Vila Nova da Barquinha recebeu festa do corta-mato.
Hoje decorreu o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, juntamente com os nacionais universitários, veteranos e ainda a final do Desporto Escolar, nesta especialidade.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Federação Portuguesa de Atletismo, o Desporto Escolar e a Federação Académica de Desporto Universitário uniram esforços para realizar cada um dos nacionais em conjunto, uma situação que incluíu ainda os Veteranos, não tendo ainda sido este ano que os nacionais militares se juntaram, apesar do esforço que tem vindo a ser feito nesse sentido e de este ano a prova até ter sido realizada bem perto de um quartel do Exército.
RUI SILVA VENCEDOR PELA SÉTIMA VEZ...SARA MOREIRA JÁ SEGUE COM TRÊS
Na versão curta, com somente quatro quilómetros de prova, Rui Silva e Sara Moreira assumiram o favoritismo e geriram as vitórias alcançadas. O percurso era maioritariamente relvado, sem grandes dificuldades, rápido como se espera que seja o Mundial de Corta-Mato, dentro de uma semana.
Sara Moreira, a representar o Maratona Clube de Portugal e o Instituto Politécnico do Porto, este último para o Nacional Universitário, foi a única das atletas presentes a arriscar na vitória “fácil”. A portuguesa, que havia preparado 3000 metros para os Europeus de Pista Coberta, apresentou-se com uma corrida fácil e de preparação para o próximo Mundial de Corta-Mato, que passou a ser um objectivo na sua época. Bastou-lhe, por isso, gerir a vantagem para a bracarense Ercília Machado (SC Braga e AAU Minho), que acabou segunda classificada, a seis segundos de Sara. Fechou o pódio do Nacional de Corta-Mato Curto a sportinguista Clarisse Cruz, enquanto que para o Nacional Universitário foi Filomena Costa (AAU Minho) a fechar o pódio. A aparência da vitória fácil de Sara foi traduzida de outra forma pela mesma no final : “acusei alguma falta de rimo”. Isto numa semana em que a fundista nacional teve menos carga de treino, para preparar o Mundial de Corta-Mato já que “depois da desilusão da pista coberta, porque não arriscar?!”. O objectivo para Punta Umbria, localidade espanhola onde se realizará o Mundial, está apontado : “vou tentar ser a melhor atleta europeia”. Esta foi a terceira vitória de Sara Moreira em Nacionais de Corta-Mato Curto, depois das vitórias em 2008 e 2009 e da ausência desta competição em 2010. Colectivamente venceu o SC Braga, com menos sete pontos que o Sporting.

Para Rui Silva a presença neste Nacional, depois dos 3000 metros em pista coberta, foi traduzida na sua sétima vitória no evento, a terceira vez consecutiva, o que mostra acima de tudo a aposta do seu clube, Sporting, nesta competição. E este ano a luta colectiva até nem foi nada simples, com a presença de um Maia Atlético Clube com muitos argumentos e que só não arrecadou título colectivo por um mero ponto. Rui Silva até passou boa parte da prova no pelotão, tendo até deixado algum espaço para os primeiros. Mas ao longo da corrida foi recuperando e acabou mesmo vencedor, num despique final com Rui Teixeira (Maratona CP), este último um dos atletas que mais trabalhou para tentar vencer e surpreender Rui Silva. Na luta entre ‘Ruis’, Tiago Costa (SC Braga) foi terceiro classificado. Mas para Rui Silva esta última semana, pós-Europeu, nem foi prodigiosa, tendo sofrido uma pequena lesão muscular na coxa, “no fim das rectas de um treino”. Esta situação obrigou o atleta a correr com uma coxa elástica hoje, mas nem por isso impeditiva de uma vitória controlada. Agora o objectivo de Rui Silva está nos 10000 metros, onde pretende já em Abril correr em ritmo de mínimos para Daegu. Hoje o Sporting bem poderia ter ficado sem o título e a chave da segurança leonina, além da prestação dos seus atletas, foi também Hélder Santos (Cyclones), que disputou como se de uma chegada de velocidade se tratasse, a vitória e conseguiu chegar mais rapidamente, por centímetros, que Sérgio Silva (Maia AC), além de Pedro Ribeiro (Maia AC), que chegou logo de seguida. O melhor universitário foi Paulo Lopes (Univ. Porto), 15º da geral, ficando à frente de Ricardo Vale (AA Lusíada Porto) e de Miguel Ribeiro (AAU Minho), que fizeram o pódio universitário.
