|
Cesar tem tudo a postos para uma grande festa.
O palco está montado para Cesar acolher pela primeira vez o Campeonato Nacional de Estrada, prova que vai para a sua 12ª edição.
O Campeonato Nacional de Estrada promete este ano alguma festa, a avaliar pelo espírito organizativo da Villa Cesari, que já tem tudo pronto para que amanhã o evento seja um sucesso, quer desportivo, quer organizativo.
No ano passado, quando o evento foi Distrital de estrada, Fernanda Ribeiro (Individual) abrilhantou o evento, com vitória masculina de Kennethe Kiplimo. Este ano as disputadas pelas vitórias deverão ocorrer entre os participantes do Campeonato Nacional de Estrada. Os actuais campeões nacionais, Licínio Pimentel (Conforlimpa) e Sara Moreira (Maratona), marcarão presença, numa prova que ocorreu há um ano na Ilha do Pico. Para este ano, não será tão provável uma vitória de Licínio Pimentel, que já anunciou vir com objectivos de ajudar a equipa a ser campeã nacional de equipas. Contudo o seu colega de equipa, Hermano Ferreira, poderá ser o grande candidato à vitória, a observar pelo momento de forma que apresentou em Novembro e Dezembro. A grande disputa deverá ocorrer no colectivo, entre o Maratona Clube de Portugal e a Conforlimpa, com a segunda a partir com ligeiro favoritismo.
Em femininos, Sara Moreira poderá até repetir a vitória do ano passado, embora possa ter uma forte oposição por parte da sua colega de equipa, Dulce Félix. Aqui a disputa pelo colectivo parece não ter grande discussão, com o Maratona Clube de Portugal a apresentar-se como equipa favorita à vitória, mais uma vez. O SC Braga é o clube com maior capacidade de fazer frente ao Maratona, embora seja muito pouco provável uma vitória do clube bracarense.
Amanhã espera-se cerca de um milhar de participantes, entre atletas populares, de campeonato nacional e das provas jovens. A maioria levará para casa um prémio utilitário, uma tradição que se vem mantendo em Cesar, com o forte apoio da indústria local, que não deixou de se associar à iniciativa.
PERCURSO EM CIRCUITO PROMETE ESPETÁCULO
Com um circuito de 5 quilómetros de extensão, a prova tem tudo para prometer espetáculo, já que começa junto ao local de meta e tem três passagens nessa zona, com a última passagem a constituir a chegada do evento. Ali, no centro de Cesar, são esperados mais de mil espetadores, que terão oportunidade de acompanhar as provas numa bancada.
O percurso apresenta algumas subidas, mas menos íngremes relativamente à prova do ano passado. As estradas foram hoje totalmente desimpedidas e limpas, para que não faltem condições ao correcto desenrolar do evento. O circuito foi certificado pela Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato, hoje inspeccionado por Fernando Fernandes, o seu presidentes.
EVENTOS COMEÇAM ÀS 9:15
A 12ª edição da Prova de Atletismo de Cesar terá começo às 9:15, com o escalão de infantis, seguindo-se os escalões de iniciados, juvenis e juniores. Para aquecer para o Campeonato Nacional de Estrada, decorrerá ainda o evento dos Benjamins. Às 11:15 começará o Campeonato Nacional de Estrada, com os atletas masculinos e femininos a saírem à estrada em conjunto.
A prova terá a colaboração técnica do Atleta-Digital, à imagem do que já aconteceu em edições anteriores.
PROGRAMA-HORÁRIO:
09:15 – Infantis (Masc/Fem)
09:30 – Iniciados e Juvenis (Fem)
09:50 – Iniciados e Juvenis (Masc)
10:10 – Juniores (Masc/Fem)
10:45 – Benjamins (Fem)
10:50 – Benjamins (Masc)
11:15 – CAMPEONATO NACIONAL DE ESTRADA (Seniores e Veteranos)
Enviado Especial : Edgar Barreira
|