Atletas preparam a 100% a pista coberta

Quarta, 12 Janeiro 2011
Atletas preparam a 100% a pista coberta

Nave do Jamor e protocolo em Pombal, garantem preparação.

A época de pista coberta está bem definida até aos Europeus de Pista Coberta, onde Portugal poderá até ter aspirações... 

Apesar da época de pista coberta já ter começado, com a disputa no passado fim-de-semana das Taças FPA, além de outras provas regionais e de Veteranos, foi hoje oficialmente apresentada a época de Inverno, bem como os objectivos para os Europeus de Pista Coberta e ainda a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Pombal e a Associação Distrital de Atletismo de Leiria.

As novidades ao nível do calendário acabam por ser poucas em relação ao ano anterior, embora se justifique a mudança de nome do Campeonato Nacional de Sub-23, para Campeonato Nacional de Esperanças, motivado pela presença de Juniores, uma alteração de nomenclatura que deverá também ocorrer na época de Ar Livre.

POMBAL LOTADO ESTA ÉPOCA, MAS ESPINHO REGRESSA PARA O ANO...

O município de Pombal, pela voz do seu presidente, Narciso Mota, veio mostrar a Lisboa o seu apreço pela modalidade e a promessa de dois novos espaços que poderão interessar ao atletismo. Por um lado a construção de uma pista de atletismo com seis corredores no Estádio Municipal, obra há muito pedida pela comunidade do atletismo e também uma eventual “construção de um pavilhão multidesportivo prioritariamente para prática do atletismo”, destacou Fernando Mota, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo. Esta construção permitiria dar outras condições à pista coberta de Pombal, nomeadamente para o público.

Hoje mesmo acabou por ser assinado um protocolo de parceria entre o município de Pombal e a ADAL, no sentido da cooperação estratégica necessária para este ano a pista instalada na Expocentro ser totalmente ocupada, quer pelo Desporto Escolar, quer por competições regionais e, claro, as nacionais. Nunca em Pombal se observou uma taxa de ocupação tão elevada, que leva mesmo que a ADAL rejeite algumas presenças, embora, segundo Aníbal Carvalho, presidente desta entidade, exista a possibilidade de ainda “reservar uma ou duas sexta-feiras para atletas alcançarem marcas”.

As únicas provas ainda em dúvida, mas que se realizarão em Pombal, são o Campeonato Nacional Universitário, em pista coberta e o Meeting de Pombal. As datas previstas para a sua realização são de 19 e 20 de Fevereiro, respectivamente.

Para o ano, toda esta situação provocada pela indisponibilidade da Nave de Espinho, não deverá ocorrer já que, segundo Fernando Mota, “há um compromisso do presidente da Câmara Municipal de Espinho”, para disponibilizar o espaço, que muita falta tem feito aos distritos do Porto e Aveiro.

Protocolo CM Pombal - ADAL

NAVE DO JAMOR COM MAIS DE 7000 ENTRADAS

A novidade na época de treino, principalmente ao nível do Alto Rendimento, foi a disponibilização da Nave do Jamor, um espaço coberto, que foi luta da comunidade do atletismo durante mais de 20 anos. De Outubro até cá, contabilizaram-se mais de 7000 entradas, seja dos treinos de Alta Competição, seja em concentrações de atletas e formação de treinadores, um número que mostra a utilidade deste espaço, que tem congregado técnicos e atletas no mesmo.

É com esta dinâmica que a Federação Portuguesa de Atletismo pretende dar seguimento ao projecto de desenvolvimento da modalidade, sendo a Nave do Jamor um dos locais de treino favoritos a todos os atletas que pretendem estar no Europeu de Pista Coberta. O caso mais flagrante acaba por ser o de Francis Obikwelu, que voltou a querer preparar 60 metros e que se sente, mais que nunca, apegado a Portugal. Mas atletas como Naide Gomes, Nelson Évora ou Arnaldo Abrantes, mostram-se gratos a esta pista e também à disponibilidade de Pombal para competir. “Em nome de todos os atletas, agradeço podermos competir em Pombal”, comunicou Naide Gomes aos representantes, numa conferência de imprensa que teve justamente lugar na Nave do Jamor.

Naide Gomes, Arnaldo Abrantes e Marco Fortes ofertaram à Câmara Municipal de Pombal e ADAL camisolas autografadas, como motivo de agradecimento pela disponibilização da pista de Pombal para as competições de Inverno em Portugal.

Protocolo CM Pombal - ADAL

EUROPEU DE PISTA COBERTA, COM PORTUGAL QUASE A 100%

Em Paris, no próximo mês de Março, as expectativas de Portugal no Europeu de Pista Coberta poderão ser elevadas, já que Nelson Évora encontra-se totalmente recuperado e Naide Gomes quererá atacar o título no salto em comprimento. A estes nomes juntam-se os de Arnaldo Abrantes e Francis Obikwelu, que podem protagonizar excelentes duelos já este mês, em Portugal, sem esquecer a grande surpresa com o “renascimento” de Yazaldes Nascimento para a distância. Também recentemente Sara Moreira mostrou-se com muita “fome” pelas medalhas e, por certo, tentará em Paris o mesmo ou melhor que obteve há dois anos em Turim. Portugal terá outros argumentos, possíveis para o Director Técnico Nacional, Prof. José Barros, que avalia positivamente o início da época com as Taças FPA, mas não arrisca prognósticos: “As expectativas é a manutenção dos resultados...”.

Apesar da Federação Portuguesa de Atletismo ter dificultado 11 dos 22 mínimos, relativamente a 2009, José Barros acredita que tal servirá de estímulo para a melhoria dos melhores portugueses da actualidade. Contudo deverá ser provável a chamada de alguns atletas sem mínimos, estando isso previsto nos critérios de selecção. Aliás, em Barcelona, no passado mês de Julho, José Barros admitia que Paris poderá ser um momento para uma maior presença de portugueses, embora hoje tenha realçado, a necessidade da obtenção de bons resultados para a chamada à selecção.

Enviado Especial : Edgar Barreira (texto e fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2