Porto extingue atletismo

Quarta, 22 Setembro 2010
Porto extingue atletismo

Em causa o novo regulamento.

Numa medida que vinha a ganhar força nos últimos dias, Fernando Oliveira veio tornar oficial e anunciou a extinção da secção de atletismo portista. 

Primeiro a certeza do terminar do atletismo sénior, agora a extinção da secção de atletismo, o Futebol Clube do Porto reagiu assim ao novo regulamento de inscrição de atletas, cujas alterações considera : “indecorosas, ilegais e feitas com o único propósito de lesar o clube”.

Mas mais grave ainda, a certeza de que esta extinção não tem prazo de término, depende da continuidade do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota, à frente do maior organismo nacional de atletismo, que não se espera para breve.

A acusação de Fernando Oliveira, director da secção, vai até mais longe, já que o mesmo considera que esta alteração de regulamentos “foi feita à medida” do Sporting, surgindo exactamente após a equipa portista conseguir “roubar” o título nacional de equipas, ao Ar Livre, ao Sporting. Aquela que Fernando Oliveira e também Nuno Fernandes, presidente da Associação de Atletas de Alta Competição, consideram ser uma alteração brusca dos regulamentos, terão prejudicado o Futebol Clube do Porto, já que o clube teria já feito quatro contratos. Aliás, o departamento jurídico do clube portista já trabalha no sentido de “responsabilizar a federação da atrocidade que está a cometer. O FC Porto deverá ser ressarcido das verbas já despendidas com atletas", concluiu.

Entre vários argumentos, o fim da secção é no ver do responsável portista acaba por ser natural, sentindo uma perseguição da Federação Portuguesa de Atletismo ao Futebol Clube do Porto: "Se não querem que o FC Porto seja campeão nacional, então não percam mais tempo, nós desistimos".

Com esta medida, perto de uma centena de atletas vê-se neste momento sem clube, numa altura em que falta pouco mais de uma semana para o fecho do prazo de transferências. Estão em causa, na maioria, atletas jovens, que vinham mostrando potencial e disso é prova, relativamente à equipa júnior masculina, campeã nacional. Quanto à vaga deixada pela equipa portista na Taça dos Clubes Campeões Europeus, é mais que provável que o Sporting acabe por preencher essa vaga, num ano em que potencialmente se apresentará mais forte que no ano passado.

Em reacção, Abreu Matos, coordenador técnico do atletismo sportinguista, não tem dúvida que as regras são para todos e que têm também constrangimentos para a equipa leonina: "As regras mudaram para o FC Porto e para todos os outros. O Sporting também não pode ter, na prática, nenhum estrangeiro em alguma especialidade na qual necessite porque o conjunto de critérios exigidos nos novos regulamentos são quase inatingíveis".

| Mais


Comentarios (25)add feed
... : Toni
Acho muito bem.
Se não podem vencer furando os regulamentos desistam já.
Assim pelo menos não enganam mais nenhum atleta que para lá vá na esperança de um futuro melhor.
Vão despedir novamente atletas por SMS!?Como o ano passado!?
Ai ai...o pessoal bem sabe o que estes bimbos querem.Não interessa ter uma equipa a sério,com atletas pagos todo o ano não é!?
Mais vale arranjar dois fins de semana pagos a umas estrangeiras e fica resolvido.Está feita a melhor equipa feminina do país...Muito bonito.

Apenas gostaria de saber uma coisa,onde é que o Sr.Engenheiro vai arranjar um tacho se acabar com o seu próprio emprego!?Já deve estar tratado,não é!?Agora os atletas,claro,ficam de mãos a abanar...
Setembro 23, 2010
Para o Toni Bebado Trafulha do clube do Garrafão tem Tento na Lingua seu Sanguessuga : MaximusInvictus
Na época passada, o FC Porto apostou forte na sua equipa de Atletismo feminino, tendo contratado oito atletas dos países bálticos, entre as quais se destacava a letã Ineta Radevica (sagrou-se recentemente campeã europeia do salto em comprimento em Barcelona, batendo Naide Gomes).

Em consequência desta aposta na modalidade, os Nacionais de clubes (pista coberta e ar livre) foram muito mais disputados e, em Junho último, a equipa feminina azul-e-branca sagrou-se campeã nacional, terminando com uma série de 13 títulos consecutivos do Sporting.

