[PARIS11] Resumo – dia 1

Sexta, 04 Março 2011
[PARIS11] Resumo – dia 1

Alemanha a liderar e a dominar.

Três finais, o Pentatlo e a emoção francesa, num dia com muito público presente em Bercy. 

Bercy acolheu o primeiro dos três dias de competição destes Europeus de Pista Coberta, com um pavilhão bem composto, mas não cheio, como é habitual por ser dia de semana. Várias escolas ajudaram a compor o pavilhão, que é muito pouco user-friendly para os jornalistas, que precisam de sair do pavilhão para entrevistar os atletas.

A primeira final do dia foi a do lançamento do peso, onde esteve o português Marco Fortes, mas onde o rei e senhor foi o alemão Ralf Bartels, que arremessou a 21.16 metros, nova liderança europeia da época, num concurso onde, por duas vezes, ultrapassou os 21 metros. Mas o alemão sofreu para aqui chegar, porque só a partir do quarto lançamento passou para a frente, fazendo valer a sua supremacia. Também alemão, David Storl obteve a Prata e o russo Maksim Sidorov acabaria com o bronze, seguido de muito perto por Nedzad Mulabegovic, que alcançou novo recorde nacional para a Croácia (20.43 metros).

Depois foi a vês das finais dos 60 metros barreiras, emotivas como é habitual, principalmente em femininos. Aqui três atletas chegaram muito próximas, com a decisão a ser remetida para Photofinish, deixando o pavilhão em suspenso durante alguns segundos. A decisão acabou por ser a favor da alemã Carolin Nytra, com nova melhor marca europeia do ano de 7,80 segundos. A mesma marca foi atribuída para a medalhada de Prata, a britânica Tiffany Ofili, que havia caído após a meta, conseguindo recorde nacional. O recorde nacional também caiu com a norueguesa Christina Vukicevic, que correndo em 7,83 segundos, fez igualmente a festa. Em masculinos, uma vitória esclarecedora do checo Petr Svoboda, quase melhorando o seu melhor tempo da época, registando os cronómetros eletrónicos o tempo de 7,49 segundos. Com recordes pessoais terminaram os restantes medalhados, que voltaram a deixar em suspenso o pavilhão, com a decisão para photofinish. Para o francês Garfield Darien (7,56 segundos) sorriu a Prata, para o belga Adrien Deghelt (7,57 segundos) sorriu o Bronze.

Antes das barreiras, o término do Pentatlo, com as atletas a disputar todos os pontos possíveis, com as medalhas a só serem conhecidas no final. As atletas aguardavam no chão da pista de Bercy o veredicto final e a vitória sorriu para a atleta da casa, a francesa Antoinette Djimou Ida. Obteve 4723 pontos (8,11-1.80-14.81-6.34-2.18,99), recorde nacional francês, sofrendo nos 800 metros por este resultado, também aproveitando que essa foi a prova mais fraca da lituana Austra Skujyte (4706 pontos), que foi medalha de prata. Fechou o pódio a holandesa Remona Fransen, com 4665 pontos.

Colectivamente é a Alemanha quem domina, sendo a única selecção com dois Ouros, a que se soma também uma medalha de Prata. Seguem atrás França (1 Ouro e 1 Prata) e República Checa (1 Ouro), num dia que teve apenas quatro pódios. Amanhã será bem diferente e este cenário pode até inverter-se com o poderio da Rússia.


Ralf Bartels
Ralf Bartels - Campeão Europeu de Pista Coberta na prova de Lançamento do Peso

Carolin Nytra
Carolin Nytra - Campeã Europeia de Pista Coberta na prova de 60 metros barreiras

Nana Djimou
Nana Djimou - Campeã Europeia de Pista Coberta na prova de Pentátlo

Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto), Marcelo Silva e Telmo Rocha

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2