DESPORTO ESCOLAR ANIMOU, VETERANOS FECHARAM
A interacção entre o Desporto Escolar e as competições federativas parece ser o sucesso da dinâmica que se tem criado nos últimos três anos. Este ano as provas de Desporto Escolar foram mesmo intercaladas com as restantes, o que permitiu uma forte moldura humana em todo o percurso, além de uma constante alegria presente no relvado do parque que acolheu este Nacional.

Em veteranos, mais de 100 atletas correram também o seu Nacional de corta-mato, com vitória de Manuel Ferreira (Arada AC), seguido de Abílio Costa (CDSSC) e de Manuel Barros (SIR Aldreense). Em femininos a vitória foi para a experiente Fátima Silva (CD Póvoa), seguida por Rosa Oliveira (EA Rosa Oliveira) e Carla Machado (UD Várzea).
Ainda presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota só lamenta ainda não ter conseguido fazer com que as competições militares também se juntem a este evento, embora tenha deixado no ar uma eventualidade de essa situação poder acontecer num futuro próximo...Hoje o olhar atento dos responsáveis militares poderá ter sido importante para analisar a importância desta junção...
Nesta manhã desportiva apenas a chuva na parte final do evento poderá ter sido o entrave para a quase perfeição, que também não foi ajudada pelo atraso dos pódios, por alguns problemas no apuramento das classificações finais...
RESULTADOS :
Femininos (Individual):
1. Sara Moreira (MCP) – 12.50 – 1ª CNU (IPP)
2. Ercília Machado (SCB) – 12.56 – 2ª CNU (AAUM)
3. Clarisse Cruz (SCP) – 13.13
4. Sandra Teixeira (SCP) – 13.20
5. Catarina Ribeiro (SCB) – 13.22 – 1ª Sub-23
6. Filomena Costa (SCB) – 13.27 – 3ª CNU (AAUM)
7. Cláudia Pereira (SCB) – 13.35
8. Daniela Cunha (MCP) – 13.36 – 2ª Sub-23 – 4ª CNU (UPORTO)
9. Solange Jesus (SCP) – 13.46
10. Catarina Gonçalves (UDV) – 13.50 – 3ª Sub-23
Femininos (Colectivo)
1. SC Braga – 20
2. Sporting CP – 27
3. ADERCUS – 98
Masculinos (Individual):
1. Rui Silva (SCP)
2. Rui Teixeira (MCP)
3. Tiago Costa (SCB)
4. Hélder Santos (CYCL)
5. Sérgio Silva (MAC)
6. Pedro Ribeiro (MAC)
7. Mário Teixeira (SCP)
8. José Moreira (CYCL)
9. Daniel Pinheiro (MAC)
10. Ricardo Mateus (SCP)
...
15. Paulo Lopes (UDV) – 1º Sub-23 – 1º CNU (UPORTO)
17. Ricardo Figueiredo (CAS) – 2º Sub-23
20.Ricardo Vale (SCB) – 2º CNU (AAULP)
23. Carlos Silva (SCP) – 3º Sub-23
24. Miguel Ribeiro (SCB) – 3º CNU (AAUM)
Masculinos (Colectivo)
1. Sporting CP – 30
2. Maia AC – 31
3. Cyclones – 65
Enviado Especial : Edgar Barreira (texto e fotos)
|
23. Carlos Silva (SCP) 3º sub-23 O Carlos Silva 3º sub-23?
Só rir.