Qualificações e finais que podem dar alegrias a Portugal.
Sábado será um dia preponderante para as aspirações portuguesas em Paris.
Será, com toda a certeza, um dia intenso para as cores nacionais, que na sessão matinal marcará presença em metade das provas existentes.
O dia começará com Eleonor Tavares no salto com vara, às 8:05 horas, atleta que recentemente alcançou o recorde nacional e poderá tentar uma presença na final desta mesma prova. Contudo será uma tarefa árdua, mas não impossível, dado que é a atleta com a nona marca da época, entre as presentes na qualificação.
Sónia Tavares participará às 09:20, nos 60 metros, participará na última série da 1ª ronda, com o pior dos tempos da época, entre as atletas presentes. Para passar à fase seguinte, Sónia Tavares teria de se superar e esperar eventualmente uma série rápida, só conseguindo a presença na meia-final se obter um dos três primeiros lugares, ou se for um dos três melhores tempos das não qualificadas.
Nos 60 metros masculinos serão dois os atletas portugueses em acção, a partir das 09:30, Francis Obikwelu (série 2) e Arnaldo Abrantes (série 3). A missão de Francis Obikwelu será, talvez, a mais espinhosa, dado que correrá contra cinco atletas com tempos abaixo dos 6,70 segundos e Obikwelu ainda não se mostrou realmente à vontade abaixo dessa marca. Missão aparentemente mais facilitada é a de Arnaldo Abrantes, que além de estar em crescendo de forma, compete apenas contra quatro atletas com tempos abaixo dos 6,70 segundos. A passagem para a fase seguinte é com os quatro melhor classificados de cada série e os quatro melhores tempos dos não qualificados.
Naide Gomes iniciará a sua participação nestes Europeus de Pista Coberta, na prova de salto em comprimento, em que tudo poderá acontecer face ao estado de forma e também à situação clínica da portuguesa. Com início às 10:15, Naide Gomes terá de tentar a qualificação directa, para estar à vontade para a sua qualificação, caso contrário terá de esperar ser uma das oito melhores, um risco que a portuguesa deverá evitar, até para diminuir o número de saltos na competição.
Da parte da tarde, será Hélio Gomes a actuar, às 13:55, na prova de 1500 metros. Para passar à final terá de ser um dos dois primeiros classificados ou esperar a repescagem pelos três melhores tempos. É uma situação difícil de perspectivar, mas essencialmente esta é uma prova táctica onde se pode esperar tudo.
No final do dia, duas finais importantes para as aspirações portuguesas. Por um lado Rui Silva nos 3000 metros, às 15:50, que almeja as medalha como o próprio admitiu hoje e por outro Sara Moreira, às 16:15, que correrá sem aspirações, mas tudo se podendo esperar.
HORÁRIO DOS PORTUGUESES (DIA 2) – hora portuguesa
08:05 – Elenor Tavares (Vara) – Qualificação
09:00 – Sónia Tavares (60 m) – 1ª ronda
09:30 – Francis Obikwelu e Arnaldo Abrantes (60 m) – 1ª ronda
10:15 – Naide Gomes (Comprimento) – Qualificação
13:50 – Hélio Gomes (1500 m) – 1ª ronda
15:10 – Sónia Tavares (60 metros) – Meia-final (?)
15:30 – Francis Obikwelu e Arnaldo Abrantes (60 m) – Meia-final (?)
15:50 – Rui Silva (3000 m) – Final
16:15 – Sara Moreira (1500 m) – Final
Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto), Marcelo Silva e Telmo Rocha
|