Nacional de Corta-Mato realizou-se hoje em Felgueiras.
Ana Dulce Félix (Maratona) em femininos e Youssef el Kalai (Conforlimpa), em masculinos, voltaram a ser campeões de corta-mato.
Felgueiras acolheu a 88ª edição do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, uma prova com longo historial. No sector sénior as vitórias repetiram-se, mas nem por isso o evento deixou de ser interessante, até porque aqui se jogavam as cartas dos atletas que pretendem estar no próximo Mundial de Corta-Mato, que se realiza a 20 de Março, em Punta Umbria.
Em masculinos, Youssef el Kalai (Conforlimpa) teve de suar para impedir uma vitória surpreendente de Marco Morgado (GD Estreito), que voltou a adoptar a mesma estratégia que utilizou no Nacional de Estrada, quando se isolou desde logo para tentar surpreender. No final Kalai até conseguiu chegar nove segundos antes, mas sem tirar o mérito a Marco Morgado, que correu bem e terminou em segundo lugar. Fechou o pódio José Rocha (Maratona) iniciando-se, a partir daqui, uma luta colectiva entre Maratona e Conforlimpa. Apesar dois bons elementos iniciais, José Rocha em 3º e Nuno Costa em 4º, a Conforlimpa (1+5+6+8) acabou por vencer pela regularidade da sua equipa, que fechou ainda dentro do top-10 , contra um Maratona (3+4+10+11) fragilizado por prestações menos conseguidas de Rui Pedro Silva e Fernando Silva (apenas 10º e 11º, respectivamente).
Do lado feminino, repetiu-se o pódio de há um ano, mas desta vez com um domínio menos avassalador por parte de Dulce Félix (Maratona), que triunfou com 13 segundos de vantagem sobre a sua colega de equipa, Sara Moreira. Dulce Félix controlou, contudo, a corrida, tendo-se mantido em grupo até perto da entrada para a última volta, quando acelerou para uma vitória confortável. Colectivamente foi o Maratona a vencer mais uma vez, com uma larga vantagem das quatro primeiras classificadas deste clube, só interrompidas por Ana Dias (CB Faro), que ficou no 3º lugar . Destaque ainda para o 5º lugar de Daniela Cunha (Maratona CP), que ainda sub-23 deverá representar a selecção sénior no próximo Mundial de Corta-Mato.
Hoje viveu-se, desta forma, um autêntico dia de corta-mato, com forte chuva e um terreno muito pesado, fazendo lembrar provas de corta-mato de outros tempos. O percurso, com algumas subidas mais íngremes, provocou uma grande dificuldade, principalmente a atletas mais habituados à pista de tartan.
SECTOR JOVEM TEVE DOMÍNIO DO BENFICA EM JUNIORES
As provas de juvenis , ganhas colectivamente por SC Braga, em masculinos e UD Várzea, em femininos, tiveram disputas renhidas até final. Em femininos, a vitória de Silvana Dias (UD Várzea) sobre a campeã de 2010, Ana Queiroz Alves (ADR Mata) foi disputada ao centímetro, enquanto que em masculinos Miguel Borges (CB Paredes) esteve um pouco mais folgado, na disputa directa com Bruno Varela (Núcleo Oeiras).
Em juniores, as vitórias colectivas foram para o Benfica. Individualmente a benfiquista Susana Godinho triunfou contra Catarina Gonçalves (UD Várzea), com 14 segundos de vantagem. Com maior vantagem ficou Rui Pinto (Benfica), que repetiu vitória de 2010.
