Quatro equipas portuguesas correrão em Milão.
A Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato disputa-se no Domingo, com presença de Conforlimpa, Maratona, Benfica e Várzea.
É uma competição já com largo historial para os clubes portugueses, que tentarão no Domingo recuperar algum do prestígio que já alcançaram neste evento, num passado recente. E é quase na máxima força, a excepção é a ausência de Inês Monteiro na equipa do Maratona, que as equipas séniores portuguesas irão encarar esta TCCE de Corta-Mato, que se disputa em San Vittore Olona.
Em masculinos, a tarefa da Conforlimpa não é simples em termos individuais, apesar de possuir o campeão nacional de estrada, que não é contudo especialista em corta-mato, de seu nome Hermano Ferreira. O trunfo é o medalhado no passado Europeu de Corta-Mato, Youssef el Kalai, que poderá ser uma mais valia para a equipa das limpezas, liderada tecnicamente pelo especialista Eduardo Henriques. A restante equipa é composta por Manuel Damião, Paulo Gomes, Eduardo Mbengani e Licínio Pimentel. Mas outros valores estrangeiros estarão no terreno, como o espanhol Ayad Lamdassem, que representa o Bikila, equipa actual campeã da TCCE e com parte dos atletas pertencentes às selecções espanholas de corta-mato. A equipa italiana Fiamme Gialle também tem os seus atributos e um deles é Andrea Lalli, especialista de corta-mato que pode surpreender.
O Maratona Clube de Portugal, estará no sector feminino, com uma equipa forte, com uma única limitação, a ausência de Inês Monteiro. Contudo com Dulce Félix (Bronze em Albufeira), Sara Moreira, Anália Rosa, Mónica Silva e Daniela Cunha tudo pode acontecer, dado que são todas atletas de selecção, à excepção de Mónica Silva. A equipa mais forte deverá ser novamente a da actua campeã, a equipa russa SC Moscovo, que apresenta como trunfo a jovem Irina Sergeyeva. Não menos forte se apresentará o colectivo turco do Spor Kulubu, que apresenta duas campeãs europeias, uma de pista e outra de corta-mato. São elas Almitu Bekele e Meryem Erdogan, dois nomes muito fortes do atletismo europeu.
JUNIORES TERÃO DIFICULDADE EM AFIRMAR-SE...MAS PODEM SURPREENDER...
As equipas juniores terão também em Milão o seu papel a cumprir, com duas equipas na prova de juniores femininos e uma equipa de juniores masculinos. O SL Benfica, composto por Liliana Cabral, Susana Godinho, Daniela Gonçalves, Cátia Leitão, Marta Pen, Débora Santos e Diana Soares e a UD Várzea, composta por Silvana Dias, Sónia Ferreira, Marisa Ferreira, Sueli Gomes, Catarina Gonçalves, Eugénia Peixoto, Catarina Pereira e Joana Teixeira, são as duas equipas portuguesas candidatas em Juniores femininos. Destas duas, o Benfica parte em clara vantagem, mas não necessariamente em busca de um grande resultado, embora seja uma incógnita que depende da oposição habitual das equipas russas e turcas.
O mesmo acontece no sector masculino do escalão de juniores, onde a Conforlimpa se apresentará com Isac Gonçalves, Alexandre Santos, João Santos e Ruben Silva, uma equipa curta, que deverá ter alguma dificuldade de se impor neste contexto da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
|
Realmente...com o Rui Pinto e o Emanuel Rolim (para não falar dos outros) podiam perfeitamente fazer uma excelente prova...