O poder instalado na capital, que estava habituado a ganhar sem concorrência e com uma perna às costas, não se conformou com esta derrota. Contudo, em vez de responderem dentro das pistas à melhoria da equipa do FC Porto e ao aumento de competitividade na modalidade, foram pelo caminho que já começa a ser habitual quando os clubes da capital são derrotados: a Secretaria.

O regulamento, que sempre foi excelente enquanto os clubes da capital disputavam entre si os títulos nacionais, passou a ser péssimo e vai daí há que mudar o regulamento! Como? Cortando o “mal” pela raíz, isto é, passando a proibir os clubes portugueses de contratar atletas estrangeiros (incluindo europeus) que nos 12 meses anteriores tenham competido pela sua selecção nacional, ou tenham participado nos campeonatos nacionais dos seus países. Para se ter uma ideia do ridículo da coisa, esta norma agora introduzida é ainda mais exigente do que a regulamentação europeia, que prevê a utilização de dois atletas estrangeiros na Taça dos Campeões Europeus.

Aplicado ao futebol, este regulamento obtuso da Federação Lisboeta... perdão, Portuguesa de Atletismo impediria a contratação de jogadores como Fucile, Álvaro Pereira, Falcao, Hulk, Maxi, Luisão, David Luiz ou Cardozo, pelo simples facto de terem jogado pelas suas selecções nos últimos 12 meses. Ou seja, os clubes podem contratar os atletas estrangeiros que quiserem, mas desde que sejam fraquinhos...

Esta alteração do regulamento, tendo por alvo a abater o FC Porto, para além de ser potencialmente ilegal (não sou jurista, mas penso que em Portugal não é possível impedir a contratação de cidadãos da UE) mostra a verdadeira estirpe desta gente e do que são capazes para manter o domínio e privilégios de que gozam há longos anos.
Setembro 23, 2010
... : Xavier
Cada um sabe de si e não faltará quem venha defender o dirigente desportivo que faz essas afirmações, mas para mim, são ridículas.

Onde já se viu, acabar com uma secção de um clube que se diz e quer "GRANDE" por causa de um regulamento da treta. Sim também não concordo com o regulamento, mas acho triste demais culpar-se o erro (leia-se regulamento) da FPA para a falta de empenho no desenvolvimento daquela secção do FCP.

Quem dirige aquela secção trabalhou mal e mal e mal durante anos e agora vem com cantigas e desculpas para acabar com a secção.

Perguntas: será que é assim tão importante para o FCP (um clube que tem pessoas trabalhadoras e com vontade) fazer época com estrangeiras? Onde está então a verdade de "somos os máiores carago!!!"?

Peguem nos Juniores e em outros atletas com vontade e criem uma equipa forte e à FCP. que interessam 3 ou 4 ulcranianas? só para poderem lutar contra o SCP nos Camp. Nac. de Clubes? o orgulho de ser do FCP passa só por aí? triste.
Setembro 23, 2010
fim da secção de atletismo do fcp : maria florbela
concordo plenamente c/ o sr Xavier.
o campeonato não deve ser só entre o FCP e o Sporting .
este último tem investido nos miúdos tal como outros clubes grandes e pequenos e só porque um clube tem muitos milhões p/ investir, compra uma fornada de estrangeiros para fazer umas provas específicas e já está.
deturpa completamente o espírito da coisa.
é pena que esta desculpa esfarrapada acabe com os sonhos de tantos miúdos (e graúdos) com muita classe no FCP.
não pega essa desculpa.
e a linguagem ordinária também não fica bem a ninguém.

