Rescaldo do Nacional de Clubes ainda aceso.
O Nacional de Clubes de Pista Coberta foi tudo menos pacífico e promete ainda algumas reacções, depois de regulamentos e juízes terem sido postos em causa.
A ausência do pódio do Nacional de Clubes foi apenas uma forma de protesto para o clube da Luz que reagiu hoje em comunicado no seu site oficial. A coordenadora do atletismo do Benfica, a Prof. Ana Oliveira, fez a sua leitura dos acontecimentos e apontou o dedo, assinalando que “está na hora de dizer basta!”.
O alvo está bem identificado, os juízes presentes no Nacional de Pista Coberta e a ausência de um regulamento específico e que contemple, por exemplo, a ordem dos saltos ao longo dos concursos. Mas as irregularidades, segundo Ana Oliveira, não ficam por aqui, e queixa-se ainda dos 200 metros masculinos, onde João Ferreira (Sporting), tropeçou e quase caía, apesar de estar 2 a 3 metros atrás de Yazaldes Nascimento (Benfica) na recta da meta : “As imagens são claras mas, independentemente disso, antes de apresentarmos as imagens, o juiz, que tinha o poder de decisão sobre uma eventual reclamação, disse em voz alta que não valia a pena reclamar.” E a líder do atletismo benfiquista não se fica por aqui : “Na zona onde este incidente ocorreu várias pessoas, inclusive elementos da Federação, ficaram indignadas. Está na hora de dizer basta! O atletismo é uma modalidade extremamente objectiva e rigorosa em termos de avaliação”.
O caso de Marco Fortes também não foi bem digerido, acusando os dirigentes benfiquistas do juíz ter procedido mal em dois momentos, na linha do que Marco Fortes teve oportunidade de esclarecer ontem. O primeiro não terem medido o último lançamento do benfiquista, que teria sido acima dos 20 metros, tendo sido medido a posteriori, mas sem certeza do local e o segundo o não terem aceite as imagens vídeo como prova de que o lançamento não teria sido nulo. O Atleta-Digital acedeu a uma das provas do nulo do lançador do Benfica, que pode ser vista abaixo, comprovando a decisão acertada dos juízes.
A atitude dos juízes acaba por ser a grande discórdia em todo este processo, que levou a que as equipas do Benfica não se apresentassem no pódio. Em dois casos a equipa de juízes terá recusado visionar vídeos ou respondido de forma dissuasória, embora o Benfica também não tenha entregue qualquer reclamação formal, conforme ditam as regras de qualquer evento nacional.
A concluir, Ana Oliveira lançou uma pergunta aos elementos da Federação Portuguesa de Atletismo : “Vale a pena o Marco Fortes ou o Nelson Évora competirem em Portugal?”.
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO AINDA SEM RESPOSTA OFICIAL
Em silêncio permanece a Federação Portuguesa de Atletismo que estará a apurar os factos acontecidos na Expocentro, no passado fim-de-semana, sendo expectável que não se mantenha indefinidamente sem posição oficial, não só perante as críticas do Benfica, mas eventualmente pelo comportamento de alguns intervenientes.
Os relatórios dos juízes deverão ajudar ao apuramento dos factos, num processo que estará a ser acompanhado pela Direcção da Federação Portuguesa de Atletismo. Neste momento a FPA poderá actuar com mão firme, eventualmente recorrendo a alguma suspensão, ou simplesmente justificando as decisões mais polémicas, com base nos regulamentos internacionais, sem medidas sancionatórias.
Na imagem é visível o calcar do extremo do círculo de lançamento, por parte de Marco Fortes, referente ao último ensaio
|
Quero ver é a cara com que os responsáveis do Benfica justificam isto.
Mostrem também os 200 metros.
Mau perder é o que é!
O que custa à Ana Oliveira é que criou a ilusão que iria ganhar e perdeu. E isso custa muito a digerir. O pior foi que passou a mensagem para a direcção do Benfica que ia ganhar, e perdeu!
E agora?
Agora se for uma pessoa correcta demite-se das funções na Federação e volta para a escola, para saber o que faz bem!
Está montada a Oliveirada
Uma autêntica vergonha... Deviam era ter vergonha na cara e tentar ganhar de forma justa.
e triste, muito triste o que se está a passar...
