Benfica e FPA reúnem-se quinta-feira

Terça, 15 Fevereiro 2011
Benfica e FPA reúnem-se quinta-feira

Luís Filipe Vieira solicitou reunião à FPA.

Os casos do Nacional de Clubes chegaram às mais altas personalidades das duas entidades, tendo o Benfica agendado uma reunião com a Federação Portuguesa de Atletismo. 

Ainda no seguimento de alguns acontecimentos do Nacional de Clubes, o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, agendou com a Federação Portuguesa de Atletismo uma reunião. Hoje teria sido o dia em que esta federação iria falar oficialmente sobre algumas das críticas surgidas no comunicado oficial do clube, mas a antecipação do presidente do Benfica fez com que Fernando Mota aceitasse a reunião com o alto dirigente do clube da Luz.

Em causa estarão alguns dos casos que vieram a alimentar uma extensa polémica sobre a atribuição do título de campeão nacional de clubes, em masculinos, à equipa do Sporting. Espera-se, assim, que dessa reunião saia uma conclusão que serene os ânimos que se agitaram no seio da modalidade. Relembre-se que uma das acusações no comunicado oficial que o Benfica publicou ontem é o facto de “nem um postal ou e-mail” ter sido enviado pela Federação Portuguesa de Atletismo, após as juniores femininas se terem sagrado vice-campeãs europeias de corta-mato.

PUBLICADO VÍDEO DA DISCÓRDIA

Entretanto, a Benfica TV publicou as imagens dos 200 metros, cuja parte da peça, na recta final, mostra o motivo da discórdia. Neste vídeo, pode-se ver João Ferreira (Sporting) a invadir a pista de Yazaldes Nascimento (Benfica), ficando a dúvida se esta é uma atitude premeditada ou um mero desequilíbrio do sportinguista. O colectivo de juízes terá considerado que João Ferreira não teve melhoria de rendimento por esta situação, até por não ter havido contacto físico, embora seja perceptível a preocupação de Yazaldes Nascimento por sentir o atleta sportinguista tão perto, na sua pista.

Deverá ser esta uma das situações a comentar pela Federação Portuguesa de Atletismo, com base nos relatórios dos juízes que já deverão ter chegado à sede deste organismo. A desclassificação de João Ferreira daria a vitória do Benfica neste Nacional de Clubes, uma das irregularidades reivindicadas pelo clube da Luz.


| Mais


Comentarios (23)add feed
esta aqui borracha para pneus!! : deixem se disso
boas!!
expliquem la, o que e que um homem que vende pneus e jogadores de futebol percebe de atletismo?
ele so sabe o que lhe contaram, e os factos podem estar distorcidos..o unico problema aqui resume se a nao desclassificaçao do joao ferreira, pois se isso acontecesse o benfica ia ao podio, mas como nao foi... esta para aqui borracha para pneus, como quem diz..pano para mangas!
(quem ja correu em pista coberta, sabe que sair da curva tem muito que se diga, ainda mais pombal, que a curva tem altos e baixos..nao quero defender ninguem, porque nao ganho nada com isso, mas nao se esqueçam de avaliar esse facto)

Fevereiro 16, 2011
Segundo estas imagens.... : luis
....o João Ferreira teria que ser desclassificado!
Não teve rendimento, mas que é uma forte invasão alheia, é!
Mas não é de fácil decisão!
Pelas imagens do Marco Fortes, com a foto existente e daquele ângulo, não é certo dizer com certeza absoluta que pisou a linha, mas também não se pode dizer o contrário.
Isto avaliado por mim, que não sofro de clubites, sou "Aclubitico"
Fevereiro 16, 2011
... : =)
Obrigado Luis,

Es a primeira pessoa moderada e justa que deixa um comentario de facto... na base dos factos apresentados pelo site e nao por calunias e ma fé, e má rivalidade entre clubes de certas pessoas. Pois isto parece uma caça as bruxas ao sr marcos e oliveira.

Infelizmente as atitudes do marcos agora no slb são infelizes, não percebo porquê. Tendo em conta q marcos é o mesmo,tanto no scp, se revelava explosivo e muito competitivo nas competições. Já se perguntaram porque a atitude do marcos?

