|
“Quanto o Nelson acabar, eu acabo também”.
Conhecido por ser o treinador de Nelson Évora, o Prof. João Ganço mantém um grupo competitivo de atletas...mas só até Nelson terminar carreira.
João Ganço é o treinador de sempre de Nelson Évora e o saltador de Triplo é o melhor atleta que João Ganço já orientou, avaliando pelos resultados desportivos. Após a conquista do Ouro olímpico, João Ganço afirmou que só finalizaria carreira após Nelson Évora deixar o atletismo, uma ideia que ainda mantém hoje.
Actualmente o treinador português treina, além de Nelson Évora, Francis Obikwelu, Carlos Veiga, Paulo Gonçalves, Susana Costa e um outro atleta jovem. Mas para João Ganço está claro que “quando o Nelson acabar, eu acabo também”, considerando que isso não diminui os outros atletas, que foram avisados desse facto mal entraram no grupo de treino. Aliás, para João Ganço, “o Nelson Évora é o número um” e deixou claro que não irá abdicar de ir com Nelson a um meeting ou a um estágio, sempre que necessário, mesmo possuíndo um grupo de treino.
Esta é uma parceria que João Ganço mantém actualmente com a Federação Portuguesa de Atletismo e também com o Benfica, no sentido de apoiar outros atletas além de Nelson Évora.
Quanto à recuperação de Nelson Évora, João Ganço considera que está tudo ultrapassado e o actual campeão olímpico estará mesmo melhor ao nível dos gestos técnicos, relativamente ao momento antes da operação. Faltar-lhe-à alguma velocidade, que está neste momento a adquirir e, por isso, o Europeu de Pista Coberta não é um grande objectivo por si só, mas será um ponto de passagem da preparação de Nelson Évora para o Mundial de Ar Livre.
Actualmente o grupo de treino de João Ganço treina maioritariamente na Nave Coberta do Jamor, tal como a maioria dos atletas de Alta Competição.
|