João: uma palavra para ti...li a tua entrevista na revista atletismo...tiveste azar no que disseste, agora a mulher caiu-te em cima...o que vale é que es velocista e vais sair desta bem rápido
Marco: li algures pelo facebook que nem estas muito "intrigado" agora pelo que se passou...
portanto pessoal, deixem de provocar quem faz do atletismo uma das modalidades mais bonitas de Portugal
Quanto á Ana Oliveira: esconda-se minha amiga...ainda está para chegar o dia em que um atleta 2m atras prejudique alguem de camisola vermelha...
isto é azia, depois de tanta contratação (dizendo que faz formação...até temos de nos rir disto...basta olhar para o que o slb fez - acabou com o arneirense...) não ganhou o camp. nacional...lol...nem façam mais noticia disto meus amigos...venham os campeonatos de portugal, mais recors e boas marcas
nem existe explicação para estas coisas. tenham vergonha!
por muita coisa que possa ser dita ou explicada, ou mesmo por muita coisa que se pode mostrar ou provar... não será suficiente para admitirem tais erros cometidos que só demonstram infantilidade por parte até dos responsáveis de um clube que já devia era ter passado essa fase. Ao menos que entrem rápido na fase do armário e acordem para a vida.
assistiu-se a uma vergonha à qual agora o Benfica tenta dar a volta...
mas que ninguém se engane! não se deixem levar por frases agora ditas. o que aconteceu foram actos... ACTOS! actos de mau perder, de cobardia. e vejam as coisas como elas são realmente.
Se houve algum comportamento indecente no passado fim de semana e se se tiver de tomar alguma posição contra o que ocorreu será contra o Benfica (alguns atletas e responsáveis)
será que tudo isto foi uma forma de serem falados? sim, porque se tivessem ganho ai os juízes já eram os melhores do mundo sem duvida e eles eram os melhores de portugal e teriam aparecido em milhares de noticias.
esta forma, e sabendo que não à pessoas capazes de gerir os meios de comunicação de forma imparcial (aproveitando para criticar tal facto), do Sporting quase ninguém fala e não se sabe de nada... do Benfica arranja-se noticia!
ah e eles é que dizem que estão "chaeados"?!?
Ainda diz essa "senhora" (que devia era estar mais comedida nas frases que acabam por se virar contra ela) que é altura de dizer basta. de facto é é altura de dizer basta! basta a criancices sem qualquer fundamento... basta de vergonhas nesta modalidade.
Mas talvez aqui seja melhor lidar como se lida com as crianças: "oh, ainda é novinho, coitado, não sabe o que faz!"
sem comentário e chega.
que palhaçada
Perderam e perderam bem apesar do investimento.
Esta sra. devia assumir que falhou perante a sua direcção em vez de andar arranjar desculpas da incompetência.
É triste.
Mas de vez em quando é preciso estas coisas para o people abrir os olhinhos...
Eu queria ver se fosse a juventude Vidigalense ou o Clube da Palhaça
ou o Estreito ou a Quinta da Lomba se a FPA se reunia e ficava tudo
em polvorosa...coitadinhos...
O Benfica é mesmo grande...caraças...
eu vejo que ele ta encostado... se tivese calcado como diz no seu texto de imagem acho que teria ultrapassado o bordo da linha branca. Mas se falemos de rigor ao micro macro e media medida. Eu suponho que seja correcto acusar os juizes de imparcialidade tecnica com os clubes e participantes todos... Incluam as novas tecnologias. Quem me dera a mim ter olho pra detectar uma falta destas. Mas pra faltas e falsas partidas grosseiras ja nao a olho, comprem oculos pra ver ao longe.
Eu vejo aqui muitos comentadores que por favor pensem antes de falarem, tal é a vossa imparcialidade e juizo nos vossos comentarios, q deixa a lamentar nao servirem se de exemplos passados por outros atletas de outros clubes por situacoes semelhantes, em que ja ningem se faz questao de recordar por uma questao de conveniencia, suponho.
Sr Edgar barreia na notica anterior no seu comentario voce falou de imparcialidade nas noticias, entao hoje falhou redondamente, jornalismo amador nao sff. Se é pra mostrar provas ou factos facam, mas pra todos e todas as situcaoes caricatas que acontecem e rescrevam sobre elas.
Mas n facam disto uma caca as bruxas absurda sem qualquer nexo e sem as verdades apuradas e comentarios especulativos... POr favor CRESCAM dessa mentalidade portuguesa atrasada do qual desta raiz pouco me orgulho ja deste miudo.
Nao critiquem o que n entendem um conselho pra vida, nunca e tarde de mais pra mudar.
no meio desta conversa toda eu me pergunto: o SLB contesta a decisão do juiz no lançamento do peso? mas querem 16 pontos nesta prova? que eu saiba o slb conseguiu 8 pontos nesta prova, querem mais é????
que infantilidade...
o sporting foi campeão, ha que reconhece-lo...agora nao ir ao podio em protesto???
Era isto que deveria ser relevado e não pseudo casos ou polémicas, que só existem na cabeça e na visão nublada de alguém toldado por um clubismo ridículo e doentio.
Sou treinador de um modesto Clube que nestes Campeonatos disputou a 2ª Divisão. Estive em Pombal e assisti a algumas das coisas que pretendem transformar em casos! Por isso, e por outras coisas a que venho assistindo há já algum tempo digo - basta Ana Oliveira.