Setembro 23, 2010
pensamentos : Zé do telhado
O Fcp está no seu direito de acabar com a secção, senão concorda com os regulamentos, e a verdade é que estão feitos para que quem esteja na federação faça o que muito bem entender, visto que os clubes não tem voto na matéria nas decisões da federação, estão "representados" pelas Associações, estas que estão na quase totalidade controladas por esta direcção da federação.
O que o Fcp devia fazer era meter a Fpa em tribunal, e pedir uma indemnização se pensa que os seu direitos foram violados.
Mas acho que o Fcp está a dar uma oportunidade única e a fazer, mesmo sem o saber, um serviço ao Atletismo português. é tempo de as pessoas que fazem parte da fpa saírem, tudo tem o seu prazo de validade e estes já o expiraram a muito. O atletismo cada vez está pior, os fundos estatais são utilizados para alguns se orientarem, o presente demonstra que no futuro o estado irá dar cada vez menos dinheiro a fpa, infelizmente os fundos que o estado dá não são devidamente fiscalizados, porque se assim o fosse estes ditos "dirigentes" já estariam fora da fpa a muito tempo.
houve se muitas Estórias sobre a fpa, favorecimento de uns em detrimento de outros, a fpa diz que nunca tem dinheiro, desaparecimento de fundos. o que a federação necessita é de uma investigação da judiciária para determinar se não há desvios de fundos e trafico de influencias como aparenta existirem.
o Futuro do atletismo está numa altura crucial, ou evolui (para isso é necessario uma nova federação, novo sangue, pessoas com ideias novas modelo de desenvolvimento novo) ou torna-se o que já se percebe que se irá tornar um desporto sem interesse nenhum (se já não o é aos olhos da sociedade nacional)
Setembro 23, 2010
... : Xavier
Olha lá, não caias do telhado, Zé.
Setembro 23, 2010
VERGONHA.... : Fyssas
Sou sócio do FCP. Ponto Prévio.
smilies/grin.gifesculpem lá mas essa desculpa de que é para o bem do Atletismo PortuguÊs não pega... Para isso baniam os estrangeiros TODOS. Agora como querem que os nossos jovens evoluam se não podem competir contra os Melhores??? Preferem po-los a competir contra estrangeiros de qualidade duvidosa que nem vão a selecção, pois esses o Sr. Presidente da Federação já não lhe incomoda que venham pois já n fazem frente ao SPORTING!!!! Vergonhoso...
Setembro 23, 2010
... : Olga Santos
A minha opinião é que talvez a federação devesse ter aplicado as regras europeias. Permitir que pelo menos 2 atletas estrangeiros podessem competir nos camp. nacionais de clubes. Dou um exemplo: um jovem atleta, que saia do seu país e imigre para Portugal, inscreve-se num clube português, no seu país já representou a selecção, logo no ano seguinte em Portugal, não poderá competir nm campeonato de clubes, só porque tem a infelicidade de ser bom e por motivos pessoais ter de vir fazer vida para Portugal. É injusto.

Talves o Porto tenho razão num aspecto, tirou a grande hegemonia ao Sporting que conquistou nos últimos 13 anos, e isso foi motivo suficiente para se iniciarem guerras que só estão a prejudicar o atletismo Português. Estou a dizer isto e até sou Sportinguista atenção. Por bem, acho que o regulamento deveria permitir sim que sew abrangesse um pouco mais os estrangeiros, afinal eles também não têm a culpa, e um certificado de residência, seria o suficiente para a federação, penso eu.
Setembro 23, 2010
Tanto ingenuo : Manuel Pinto
1º, o Xavier.
Ou nao sabe do que fala ou é sonhador. Qualquer junior que prometa ser vencedor em sénior, seja do FCP, do JOMA, da JV ou de outro qualquer, vai parar ao Sporting, que paga nao o dobro, mas o triplo. É por isso que a concorrencia se tornou impossivel. O Sporting, em cada especialidade, tem o melhor, o segundo melhor e até o terceiro melhor. Um efectivo e dois suplentes.

2º, a maria florbela.
smilies/grin.gifesculpe, mas nao faz ideia do que esta a falar. O Sporting nao tem formação. Compra já "formado". O FCP não tem milhões. Foi buscar estrangeiras porque lhe sai mais barato dar 1000 euros a cada uma, pagar o bilhete de aviao e duas noites de hotel do que pagar 1500 euros mensais um ano inteiro a uma portuguesa de terceira categoria que tentou antes comprar por 500 mas a quem o Sporting depois triplicou o ordenado. Portanto, quanto a "deturpar o espirito da coisa" estao os dois clubes no mesmo comboio.

3º, a Olga
Sim senhor, és atleta e tens toda a razao. Duas estrangeiras de qualidade por clube e teríamos um campeonato com maior qualidade e espaço para as portuguesas. Pena que o senhor Mota não tenha a tua inteligência, isto sem te querer comprometer, senao era uma vez uma carreira...