Vejam o vídeo repetidamente e irão notar o contanto físico entre os dois em 2 momentos distintos e um 3 eventualmente. Um desequilíbrio algo estranho tendo em conta que começou na recta, estranho o porque de tanta insistência durante um suposto susto de lesão em ir pra pista exterior e não a interior q onde o atleta se encontra predestinado a ir devido ao ângulo da pista e colocação da corrida. Um atleta em desequilíbrio procura sempre colocar as mãos numa zona de apoio nas costas por exemplo estendendo a mão e nunca um movimento da direita pra esquerda do braço direito como se assiste no vídeo. Um atleta com suposto susto de lesão abranda sempre e um instinto natural. Após tanto desembaraço olha pra trás e recompõem a corrida.

Já vi desclassificações em provas juvenis por muito menos smilies/tongue.gif Quero ser grande smilies/tongue.gif




Fevereiro 16, 2011
Vai à força : Frankie
Não vai na pista, vai na secretaria. Onde é que eu já vi isto?
Ah. pois foi. Houve um túnel o ano passado no universo futeboleiro. E também acabou com um jejum de vários anos.
Coincidência? Talvez não.
Fevereiro 16, 2011
Há desqualificações que não interessa fazer : Luis Catarino
Já não é a primeira vez que acontecimentos ruinosos destes acontecem e arranjam maneira de "safar" quem lhes interessa "safar".
No campeonato nacional de clubes em pista coberta do ano passado, nos 60mB FEM arranjaram maneira de uma atleta do SCP que fez uma falsa partida (deveria ter sido exluída) evidente de continuar em prova.

Este caso dos 200m é discutível, mas eu vi a prova e a 1ª impressão que tive foi que o atleta do SCP ao ser ultrapassado queria "agarrar" o atleta do SLB.

Outro caso na estafeta 4x400m, embora menos evidente porque as atenções estavam viradas para o SCP e SLB, mas existe vídeo que o comprova.

No 3º percurso da estafeta, o atleta da GS-RC seguia na frente até aos 1ºs 100m do seu percurso, quando o atleta da JV começa a ultrapassar o atleta da GS-RC na curva, obstruindo e provocando um contacto com o atleta da GS-RC, causando um ligeiro desequilibrio do mesmo e perda de uns metros para o adversário consequência do acto "premeditado" do experiente atleta da JV. A JV não precisava de um acto desses para ganhar à GS-RC. Se a JV fosse desqualificada da estafeta, GS-RC seria a equipa a subir ao pódio an 3ª posição.
Se tivesse sido ao contrário, a história seguiria outros moldes ou estarei enganado?

A minha pergunta é:
Até quando querem que equipas invistam em atletismo, se os critérios de arbitragem não são unânimes.


Fevereiro 16, 2011
Regras existem : Daniel
Não ha muito a dizer perante a força destas imagens. quem percebe minimamente de atletismo sabe que invadir a pista alheia dá desclassificação. Nem ha que julgar intencoes, as regras existem para alguma coisa.
Fevereiro 16, 2011
Regras existem e são para todos : Luís Silva
Desta forma é possível fazer uma análise dos acontecimentos sem que as
pessoas se agridam verbalmente por situações onde todos deveriamos protestar quando somos alvo de injustiças.
Se todos os clubes fossem unidos em prol da tranparência de ajuizamento não se chegava a extremos. Dos casos acima referidos todos temos a noção que alguma coisa não vai bem e como tal algo tem de ser mudado rapidamente.
Caso contrário, qualquer dia está a pista à volta cheia de fotógrafos e pessoas a filmar os possíveis erros que possam ocorrer, ficando o espectáculo para último plano. Não é isso que se pretende e para isso estão os juizes que devem ter uma atitude mais pedagógica e menos arrogante e autoritária para com os n/jovens atletas.
smilies/smiley.gif
Fevereiro 16, 2011
Palavra contra a outra... : observador
Sim, basta ver o campeonato do mundo em Doha, onde o irlandes (Gillick) foi desclassificado! Se numa prova de 400m indoor, onde a todas as pistas são de todos ele foi desclassificado, não percebo o porque de nos 200m não ser assim! Uma coisa é pisar a linha na recta...outra é quase parecer uma tentativa de derrube!!
O atleta diz que se desiquilibrou (parece ser o mais possível), o Benfica diz que ele tentou derrubar o seu atleta ou pelo menos prejudica-lo! É uma palavra contra a outra...O certo é que ambos têm a sua maneira de ver a prova!

