|
Maratona de Nova Iorque aposta muito forte este ano.
Para Dulce Félix a presença na Maratona de Nova Iorque será a primeira grande experiência na distância, mas a vida não será fácil, com adversárias de luxo...
A oportunidade de Dulce Félix preparar a Maratona de Nova Iorque, foi como que uma mudança de estratégia, forçada, mas que parece estar a funcionar bem. A avaliar pela marca alcançada na Meia-Maratona de Newcastle, mesmo que não homologada por causa da diferença de altura entre a partida e chegada e segundo as palavras da fundistas portuguesa, a Maratona de Nova Iorque poderá até abrir portas a futuros objectivos na distância.
Com treinos destinados à competição e com um estágio de 12 dias planeado para depois da Taça dos Clubes Campeões Europeus, a atleta pretende que tudo corra bem até Nova Iorque e até aulas de inglês tem tido para nesta e noutras competições poder estar disponível para conversas com a imprensa estrangeira e também com as suas adversárias.
E são as adversárias que mais poderão assustar Dulce Félix na Maratona de Nova Iorque, já que europeias como a francesa Christelle Daunay, as italianas Bruna Gevonese e Console Rosária e ainda a britânica Mara Yamuachi, possuem todas recordes abaixo das 2:27 horas. Isto só falando das europeias, já que a recente vencedora da Meia-Maratona de Portugal, Mary Keitany, é uma das favoritas à vitória, embora não esteja sozinha já que Kim Smith (Nova Zelândia), Werknesh Kidane (Etiópia), Blake Russell e Shalane Flanagan (Estados Unidos da América) e outras atletas de valia, onde a grande ausente é mesmo Deena Kastor, que vai ser mãe em Março de 2011. A última vencedora europeia foi a letã Jelena Prokopcuka, que ganhou a competição nos anos de 2005 e 2006, sendo que não será fácil que uma europeia torne a ganhar neste ano.
Do lado masculino, sem atletas portugueses, o lote de presenças é igualmente de enorme valia, com Haile Gebrselassie e Gebre Gebremariam (Etiópia), Arata Fujiwara (Japão), Abel Kirui, Peter Kamais e Emmanuel Mutai (Quénia), Meb Keflezighi e Dathan Ritzenhein (Estados Unidos da América) e ainda o campeão europeu Viktor Rothlin (Suíça) compõe o lote masculino que lutará pela vitória. A presença do recordista mundial, Haile Gebrselassie acaba por ser fundamental para o prestígio da competição.
A Maratona de Nova Iorque irá para a estrada no dia 7 de Novembro, naquela que é uma das Maratonas mais conhecidas em todo o Mundo, com a participação de 35 mil pessoas, onde as inscrições são feitas com um ano de antecedência e em alguns casos até sorteadas, conferindo um prestígio extra à competição.
|