Sara Moreira é a esperança portuguesa.
O Mundial de Corta-Mato será disputado amanhã em Punta Umbria (Espanha) e Portugal compete com equipas desfalcadas, mas com olhar no futuro...
Serão 14 os atletas portugueses que amanhã correrão no percurso rápido de Punta Umbria. Depois da prestação memorável no passado Europeu de Corta-Mato, Portugal apresenta-se em Espanha muito desfalcado de alguns dos seus principais atletas, principalmente no sector feminino. A luta colectiva parece, assim, uma luta sem grande expressão para as cores nacionais, o que levou ao seleccionador nacional considerar que o objectivo é fundamentalmente lutar com as selecções europeias.
Em séniores masculinos, Portugal apresenta uma equipa relativamente coesa, onde Youssef el Kalai poderá ser novamente a principal referência da equipa, depois da medalha alcançada no Europeu de Corta-Mato. O atleta, que já assinou pelo Maratona Clube de Portugal para a próxima época, não terá uma tarefa simples no plano individual. Por outro lado, a estreia nas grandes competições de Marco Morgado será uma incógnita, ao passo que a restante equipa, composta por José Rocha, Nuno Costa, Manuel Damião e Licínio Pimentel, deverá lutar pelas classificação do meio do pelotão, não sendo de esperar muito melhor que isso.
Sara Moreira é a principal referência da equipa de séniores femininos, já que depois de se ter preparado, em vão, para os 3000 metros em pista coberta, trará consigo um bom momento de forma que pode tentar incomodar a luta entre as atletas africanas e melhorar o 16º lugar de 2009. A portuguesa considera que o importante é ir com as africanas nas primeiras voltas e que depois logo se verá como se sentirá para lutar o resto da corrida. Ana Dias e Anália Rosa também estarão presentes, fazendo parte da habitual espinha dorsal da equipa de crosse. A estas juntam-se três atletas menos experientes neste escalão, nomeadamente Daniela Cunha, Ercília Machado e Carla Salomé Rocha, promissoras fundistas que nos próximos anos deverão ter mais vezes lugar nesta equipa sénior.
Em juniores a aposta do seleccionador nacional, conforme explicado em entrevista exclusiva ao Atleta-Digital, foi fundamentalmente individual. Daí que apenas Rui Pinto, em masculinos, e Susana Godinho, em femininos, estejam presentes. Aqui nitidamente é Rui Pinto o grande candidato a uma boa classificação individual, sendo pouco provável que Susana Godinho se consiga destacar.
A cerimónia de abertura do evento será realizada às 11:00 locais (10:00 em Portugal Continental) e às 11:30 sairá a primeira prova. O evento, que não terá transmissão televisiva em directo para Portugal, terá o seguinte programa-horário (hora portuguesa):
10:30 – Juniores femininas (6 Km)
11:00 – Juniores masculinos (8 Km)
11:45 – Seniores femininas (8 Km)
12:40 – Seniores masculinos (12 Km)
Poderá acompanhar os desenvolvimentos no Atleta-Digital, que tem em Punta Umbria dois enviados especiais, repetindo a presença no Mundial de Corta-Mato, como há um ano, quando a prova se disputou em Bydgoszcz (Polónia).
|
Se a atleta em causa vier aqui ao site antes da prova, vai ficar super motivada.
Notícia disponível no site "A Bola"