Basta de andar sempre a aliciar atletas para o seu Clube. Basta de contribuir para o desaparecimento de pequenos Clubes. Basta de se armar em única formadora de atletas, quando se sabe que muitos outros também o fazem e talvez até melhor. Basta de querer ser a melhor e a maior quando já demonstrou muitas vezes que não tem pinta para isso. Basta de ser hipócrita todos os dias. Basta das suas lições de Fair Play e Espírito desportivo, quando os seus próprios actos apontam na direcção contrária. Basta de falar em verdade desportiva quando a pretendem violar sistematicamente.
Ana Oliveira, será que as atitudes e comportamentos que tomou no Campeonato de Clubes de Pista Coberta da 1ª Divisão não servirão para esconder as suas fragilidades? Já é tempo de abrir os olhos para a realidade. Já é tempo de deixar de influenciar outros para a sua linha de conduta. Já será talvez tempo de deixar de poluir o ambiente à sua volta. Embora pense que a AO também deve ter alguns méritos, penso igualmente que o Benfica merece muito mais.
Estive na Pista de Pombal. Estava na outra recta, sensivelmente a meio do pavilhão e assisti à totalidade da Prova de 200m. Pretender dizer que um atleta que estava bem atrás do atleta do Benfica lhe fez obstrução é uma das maiores anormalidades que ouvi nos mais de 15 anos que levo de presença nas pistas. Se o Yazaldes tivesse sido “tocado” ou empurrado em vez dos bons 21,48 ainda faria melhor pois o seu adversário tinha-o empurrado para a meta.
aquele lado do Marco Fortes não tenho opinião pois não vi.
Agora gostaria de deixar umas notas. Ana Oliveira, não sei como a FPA lhe atura estes comportamentos. Não sei como a FPA a tem requisitada para a maior Associação do país (Lisboa) e o seu tempo é passado no Benfica. Não sei com a FPA lhe dá estas condições e você as aproveita para estar na modalidade desta forma.
Tenho acompanhado o que se tem escrito sobre este Campeonato e as suas incidências e não pretendia associar-me … mas depois do que ouviu ao Sr. Dr. Rui Gomes da Silva no Programa Dia Seguinte da SIC Notícias não podia deixar de vir aqui para dizer à FPA que este talvez seja o momento ideal de devolver a professora Ana Oliveira ao “conforto” da sua Escola, local onde poderá espalhar o seu benfiquismo e esperar que alguém ouça os seus devaneios.
PS: Por acaso, e só por acaso, (pois tinha-me deslocado ao painel para espreitar os resultados) também vi parte da abordagem que fizeram ao Juiz … aquilo AO era pior que a Feira do Relógio. Vi meia dúzia de pessoas (Delegação do Benfica) a “falar” ao mesmo tempo e o Juiz pacientemente a tentar ouvir-vos. De facto vocês a pressionar são os maiores. Aí, de facto, são mesmo campeões!
Treinador da 2ª divisão
Aquilo que o senhor doutor disse, foi mais ou menos isto: "o Benfica foi claramente prejudicado, porque o do Sporting foi para a sua pista. E em consequência disso, o atleta do Benfica que devia ter somado 8 pontos, somou apenas 2".
Se realmente foi isto que eu ouvi, chega a ser absurdo!
O meu filho tem 10 anos e não quis um autógrafo do Marco Fortes.
Está tudo dito quanto à postura (ou falta dela) do nosso atleta. Sim, não me enganei, o Marco é atleta de Portugal e foi triste o que ele fez.
Pelos vistos não é a primeira vez que tenta manipular os juízes, que são pessoas que dão tudo pelo atletismo e que merecem o nosso apoio.
Se vai lá para fora fazer o que fez em Pombal, deixa-me como Português uma vez mais envergonhado.
E a atitude do Benfica de se ir embora sem ir ao pódio está ao nível da atitude do Marco - tristeza.
Enfim.
Quem gosta de atletismo, não gosta destas atitudes.
Cumprimentos,
Filipe Dias
E já agora: devemos querer ganhar por mérito próprio e Nao Estar a espera que os outros Falhem.
facebook.com/video/video.php?v=1425547338626
Por favor tanto alarido à volta disto, façam-se homenzinhos e aceitem as derrotas.
Para mais, o Marco ganhou de qualquer das formas a prova, logo a totalidade dos pontos, aonde é que isso foi prejudicar o Benfica enquanto equipa? O atleta talvez prejudicasse, agora de resto duvido.
Quanto à foto, eu diria que sim é nulo, como tal se eu fosse o juiz presente naquele momento teria igualmente anulado.
Quanto à situação do caso da velocidade, não vi, não vou dar opinião, pelo video sim conseguimos ver que o atleta pisa.
Mas já alguém me dizia à um tempo atrás "Errar é humano."
Cumprimentos e muitos recordes para os Campeonatos de Portugal e boas marcas nos Campeonatos Universitários.
M.C.