|
West Ham e Tottenham disputam Estádio Olímpico de Londres.
As pressões para a manutenção da pista de atletismo após os Jogos Olímpicos têm vindo de vários organismos diferentes.
Os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ainda estão há distância de cerca de ano e meio, mas com as infra-estruturas já praticamente concluídas, ficando por concluir as acessibilidades e outras estruturas, como a aldeia olímpica, decide-se agora o futuro da pista que será instalada no Estádio Olímpico. Abertas as candidaturas, dois clubes mais vocacionados para o futebol, Tottenham e West Ham, disputam o estádio e neste particular, apenas o West Ham promete manter a pista. A proposta do Tottenham pretende arrancar a pista após os Jogos Olímpicos de Londres, para manter proximidade do público aos jogos. Percebendo o erro, o clube tentou emendar a questão, prometendo a construção de uma pista no estádio do Crystal Palace, apesar deste clube já ter declarado não estar demasiado interessado na opção.
Recentemente o presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, mostrou-se agastado com a opção de terminar com a pista de atletismo do novo Estádio Olímpico de Londres, numa clara ofensiva à proposta do Tottenham. Aliás, dentro da comunidade desportiva, a proposta do West Ham está a ser melhor acolhida, mas as decisão só se consumará no final deste mês.
Entretanto, também o presidente da Associação Europeia de Atletismo, Hansjorg Wirz, já veio defender a manutenção da pista, com um apelo expresso de forma muito directa: “manter a pista de atletismo deve fazer parte de qualquer projecto futuro para um Estádio Olímpico”. Ao manter a pista, Wirz considera ser possível o acolhimento de futuras grandes competições, como Europeus, Mundiais e Meetings e relembrou a utilidade do Estádio de França, em Paris, que além de grandes competições de atletismo, já recebeu um Mundial de Futebol, duas finais da Liga dos Campeões e a Taça do Mundo de Rugby.
Estão, assim, lançados os dados para a decisão final. Em qualquer dos casos, esta passagem do Estádio Olímpico de Londres para a mão de um dos clubes de futebol, apenas ocorrerá a partir da época 2014/2015.
|