Nos 1500 metros terminou em 7º lugar.
Sara Moreira conquistou nestes Europeus de Pista Coberta a honra, depois de tudo o que aconteceu e que impediu a atleta de lutar pela sua prova de eleição, os 3000 metros.
O fair-play de Sara Moreira nestes Europeus de Pista Coberta foi evidenciado por toda a situação gerada pelo erro administrativo que a impediu de estar nos 3000 metros, onde assume não ter resistido ver as qualificações. Hoje na final dos 1500 metros, a portuguesa saiu logo para a frente da corrida, assumindo as despesas da prova : “alguém tinha de assumir a corrida”. Assume que não terá sido a melhor opção, reconhecendo que se fosse favorita não assumiria a estratégia, mas não sendo experiente em 1500 metros, acabou por terminar satisfeita como sétimo lugar. O tempo acabou por ser o menos importante e relevante, concluindo a atleta em 4.16,67 minutos, numa corrida que foi essencialmente táctica.
“Pessoalmente continuo a ter confiança em mim”, diz a portuguesa que considera que estes Europeus de pista coberta já são parte do passado e “agora vou apostar tudo em Daegu”, nos Mundiais de Ar Livre. Mas sem sentir a mágoa, Sara Moreira considera até que tudo seria possível, se tivesse ido aos 3000 metros, reconhecendo o trabalho da sua equipa de treino, essa frustrada também pela ausência na distância onde foi medalhada em Turim : “todos sabiam a forma em que estava…”.
No final, Sara acabou por não receber qualquer medalha nem sair de Paris feliz, mas mostrou na cidade da luz um forte fair-play e honrando as cores portuguesas, acabou também por honrar o evento e a sua própria imagem, dando o seu melhor na prova em que participou…
RESULTADOS:
1. Yelena Arzhakova (Rússia) – 4.13,78
2. Nuria Fernández (Espanha) – 4.14,04
3. Yekaterina Martynova (Rússia) – 4.14,16
…
7. Sara Moreira (Portugal) – 4.16,67
Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto), Marcelo Silva e Telmo Rocha
|