Também gostava de perceber o porque do Nelson Evora nao ter saltado pelo menos o último salto depois do Gaspar, se liderava o concurso...que eu saiba a nível internacional não é assim...Com tudo junto percebo um pouco a indignação do SLB, apesar de achar que perderam a razão toda com o barulho e falta de respeito que tiveram!
Fevereiro 16, 2011
Para: Palavra contra a outra... : observador : paixão pela modalidade
caro amigo, há coisas que diz que não tem razão de ser...ou melhor, refere coisas que o benfica alega que não teem razao de ser...

senao vejamos: vai um atleta a alta velocidade, que mal tem tempo de pensar e fala-se em acto de querer derrubar??? nem digo mais nada...se tenta derrubar ou prejudicar não dava nas vistas de maneira suficiente???

quanto aos 400m indoor, os atletas so ficam com as pistas todas depois de 150m, o caso em questão teve a ver com o pisar de forma notoria, da linha da pista de dentro durante a fase em que não é permitido sair da sua pista...

e já agora, que vantagens teve o atleta leonino com aquele desiquilibrio? cortou caminho? correu menos? prejudicou alguem?

quanto á ordem de saltos...se não havia regulamento, como é que o slb quer protestar o facto da ordem de saltos relativamente a quem lidera ou não?

pensa-se em tudo...so falta quererm punir o scp por aquilo que comeram ao almoço...

é tão triste ver uma modalidade tão bonita e especial, ser tratada desta forma por este tipo de pessoas...alguns dirigentes, outros atletas, outros mero adeptos clubisticos...
Fevereiro 16, 2011
... : MARIA
tem espinhas...tem ossos....tem pele....tem casca....
quando não há,inventa-se.
ou foi porque não descansaram,ou estão c/ anemia,ou...
cresçam e saibam perder.
há sempre uns que são melhores e outros que nem por isso.

Fevereiro 16, 2011
Para paixão pela modalidade : : observador
Sim o que diz sobre o acto do atleta do SCP tem 100% razão! É praticamente impossível que este tenha pensado em derrubar o atleta do Benfica. Prova de 200m são 21 segundos, e a recta são 5/6s...No entanto ele pode-se ter desiquilibrado e para não cair ter-se tentado agarrar ao que estava mais próximo dele...e o que era? Resp. O atleta do Benfica!! Eu não digo que concordo com isto, mas percebo um pouco o ponto de vista do SLB.

smilies/grin.gifepois diz ser uma "apaixonado pela modalidade" mas podia ver o vídeo de Doha antes de comentar...O atleta em questão foi desclassificado nos 400m não por pisar a linha de dentro mas por ter obstruido a corrida de um (ou até 2 atletas).

Relativamente à ordem de saltos, também concordo..está no regulamento! No entanto é um regulamento que não percebo!! Como também está no regulamento que os atletas têm que ter minimos para participar nos Camp Portugal e penso que a Nedia irá poder competir (foi só um exemplo, sem querer faltar ao respeito à atleta).

Para terminar...qual é a vantagem de um atleta das barreiras fazer derrube ostensivo?? A maioria que o faz, acaba a prova (quando acaba) com 1 segundo a mais do seu record pessoal...e mesmo assim são desclassificados!!