RESULTADOS:
Juvenis Fem:
1. Silvana Dias (UD Várzea) - 10.12
2. Ana Queiroz Alves (ADR Mata) - 10.12
3. Rita Lopes (SC Braga) - 10.27
Juvenis Masc:
1. Miguel Borges (CB Paredes) - 12.31
2. Bruno Varela (Núcleo Oeiras - 12.35
3. João Cruz (Maia AC) - 12.40
Juniores Fem :
1. Susana Godinho (SL Benfica) - 21.23
2. Catarina Gonçalves (UD Várzea) - 21.37
3. Catarina Carvalho (UDR Zona Alta) - 21.50
Juniores Masc:
1. Rui Pinto (SL Benfica) - 26.28
2. Diogo Lourenço (CA Olímpico Vianense) - 26.47
3. Emanuel Rolim (SL Benfica) - 27.05
Seniores Fem:
1. Dulce Félix (Maratona CP) - 28.21
2. Sara Moreira (Maratona CP) - 28.34
3. Ana Dias (Casa Benfica Faro) - 29.07
4. Anália Rosa (Maratona CP) - 29.37
5. Daniela Cunha (Maratona CP) - 29.42 - 1ª Sub-23
6. Ercília Machado (SC Braga) - 29.45
7. Carla Salomé Rocha (JOMA) - 30.15
8. Filomena Costa (SC Braga) - 30.21
9. Doroteia Peixoto (NA Joane) - 30.42
10.Cláudia Pereira (SC Braga) - 30.43
Seniores Masc:
1. Youssef el Kalai (GDR Conforlimpa) - 36.50
2. Marco Morgado (GD Estreito) - 37.00
3. José Rocha (Maratona CP) - 37.03
4. Nuno Costa (Maratona CP) - 37.08
5. Manuel Damião (GDR Conforlimpa) - 37.15
6. Licínio Pimentel (GDR Conforlimpa) - 37.24
7. Alberto Paulo (CS Marítimo) - 37.31
8. Hélder Ornelas (GDR Conforlimpa) - 37.41
9. Tiago Costa (SC Braga) - 37.44
10.Rui Pedro Silva (Maratona CP) - 37.57
21.João Silva (Juv. Vidigalense) - 38.55 (1º Sub-23)
Enviado Especial : Bruno Araújo (fotos)
|
Falando agora das corridas em si nos jovens enormes talentos muitos mesmos.. mas quero virar a minha cronica para os seniores
Em mulheres a dulce venceu na minha opiniao bem muito bem e tambem a mulher que realmente merece porque passa mais tempo a trabalhar (treinar) que a falar. passando pela sara enorme talento ainda com muito para dar e para tentar mas ha-de conseguir acredito depois ana dias enorme talento mesmo com a idade que ja tem sem surpresas tambem analia normal nao ultrapassou as expectativas daniela cunha uma confirmacao de taleto ercilia o consguir atraves de muito trabalho justo salome desilusao prometia mais e depois das declaracoes no final dos cam de clubes falaa mal e demais.
em masculinos vou dizer uma coisa que nunca pensei nunca puxei tanto por um estrangueiro para evitar uma grand injustica grande youssef el kalai (parabens) de resto so saliento a enorme regularidade do licinio pimentel este homem nao ganha (é pena ) mas demonstra sempre uma enorme regularidade seja na estrada no cross esta sempre la na frente a lutar imenso (es um exemplo) uma palavra tambem para o damiao que esteve muito bem...agora um reparo e falar sobre o meu titulo sera que anda tudo de olhos tapados sera que ninguem ve as injustias que se tem passado esta epoca?????? ninguem faz nada???? sinceramente a coisas que sao claricimas que so nao ve quem nao quer ver e é tudo uma injustica meu deus para que treinar??????? pensem nisso e abram olhos minha gente...se querem ganhar encostem-se ao rio porque por la é o caminho para o sucesso e que sabe para o ano la sejam voces que vencam ou plo menos vao com essa ideia e mais se fores atleta do meio do plotao nunca deixes de acreditar porque por esses lados es capaz de te safar... é uma vergonha tenho dito
Sem querer levantar mais poeira...Kalai venceu, mas por mim venceria com justeza Marco Morgado! Quem tem acompanhado a época deste pode ver que desde Dezembro tem estado ao nível dos melhores atletas nacionais e por isso se qualifica no Nacional de Estrada e de Cross Longo nos 3º primeiros lugares. Tem todo o mérito, foi o principal animador das provas e burros foram aqueles que não o mantiveram no Maratona CP.
