Ivan Ukhov esteve perto do recorde da altura.
A época de pista coberta está a começar bem e espera-se continuidade de alguns dos bons resultados.
Em Tallin (Estónia) já se esperavam bons resultados e após o primeiro dia de competições a expectativa da queda do recorde mundial estava subjacente às boas prestações do norte-americano Ashton Easton, um jovem atleta que já havia brilhado nas provas da NCAA, mas que ainda só tinha uma presença em grandes eventos (no Mundial de Ar Livre de 2009, onde ficou em 10º lugar).
No passado dia 6 de Fevereiro Eaton afirmou-se no panorama das provas combinadas e no Heptatlo, confirmou a sua valia ao terminar com 6568 pontos, um novo recorde do Mundo que já possuía desde o ano passado, quando nos Estados Unidos da América alcançou 6499 pontos, na altura derrubando o recorde do compatriota Dan O’Brien (6476 pontos).
As provas de Eaton foram, a todos os níveis, de grande qualidade. Nos 60 metros correu em 6,66 segundos (mais rápido que Obikwelu esta época, por exemplo), 7.77 metros no salto em comprimento, 14.45 metros no lançamento do peso, 2.01 metros no salto em altura, 7,60 segundos nos 60 metros barreiras, 5.20 metros no salto com vara e finalizou com o registo de 2.34,74 minutos nos 1000 metros. Uma das provas que mais contribuiu para o sucesso deste recorde acabou por ser o salto em comprimento, onde Eaton produziu uma melhoria, com recordes pessoais ainda obtidos nos 60 metros, nos 60 metros barreiras e no lançamento do peso.
“Estou bastante contente por ter obtido um novo recorde em Tallin. O salto em altura foi o mais difícil para mim, mas depois do salto com vara senti que estava no caminho certo para o recorde”, disse Eaton logo após a competição.
IVAN UKHOV MAIS PERTO DO RECORDE…DI MARTINO DÁ AVISO PARA 2011
O ataque ao recorde do mundo de salto em altura continua, por parte do russo Ivan Ukhov, que depois de ultrapassar alguns problemas pessoais, está no seu melhor momento de forma de sempre. Em Banská Bystrica (Eslováquia), o russo foi supremo e alcançou a marca de 2.38 metros com relativa facilidade. Tentou o recorde do Mundo, a 2.44 metros e até mostrou que o recorde do Mundo pode cair nesta época, com três tentativas em que passou elevado sob a fasquia. Ficou o quase, por confirmar, por parte de Ukhov. Por enquanto está de pé o mítico recorde do cubano Javier Sottomayor, de 2.43 e que data de 1989.
A melhor atleta feminina do ano de 2010, Blanka Vlasic (Croácia), deverá ter acompanhado a competição em Banská Bystrica, onde a italiana Di Martino obteve um novo recorde italiano no salto em altura, com espantosos 2.04 metros, marca que se junta às obtidas por algumas das melhores atletas mundiais de épocas anteriores, entre elas as ausentes Vlasic e também Ariane Friedrich (Alemanha).
A época de pista coberta está mais que lançada e os Europeus de Pista Coberta, em Paris, poderão mesmo ser memoráveis, a avaliar por estes resultados, mas também por outros, como os alcançados já por Isinbayeva, Lavillenie ou Tamgho.
Download:
|
ou não será antes salto em altura??