|
Competição de referência não terá lugar este ano.
O desinvestimento progressivo, levou ao cancelamento desta competição, por onde passaram alguns dos principais atletas portugueses, britânicos e espanhóis.
A edição deste ano estava planeada para o próximo dia 30 de Janeiro, novamente a realizar-se no alto de Santa Irita da Azóia. Mais uma vez as dificuldades financeiras vieram atormentar o evento, que todos os anos mobilizava os melhores portugueses, espanhóis e britânicos, apesar de nos últimos anos de existência desta prova, a hegemonia tenha sido britânica.
Com um corte substancial nas contas relativas ao Desporto da Câmara Municipal de Loures, a opção foi pelo cancelamento desta prova, que levou também a que a Associação de Atletismo de Lisboa planeasse novo local para os Campeonatos Regionais de Corta-Mato Curto (provavelmente terá disputa na Arruda dos Vinhos).
Perde-se, assim, a oportunidade de ver um duelo entre as selecções de Portugal, Espanha e Grã-Bretanha, que ao que o Atleta-Digital sabe, chegaram a ser contactadas para voltarem a Portugal, depois de terem passado recentemente para o Europeu de Corta-Mato. No entanto este não é um problema recente e o desinvestimento no evento tem levado a várias dúvidas sobre a continuidade do evento.
Quase sempre realizada no concelho de Loures, passou pelo percurso de corta-mato de Santo António dos Cavaleiros e mais recentemente pelo Parque Urbano de Santa Iria da Azóia, a prova teve passagem por outros concelhos da grande Lisboa, como o concelho da Amadora. Pela competição passaram alguns dos bons valores nacionais e europeus da especialidade, como o português Eduardo Mbengani ou a britânica Stephanie Twell.
Os cortes no atletismo levaram também a que a 27ª edição do Troféu “Corrida das Colectividades do Concelho de Loures” tenha emagrecido em número de provas, embora se tenha considerado importante o regresso da iniciativa Loures Atleta Jovem. O calendário, desta época, do Troféu “Corrida das Colectividades do Concelho de Loures” será então o seguinte:
9 de Janeiro – 11º Circuito do Centenário da Coop. A Sacavenense/Milha Urbana de Sacavém
20 de Fevereiro – 7ª Légua do Infantado
27 de Fevereiro – 13º Corta-Mato de Santo António dos Cavaleiros
10 de Abril – 6ª Corrida Freguesia da Bobadela
17 de Abril – 16ª Milha Urbana de Moscavide
25 de Abril – 37º Grande Prémio de Camarate
15 de Maio – 5º Circuito da Freguesia de S. João da Talha
22 de Maio – 12ª Corrida “10 Kms de Vila de Rei”
5 de Junho – 10ª Corrida do Oriente
10 de Junho – Rampa do Moínho
26 de Junho – Milha Urbana “Fonte das Almoínhas”
|
Enquanto nao existir uma limpeza de interesses e varrer esses senhores que dizem viver para o atletismo (se bem que acho que vivem do atletismo) o nosso desporto andará pelas ruas da armagura.