Meu amigo...voce pode ter a paixao pela modalidade, mas também tem que perceber estes factos!
Fevereiro 16, 2011
... : paixão pela modalidade
o regulamento dos campeonatos de portugal ja pode ser discutido de outra forma (é outro assunto, outro regulamento que nada tem a ver com este destes campeonatos)

o facto é que por instinto o atleta do scp pode ter tentado apoiar-se em algo, mas nao apoiou...e o que mais me indigna, é porque o slb nao apresentou logo queixa "oficial"? isto é que nao percebo...querem ganhar estes campeonatos nao indo ao podio? ou so se lembraram deste acontecimento quando viram que sendo o atleta desclassificado ganhava os campeonatos?

ordem de saltos? meus amigos, todos fizeram 4 saltos, ninguem aqui sai prejudicado com isso mesmo...saltou mais quem conseguiu saltar mais...

penso que o caso "marco fortes" nao se inclui mais aqui...é mais uma questão pessoal que clubistica...so ficando a penalizar os actos do atleta...(mais uma vez o slb poderia protestar...nao o fez porque?)

relativamente aos 400m, peço desculpa, fiz confusão...ja me lembro desta prova...
Fevereiro 16, 2011
... : observador
A ordem dos saltos é MUITO importante e já decidiu muitos campeonatos, ou não se lembra dos Camp do Mundo de Osaka quando o Saladino ganha no ultimo salto ao Italiano...Teve os 5 saltos a fazer 8.30m, mas "por acaso" só depois do italiano ter feito 8.50m e ter passado para o 1º lugar é que este fez os 8.60s que lhe deram a vitória. Este é só um exemplo...quantas vezes é que atletas de concursos (saltos horizontais e lançamentos) respondem sempre no último lançamento!

É a mesma coisa do que não perceber porque é que não saiem melhores tempos nas eliminatórias de 100m...Na final também são 100m e os tempos são melhores...Se fosse atleta percebia que a adrenalina, a motivação e concentração são factores muito importante e determinantes na alta competição!
Fevereiro 16, 2011
regra : Zeiboleta
Running in Lanes
3. (a) In all races run in lanes, each athlete shall keep within his
allocated lane from start to finish. This shall also apply to any
portion of a race run in lanes.
(b) In all races (or any part of races) not run in lanes, an athlete
running on a bend, on the outer half of the track as per Rule
162.10, or on the diversion from the track for the steeplechase
water jump, shall not run on or inside the kerb or line marking
the applicable border (the inside of the track, the outer half of
the track, or the diversion from the track for the steeplechase
water jump).
Except as stated in Rule 163.4, if the Referee is satisfied, on the report
of a Judge or Umpire or otherwise, that an athlete has violated this
Rule, he shall be disqualified.
4. An athlete shall not be disqualified if he
(a) is pushed or forced by another person to run outside his lane or
on or inside the kerb or line marking the applicable border, or
(b) runs outside his lane in the straight or outside the outer line of his
lane on the bend
Fevereiro 16, 2011
... : Zeiboleta
Running in Lanes
3. (a) In all races run in lanes, each athlete shall keep within his
allocated lane from start to finish. This shall also apply to any
portion of a race run in lanes.
(b) In all races (or any part of races) not run in lanes, an athlete
running on a bend, on the outer half of the track as per Rule
162.10, or on the diversion from the track for the steeplechase
water jump, shall not run on or inside the kerb or line marking
the applicable border (the inside of the track, the outer half of
the track, or the diversion from the track for the steeplechase
water jump).
Except as stated in Rule 163.4, if the Referee is satisfied, on the report
of a Judge or Umpire or otherwise, that an athlete has violated this
Rule, he shall be disqualified.
4. An athlete shall not be disqualified if he
(a) is pushed or forced by another person to run outside his lane or
on or inside the kerb or line marking the applicable border, or
(b) runs outside his lane in the straight or outside the outer line of his
lane on the bend,
with no material advantage thereby being gained and no other athlete
being obstructed.
desculpem la mas o copy paste correu mal, ta aqui o link pra lerem mas tem que ler a regra toda , não e so metade
http://www.iaaf.org/mm/Document/Competitions/TechnicalArea/05/47/81/ 20091027115916_httppostedfile_CompRules2010_web_26Oct09 _17166.pdf

