José Barros em grande entrevista
|
Segunda, 14 Março 2011 |
DTN fala sobre alguns casos e sobre o seu futuro.
Com uma longa carreira, José Barros encara nesta entrevista alguns dos casos polémicos desta época e revelou alguns desejos para o futuro mais próximo.
Numa entrevista exclusiva ao Atleta-Digital, após a época de Pista Coberta, José Barros falou dos principais momentos do atletismo nacional desta época e levantou o véu sobre algumas das opções da Federação Portuguesa de Atletismo para esta época.
“Operação Galgo” não foi, para José Barros, uma situação suficientemente desestabilizadora para Francis Obikwelu, que através da “forma como treinou, demonstrou que ele estava consciente da importância que tinha a presença no Campeonato da Europa de Pista Coberta”. Foi o mesmo campeonato que o fez passar por um “dos momentos mais difíceis da minha vida”, disse José Barros, que abordou ainda a demissão do presidente, Fernando Mota : “Conhecendo o presidente como conheço e a forma como ele está na modalidade já sabia que seria essa a sua decisão”. Considerando a FPA uma equipa foi até mais longe : “Qualquer técnico requisitado tem de ponderar”.
Os projectos que a FPA tem em mãos são, no entender de José Barros um estímulo, mas o futuro após deixar o cargo esse é certo : “a minha ligação à modalidade passará sempre pela formação”. Para já considera ser necessário resolver o problema criado pela saída de Raposo Borges da Escola de Vara, que nunca foi “alívio de maneira alguma...”. Confirmou que a FPA tem quase confirmado o contacto com um grande treinador internacional de salto com vara, para formação de técnicos portugueses, uma solução obtida com um dos mais conceituados treinadores europeus.
E para 2010/2011 o que o seleccionador espera é uma época sem azares para a Superliga e com maior compreensão pelas escolhas efectuadas, depois das muitas críticas que sofreu para o Mundial de Corta-Mato. Nesta entrevista o seleccionador nacional explica também o motivo para a escolha de um só júnior por género...e abriu a janela para a continuação do Circuito Nacional de Meetings.
Poderá ler entrevista na íntegra na próxima quarta-feira, neste portal
|