|
Projecto chegou a estar comprometido.
A nova proposta e a palavra da ministra Isabel Alçada, reverteram situação inicial, que punha em causa todo o conceito de Desporto Escolar.
O Desporto Escolar tem garantido aos desportos em Portugal, ao atletismo em particular, alguns dos valores da modalidade. Recentemente os projectos Mega vieram motivar o desenvolvimento do atletismo jovem e também a cativação de agrupamentos escolares para a prática continuada do atletismo.
Durante esta semana, o Desporto Escolhar esteve condenado, passou por uma fase transitória e terminou com a palavra da ministra da edução, Isabel Alçada, a desmentir o fim do Desporto Escolar, declarando que o mesmo se manterá nos actuais moldes, mas com regulamentação própria.
Ao longo da semana as reacções não se fizeram esperar, quer por parte de professores, onde chegou a correr uma petição pública sobre o assunto. Também ao nível das federações essa situação foi acompanhada com particular sensibilidade e não terá sido alheia uma eventual intervenção do Secretário de Estado do Desporto, para tentar impedir o progresso do desmantelamento do Desporto Escolar.
Para Carlos Santos, responsável pelos Projectos Mega desenvolvidos pela Federação Portuguesa de Atletismo, “os actuais agrupamentos escolares poderiam desaparecer”, referindo-se a núcleos escolares que têm feito uma forte aposta no atletismo. A anterior proposta não incluía as horas de Desporto Escolar nos horários dos professores e comprometeria iniciativas quer no litoral, mas fundamentalmente no interior de Portugal.
Com o voltar à estaca zero, o Desporto Escolar poderá assim continuar a desenvolver-se num clima de aparente calma, após o tormento, face à palavra do Estado quanto à manutenção do investimento nesta área.
FINAL DO PROJECTO MEGA, EM VENDAS NOVAS
Será a 1 e 2 de Abril que se disputarão as finais do Projecto Mega (Sprint, Salto Km), com disputa na pista de Vendas Novas, no distrito de Évora. Esta iniciativa marcará, assim, o grande evento de Desporto Escolar ao nível do atletismo, sem esquecer o Corta-Mato, que provavelmente terá disputa a 12 de Março, em conjunto com o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, em Vila Nova da Barquinha (Santarém).
|