Fevereiro 16, 2011
sempre a mesma coisa : rato velho
Esta gente até faz rir. Só há dois clubes em Portugal, está visto. Regras são regras... interpretações também. O juiz decidiu está decidido... bem ou mal. Há que aceitar e seguir em frente, já vi muita coisa injusta nas pistas e também reclamei muito... adiantou? Não. Mas se fosse o juiz do peso... o Marco até podia ter toda a razão do mundo que só pela atitude levava um vermelho directo e um pontapé no rabo (depois fugia pois ele é grande, lol).
smilies/grin.gifeixem-se de tretas... TODOS.
Pró ano há mais.
Fevereiro 17, 2011
para observador : paixão pela modalidade
por acaso sou atleta...
no caso desse concurso (mero exemplo) calhou isso acontecer, mas não houve trocas de ordem (só ao 3º ensaio porque assim esta no regulamento)...pode ser um motivo de adrenalina e empenho extra, mas sabendo ja dos regulamentos tal não é implicativo de forma directa na performance do (ou dum qualquer) atleta...4 saltos para todos...8 concorrentes...mais simples que isto não há...

se o gaspar não tivesse feito melhor no ultimo salto haveria discussão sobre isto? porque não se discuste a mesma regra relativamente a outros concursos na mesma competição?porque não houve reclamação na hora?

segundo estes pretextos leva-me a concluir que são factos que servem de desculpas para atenuar o protesto do slb...
continuo a achar muito estranho os protestos terem sido todos oficiosos, quando há meios para os tornarem oficiais...não quiseram no momento, so depois quando se realmente aperceberam que poderia estar em causa a vitoria é que se levantam suspeitas de tudo e de nada...

já nem me refiro aos 200m, lançamento do peso, salto em comprimento...refiro-me sim: não reclamaram a tempo, perderam opurtunidade...assunto encerrado...
Fevereiro 17, 2011
... : =)
O slb reclamou oficialmente ALO acordem pra vida
Fevereiro 17, 2011
... : atletaaaa
Reclamaram oficialmente ? Como ? Com um comunicado no dia seguinte ou meia hora depois da afixação dos resultados por escrito e acompanhado dos 100 eurinhos?


Fevereiro 17, 2011
... : paixão pela modalidade
não...reclamaram não indo ao pódio...lol
coisa de crianças mesmo...

resta esperar o que vai dar a reunião entre o lvf e a fpa...
Fevereiro 17, 2011
Reclamações : Frankie
a mim faz-me muita impressão que os clubes em vez de reclamarem pelas vias próprias ( papel timbrado do clube e o respectivo pagamento), andam com o conluio de arbitros e demais elementos a verificar videos e filmagens.

meus amigos, se querem reclamar reclamem mas de maneira legal e correcta.

Agora reclamar à boa maneira futeboleiro, é pá, vao para os programas do dia seguinte
Fevereiro 17, 2011
... : Amadeu Gomes
Só faltava agora mais este desvario doSr Presidente do Benfica, É vergonhosa esta tentativa de "futebolizar" o Atletismo.Habituados que estão no futebol a vencerem titulos com reclamações vem agora cair com a mesma intigência no atletismo. Tenham vergonha. Venceram os Melhores. e não é de agora. já lá vão 16 anos. Isto não é futebol, aqui quem vence é sempre o melhor.
Fevereiro 18, 2011
reclamação : Paulo pinto
Relativamente ao caso dos 200 metros,o SLB apresentou protesto oficial dirigido ao Júri de Apelo e pagou a quantia correspondente a 100USD.

O Júri de Apelo é composto por 3 Juizes previamente nomeados que analizaram todos os factos e com base no regulamento técnico da IAAF deliberaram por unanimidade não ter existido qualquer violação das regras e consequentemente indeferir o protesto.

O facto do atleta invadir a pista de outrem está previsto na regra 163.4.b

A invocação à regra 163.2 que se refere à obstrução ou empurrão que impeça a normal progressão de outro atleta, não foi atendida no protesto pois em todos os videos analisados apenas se verifica um ligeiro olhar para o lado alguns metros depois do suposto contacto que não é visivel. Em nenhum video se verifica alteração ou prejuizo da corrida do atleta do SLB.


Fevereiro 19, 2011
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2