|
Distinção da Associação Europeia de Atletismo.
O triplista francês Teddy Tamgho e a lançadora croata Sandra Perkovic, foram as “Rising star” do ano, na Europa.
O prémio do ano “Rising Star” é um prémio instituído pela Associação Europeia de Atletismo, que pretendem reconhecer futuras estrelas do atletismo europeu, com nomeados até aos 21 anos de idade.
O francês Teddy Tamgho, conheceu uma época frutuosa, já que estabeleceu o recorde mundial de triplo salto em pista coberta, durante o Mundial de Pista Coberta, falhando a vitória no Europeu de Ar Livre, onde foi terceiro classificado. No entanto conseguiu 11 vitórias individuais nesta época com grandes marcas na sua especialidade (17.98 metros ao Ar Livre e 17.90 metros na Pista Coberta). Os anteriores vencedores deste prémio haviam sido o italiano Andrew Howe (2007), o britânico Raphael Holzdeppe (2008) e o francês Christophe Lemaitre (2009), este último uma das estrelas do ano, principalmente no Europeu de Ar Livre.
A croata Sandra Perkovic, de apenas 20 anos, teve o seu ponto alto com o alcance da medalha de Ouro, nos Europeus de Ar Livre, na especialidade de lançamento do disco. A atleta, que já havia sido medalhada em competições internacionais jovens, revelou-se ao mais alto nível nesta época, onde lançou onze vezes acima dos 63 metros, num total de 17 competições, um número impressionada para uma tão jovem lançadora. As britânicas Jessica Ennis (2007) e Stephanie Twell (2008) e ainda Karoline Grovdal (2009), foram as anteriores vencedoras deste prémio.
|