou muito satisfeito com a minha prova, foi o meu segundo mundial e hoje ao contrário da primeira vez sai-me muito bem. Se houvesse mais dois quilómetros ainda chegava uns lugares mais à frente”, disse Nuno Costa no final, visivelmente feliz pela sua prestação. Já José Rocha confessou algum exagero, embora contente pela classificação final: “Penso que exagerei um pouco no inicio. Tinha os espanhóis como referência mas na última volta já estava sem forças e este calor não ajudou nada. Mas estou muito contente, o meu objectivo era ficar entre os 50 primeiros e assim o fiz”.

Quanto aos restantes portugueses, uns melhores que outros, conseguiram garantir o 9º lugar, com 189 pontos, menos 10 que os Estados Unidos da América, que ficaram atrás de Portugal. Manuel Damião (48º), Marco Morgado (66º) e Licínio Pimentel (67º) ajudaram a suprir a desistência de Kalai. A vitória colectiva foi para o Quénia (14 pontos), seguido da Etiópia (38 pontos) e do Uganda (49 pontos). A melhor selecção europeia foi a Espanha, no 8º lugar, mas com Portugal a ficar distante desta, a 39 pontos.

RESULTADOS:
1. Imana Marga (Etiópia) – 33.50
2. Paul Tanui (Quénia) – 33.52
3. Vincent Chepkok (Quénia) – 33.53
4. Mathew Kisorio (Quénia) – 33.55
5. Geoffrey Mutai (Quénia) – 34.03
...
34. Nuno Costa (Portugal) – 35.54
41. José Rocha (Portugal) – 36.05
48. Manuel Damião (Portugal) – 36.17
66. Marco Morgado (Portugal) – 36.48
67. Licínio Pimentel (Portugal) – 36.50
Youssef el Kalai (Portugal) - desistente

Enviados Especiais : André Araújo e Bruno Araújo (foto)

| Mais


Comentarios (1)add feed
aaaaaaaaa : aaaaaaaa
É sempre o norte que domina!! smilies/grin.gif smilies/grin.gif Grande Nuno Costa, sempre a crescer na prova...

O José Rocha já mostrou que o pior já passou, depois de algumas prestações para esquecer no fim da ultima epoca/inicio desta... mostrou que está aí para as curvas... e rectas. smilies/grin.gif smilies/grin.gif smilies/grin.gif smilies/grin.gif

Parabéns a todos, Portugal ficou orgulhoso de todos os PORTUGUESES presentes que concluíram a prova. smilies/grin.gif
Março 21, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2