Três mínimos obtidos em Pombal

Sábado, 26 Fevereiro 2011
Três mínimos obtidos em Pombal

Arnaldo Abrantes, Edi Maia e Naide Gomes garantiram Paris.

A 1ª jornada do Campeonato de Portugal, em pista coberta, proporcionou resultados que perspectivam um resto de boa época. 

O Campeonato de Portugal, em pista coberta, está-se a disputar este fim-de-semana na pista coberta de Pombal. Foi uma das melhores jornadas em Portugal nos últimos anos, a avaliar pelas marcas alcançadas.

EDI E ARNALDO COM MÍNIMOS...HÉLIO E CHUVA QUASE EM PARIS

Edi Maia (Sporting) esteve hoje num momento fantástico, quando ultrapassou a fasquia de 5.50 metros à terceira tentativa. Os dois nulos que efectuou com esta altura, foram os únicos que realizou no concurso até obter esta marca, que corresponde a mínimos para o Europeu de Pista Coberta, em Paris. Esta marca corresponde ainda ao recorde dos campeonatos e Edi Maia ainda tentou os 5.63 metros, para tentar ultrapassar o recorde nacional de Nuno Fernandes, que já data de 1996, mas em vão.

Também Arnaldo Abrantes (Individual) esteve a um nível muito elevado e obteve várias situações positivas. Desde logo o mínimo para o Europeu de Pista Coberta, marca que há algum tempo perseguia, com 6,65 segundos. Mas esta marca veio também acompanhada pela imposição da derrota sobre o melhor velocista português de todos os tempos, Francis Obikwelu (Sporting). Recuando no tempo, esta marca é ainda superior à que o seu pai obteve em 1989, quando correu a distância em 6,67 segundos. “Foi uma questão de forma e de acreditar, com uma grande marca que já merecia há muito tempo, mas só depois de a deixar de procurar é que a fiz”.

Arnaldo Abrantes vence sobre Obikwelu


Quem também esteve muito próximo de mínimos foi Hélio Gomes (1500 metros) e Marcos Chuva (Comprimento). Na prova de 1500 metros a missão de Hélio Gomes (Sporting) era provar ao Seleccionador Nacional que merece estar nos Europeus e hoje conseguiu correr de novo perto do mínimo, ao terminar em 3.44,47 minutos, numa prova em contra-relógio. Já Marcos Chuva (Benfica), teve uma vitória importante no salto em comprimento, com 7.74 metros, a somente 6 centímetros da marca de referência imposta pelo seleccionador nacional.

Uma boa corrida também para João Ferreira (Sporting), que nos 400 metros correu em 48,00 segundos, a melhor marca dos últimos oito anos em Campeonatos de Portugal de pista coberta e ainda destaque para a 13ª vitória nos 5000 metros marcha desta competição, para João Vieira (Sporting). No Heptatlo lidera Tiago Marto (Fátima), com 2946 pontos, seguido de muito perto por Pedro Santos (Alcanena), com 2900 pontos, este que está a realizar uma prova superior à que vinha realizando na Taça FPA de Provas Combinadas, quando liderava destacado.

NAIDE COM MÍNIMO, SARA CUMPRE, INÊS A SEGUNDA MUNDIAL DO ANO

O grande destaque das provas femininas foi a obtenção de mínimo por parte de Naide Gomes (Sporting) que, ao triunfar com 6.59 metros, não só garante Paris, como a marca representa mesmo a sua terceira melhor marca em Campeonatos de Portugal de Pista Coberta. A saltadora lusa averba assim a sua nona vitória no evento. Hoje a portuguesa saltou por quatro ocasiões acima dos 6.30 metros e apenas com um nulo, motivos que devem ter suficientes para a atleta ambicionar uma presença no Europeu de Pista Coberta, após lesão na época de Inverno. Já com o mínimo de 3000 metros na mão, Sara Moreira (Maratona) foi hoje cumprir a sua presença neste Campeonato de Portugal, para o seu primeiro título nacional em pista coberta, em distância mais curta, os 1500 metros, depois de já se ter sagrado quatro vezes consecutivas campeã nacional de 3000 metros. Numa prova onde foi claramente dominadora, terminou em bons 4.15,14 minutos, que aprovam o seu momento de forma para o Europeu de Pista Coberta, onde desejará novamente a medalha.

Pódio do salto em comprimento


Inês Henriques (CN Rio Maior) esteve em Pombal para melhorar o seu melhor da época nos 3000 metros marcha e obteve um interessante registo de 12.28,70 minutos, na luta directa com Ana Cabecinha (CO Pechão). Com esta marca a portuguesa ultrapassa a alemã Melanie Seeger neste top mundial, embora ainda a cerca de 10 segundos da melhor marca mundial da também alemã Sabina Krantz.

Na velocidade, Sónia Tavares (Sporting) não conseguiu melhorar a marca do Meeting de Pombal, mas correu novamente em marcas próximas dos mínimos, que podem fazer ponderar a sua selecção para Paris. Os 7,46 segundos que a tornaram vencedora da final dos 60 metros, tendo corrido a meia-final em 7,43 segundos, são marcas de calibre semelhante às alcançadas por Severina Cravid nos anos 90. Patrícia Lopes (Sporting) venceu nos 400 metros com o tempo de 54,27 segundos, em prova onde Vera Barbosa (Sporting) quase voltava a bater recorde nacional de Sub-23. Uma das surpresas da tarde foi a vitória de Anabela Neto (Sporting) no salto em altura, derrubando a hegemonia de Marisa Anselmo (Sporting), que já ganhava o Campeonato de Portugal de pista coberta desde 2006. Antónia Borges (Sporting) manteve o nível de anos anteriores no lançamento no peso (15.56 metros).


CAMPEÕES NACIONAIS (1ª JORNADA)

Femininos:
60 – Sónia Tavares (SCP) – 7,46 (7,43 na meia-final)
400 – Patrícia Lopes (SCP) – 54,27
1500 – Sara Moreira (MCP) – 4.15,14
Altura – Anabela Neto (SCP) – 1.76
Comprimento – Naide Gomes (SCP) – 6.59
Peso – Antónia Borges (SCP) – 15.56
3000 m Marcha – Inês Henriques (CNRM) – 12.28,70

Masculinos:
60 – Arnaldo Abrantes (IND-LX) – 6,65
400 – João Ferreira (SCP) – 48,00
1500 – Hélio Gomes (SCP) – 3.44,47
Vara – Edi Maia (SCP) – 5.50
Comprimento – Marcos Chuva (SLB) – 7.74
5000 m Marcha – João Vieira (SCP) – 19.53,51

Hélio Gomes

Pódio 1500 metros femininos

Pódio 60 m masc

Enviado Especial : Filipe Oliveira
Fotos : Marcelino Almeida

| Mais


Comentarios (2)add feed
Atletismo do melhor : Emanuel Vital
Bela Jornada de ATLETISMO!

Gostei smilies/smiley.gif smilies/smiley.gif

Bem-haja a todos os que se empenham para melhorar cada vez mais os seus desempenhos e a modalidade.

smilies/grin.gifá gosto participar neste espectáculo.

Vital
Fevereiro 27, 2011
Abrantes vs Obikwelu : Frankie
Terá sido a 1ª vez que o Francis Obikwelu perder com um português? Penso que sim.
Fevereiro 28, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2