Conseguirá o Benfica assustar o Sporting?.
Este fim-de-semana decorrerá em Pombal a final das 1ª e 2ª divisões do Campeonato Nacional de Clubes, com alguns motivos de interesse, entre eles eventuais mínimos.
Esperam-se duas jornadas renhidas neste fim-de-semana, na Expocentro, em Pombal, que acolhe mais uma prova nacional de pista coberta, desta feita o Nacional de Clubes.
Desde já o evento poderá ter uma importância capital, numa altura em que apenas três atletas portugueses possuem mínimos para os Europeus de Pista Coberta, pelo que podem daqui sair algumas das marcas de referência impostas pela Federação Portuguesa de Atletismo. Uma das principais expectativas será perceber o estado de forma de Nelson Évora, que não teve uma abertura de época demasiado animadora, mas também perceber se atletas como Patrícia Lopes, Hélio Gomes, Arnaldo Abrantes e outros conseguem fazer o mínimo nacional, imposto para Paris.
Certa é a ausência de Naide Gomes, que a contas com uma lesão, é baixa confirmada, numa altura em que o prazo final de obtenção de mínimos está cada vez mais perto e começam a sair goradas algumas expectativas iniciais quanto à presença de uma grande comitiva nacional no próximo Europeu de Pista Coberta.
BENFICA DESAFIA O SPORTING, QUE TEM UM HISTORIAL INVEJÁVEL
Foi através do site oficial do Sport Lisboa e Benfica que a coordenadora do atletismo benfiquista, a Prof. Ana Oliveira, desafiou a equipa leonina : “Este ano, mais do que nunca, sentimos que estamos próximos do Sporting, muito embora tenhamos que realistas e saber que quem tem a obrigação de ganhar o Campeonato Nacional, quer pelo investimento financeiro que fez nos últimos anos, quer inclusivamente este ano, é o Sporting”. Obviamente que o objectivo benfiquista está no sector masculino onde apresenta uma equipa forte, mas desfalcada de valores como Bruno Fernandes, Fábio Gonçalves e Holder Silva.
Contudo, feitas as contas, o Sporting é quem tem maior probabilidade de sair campeão de Pombal. O primeiro dia ditará muito do que se possa passar no segundo dia, já que o Sporting deverá conseguir ser superior em cinco das seis provas individuais, relativamente ao Benfica. Talvez a única dúvida até seja no salto com vara, onde o factor incógnita é muitas vezes elevado, principalmente quando se defrontam Diogo Ferreira (Benfica) e Edi Maia (Sporting), com vantagem para o segundo. Já no segundo dia, o Benfica deverá conseguir ser superior em quatro das sete provas individuais, apesar de lutas renhidas nos 60 metros barreiras, João Ferreira (Sporting) contra Rasul Dabó (Benfica) e no salto em altura, Roman Gully (Sporting) contra Paulo Gonçalves (Benfica). Outro dos factores cruciais tem a ver com a ocupação de lugares para lá do pódio individual, que poderão afundar qualquer uma das equipas, tal como um descuido na estafeta de 4x400 metros.
No sector feminino, o Sporting é claro candidato, por uma equipa muito forte, sem equiparação em Portugal, mas onde o Benfica deverá tentar lutar pelo segundo lugar, partindo como favorito nesse particular.
A história joga claramente a favor do Sporting, um projecto sólido que já permitiu, desde 1994, 15 vitórias em ambos os géneros, nestes Nacionais de Pista Coberta.A hegemonia só foi quebrada pelo Benfica (duas vezes em masculinos e uma em femininos) e pelo Porto, na época passada, em femininos. A estatística indica ainda que apenas nove clubes alcançaram o pódio em Nacionais de Pista Coberta (Sporting CP,SL Benfica, FC Porto, CF Belenenses, JOMA, Maia AC, Boavista, CA Madeira e SC Braga), entre os dois géneros.
ATLETA-DIGITAL PRESENTE E A COLABORAR COM FPA
Novamente o Atleta-Digital estará presente na competição e é novamente parceiro da Federação Portuguesa de Atletismo, permitindo que sejam mostrados os resultados em directo para a internet. É uma plataforma eletrónica que o Atleta-Digital tem desenvolvida, além de outras soluções que têm servido diferentes tipos de Organização. A melhoria tecnológica tem sido uma constante nos últimos dois anos, que têm também ajudado a catapultar este e outros eventos.
|
Parabéns aos Atleta Digital por esta parceria com a FPA e com tudo o que têm feito até agora, mas tenho uma sugestão a fazer-vos....talvez seja descabida, e vocês podem nem ter verbas para tal, mas vocês podiam arranjar ums 3 ou 4 câmaras de filmar, e podiam transmitir as provas mais importantes (como por exemplo esta) através da internet (por esxemplo, UStream, Veetle, etc...) já que ela, julgo eu, não vai ser transmitida na TV!
É apenas uma ideia ; )
Cumprimentos