José Rocha, outro Vianês treinado pelo mesmo treinador, é um atleta extremamente constante, sendo o 4ºano consecutivo a ir ao Mundial de cross. São atletas que trabalham imenso, que têm uma capacidade fisica tremenda e que estão aí para as curvas sem que recorram a porcarias. Nuno Costa, outro atleta, que apesar de não ser Vianês, actualmente é treinado pelo mesmo treinador de Rocha e Morgado. Outro puto cheio de vontade. A única dessepção no grupo vianense terá sido Fernando Silva, contudo é um excelente atleta que teve um problemazito no passado, mas que nas épocas transactas tem tido um comportamento desportivo espectacular.
Continuando...no comentário acima fala-se da possibilidade de atletas do meio do pelotão poderão ganhar em edições seguintes se "se encontarem ao rio", ora bem...Viana tem Rio, Mar e Monte e tem um senhor treinador chamado Mario Cunha. E como a inveja é muita é nisso que dá...em se dizer asneira! Pois bem...do meio do pelotão irão surgir nomes para próximos nacionais (cross, estrada e/ou pista(s)), como Rui Teixeira, Ricardo Dias (que até já fizeram bons resultados há uns anos atrás. E no último Nacional de Estrada) e um puto, ainda bem novo, mas que tem evoluído bastante esta época com o nome de Miguel Ribeiro, que me parece não ter competido este fim-de-semana em felgueiras.
Se se encostarem ao mar, ao rio e ao monte e ao excelente treinador Mário certamente terão melhores resultados, sendo estes produto de trabalho e esforço e querer dos atletas.
Ah! Pensam que apenas os vossos atletas é que treinam!? Esqueçam...afinal os outros também treinam.
vejo k ah mts surpresas.... mas vi o resto da classificao dos 10 primeiros sr.masculinos.. um tal de tiago outro alberto.. entre outros..
vejo k o primeiro comentario deve ser um sr envejoso...
tem razao no licinio mt regular´, mas o rocha tambem é, acho k estes dois atletas sao os mais certinhos tanto pelos clubes como selecçao estao sempre presentes em campeonatos da europa e do mundo de cross,
o resto nao percebo mt...
mas acho k devem falar menos..
digo mais tenho vergonha em grande parte desse grupo fernado e jose rocha excluidos. por amor de deus querem que eu acredite que o 2 classificado do nacional de crosse esta limpo?? alguem fala que desde janeiro é um atleta muito regular e antes de janeiro?? era so mais um atleta no meio do plutao nao era e nas outras epocas????? que andou a fazer ate aos 29 anos sem nunca ter dado resultados que demonstrassem que podia ser um grande atleta de futuro??? é isto que eu nao entendo como de um momento para o outro um atleta razoavel (nao mau) passa a exelente nao entendo e tenho vergonha e seriamente da-me vontade de deixar o atletismo porque ha pessoas assim a tirar o lugar a pessoas que realmente mereciam ir ao mundial... agora nao andem é aqui atirar a areia das praias de viana para os olhos dos outros... ah ja agora quando um atleta é apanhado 2 vezes nas malhas do doping é suspenso ne??? e porque é que os treinadores tambem nao sao?? ou sao e sou eu que nao sei?????????? pensem nisto ate a proxima.. prometo ser breve
antes de um europeu?? antes d um nacional?? um atleta k nao corria nada no cross, desde um ano para ca começou a correr....mt estranho...acho k o control avia de ser para todos por igual, tanto aki como atletas k fogem para o estrangeiro. ah e os amadores tambem aviam de ter passaporte biologico e control surpresa.
Querem doping, procurem bem que ele anda por cá... e não é nos masculinos!! Cuidado com os(as) atletas que se treinavam, ou treinam em Espanha... aqueles estágios são tão milagrosos, que vem de lá a correr o dobro. lololololol