Francês com recorde da marcha em 125 voltas à pista de Reims.
Recorde já tinha quase 15 anos e também pertencia a um francês. Ontem o recorde caiu por mais de 5 minutos de diferença...
Os 50000 metros marcha é uma distância que poucas vezes é efectuada, mas ontem foi Yohan Diniz quem tentou bater o recorde do mundo. Na pista da sua cidade, com um DJ local e uma lista de músicas escolhidas por Diniz, a partir dos 40000 metros, as condições estavam mais que favoráveis ao francês, que teve ainda a presença de 4000 pessoas para assistir ao seu sucesso.
Para o sucesso, Diniz contou ainda com três lebres de luxo, Johan Augeron, Hatem Ghoula e Grzegorz Sudol, este último vice-campeão europeu em Barcelona, tendo na ocasião apenas sido batido por Diniz, que é o campeão europeu dos 50 Km Marcha.
Com a presença de lebres até aos 40 mil metros, Diniz nunca quebrou e psicologicamente superou a enorme quantidade de voltas, para um tempo final de 3:35.27,20 horas, que supera com larga margem o recorde do seu homólogo Thierry Toutain (3:40.57,9 horas) que já datava de 1996. A marca de Diniz, comparando com as alcançadas na mesma distância em estrada, é a segunda melhor de sempre, só superada pela do russo Denis Nizhegorodov (3:34.14 horas nos 50 Km). No final foi tempo de distribuir champagne por todos os que foram parte do sucesso da marca do francês, que após o título europeu em Barcelona, considerou ser importante ter este estímulo competitivo, antes de enfrentar o Mundial de Ar Livre deste ano.
Em Reims foi um dia de festa e do sucesso de um dos marchadores mais carismáticos da actualidade.
|
Sei que não vai ler isto, mas parabéns Diniz!