A verdade, inteirinha, é que o FCP portou-se mal ao trazer um aviao cheio de estrangeiras, mesmo sendo essa a unica forma de alguem tirar um titulo ao Sporting

A verdade é que o Sporting se porta mal ha anos e tanta gula vai acabar com o atletismo portugues. Os outros clubes cansam-se de formar atletas para os ver fugir quando chegam a bons e o proprio SCP tem os dias contados: agora que é o director do andebol a mandar no atletismo, o orçamento vai diminuir até chegar a zero. É só o velho morrer e verão se nao tenho razao.

A ultima e maior verdade é que a FPA está ao serviço do SCP e fez-lhe com a lei salazarista um favor que ate ao SCP assustou, pois agora vai ter prejuizo ao ir buscar duas estrangeiras para a Taça Campeoes Europeus e nao as poderá fazer alinhar em Portugal. (Esta, confesso, dá-me vontade de rir)
A lei aprovada pela FPA é algo que nunca se viu (o Benfica tem na formação uma miuda russa ou ucraniana ha anos; se por acaso a selecção do seu país a chamar, o Benfica terá de a dispensar depois. Já viram coisa mais ridicula?) e que vai ter um resultado lindo: quando o FCP ganhar o processo em tribunal à FPA, pedindo uma indemnização para pagar os ordenados das lituanas, vai ser o nosso dinheiro, o do Estado, a pagar às moças para elas nao virem cá correr.

Por ultimo, e nisso é que temos de pensar todos, esta pega Mota/Engenheiro, com o velho na sombra, deu o lindo resultado de termos uma dezena de bons treinadores no desemprego (e bons já são poucos no atletismo) e uma centena de atletas sem saber o que fazer. No nosso atletismo, metade deles iria sempre perder-se. Assim, talvez se percam todos!

Obrigado engenheiro, obrigado presidente, obrigado Senhor Atletismo

Setembro 24, 2010
concordo : jotapirata
Sr. Manuel Pinto... finalmente alguém com bom senso. Tem toda a razão e sublinho 99% do que diz.
Setembro 24, 2010
Desconhecimento total : Bacocos
Todas as afirmações que aqui li, denotam um grande desconhecimento da modalidade e dos seus regulamentos, por isso continua a imperar o poder absoluto no Largo da Lagoa, comandado pelos manos Mota e pelo compincha Salcedo.

Acham que esta é mesmo a discussão que interessa ao Atletismo português? Se o Porto acabou, paciência.

O que interessa discutir no atletismo, e que os brilhantes encefalos dos jornais e dos foruns não discutem, é como acabar com a disparidade existente entre o litoral e o interior. Se queremos uma modalidade mais forte, com uma grande capacidade de captação de talentos, não podemos andar a discutir o que o Porto faz ou deixa de fazer.

Por exemplo, vamos discutir o que é essa coisa do Programa da Marcha e Corrida, que resultados já deu? Que crescimento está a ter? Qual o retorno do investimento já feito? Quem são as pessoas que comandam o programa, e quem se anda a abotoar com o dinheiro que o estado dá?

Vamos discutir as equipas técnicas da Federação, vamos discutir as contas da federação, vamos ver quem são os amigos que este ano vão entrar na Federação, vamos analisar os critérios de entrega de verbas às Associações, vamos ver quem são os atletas que vão para estágio, e com quem treinam esses atletas, vamos ver quanto é que a federação paga ao técnicos que nada fazem, colaboradores disto e daquilo.

VAMOS DISCUTIR O ATLETISMO!
Setembro 24, 2010
Um Manuel Pinto que parece Pinho : Pinheiro Manso
Análise da intervenção do Manuel Pinto "Pinho"
"A ultima e maior verdade é que a FPA está ao serviço do SCP e fez-lhe com a lei salazarista um favor que ate ao SCP assustou, pois agora vai ter prejuizo ao ir buscar duas estrangeiras para a Taça Campeoes Europeus e nao as poderá fazer alinhar em Portugal. (Esta, confesso, dá-me vontade de rir)" - O que dá vontade de rir é o teu desconhecimento. Antes também nas as pederia usar, para isso tinham que fazer 12 provas nos últimos 6 meses

"A lei aprovada pela FPA é algo que nunca se viu (o Benfica tem na formação uma miuda russa ou ucraniana ha anos; se por acaso a selecção do seu país a chamar, o Benfica terá de a dispensar depois. Já viram coisa mais ridicula?)" - Já leste o regulamento? Se representou a selecção, pode provar que está a viver em Portugal há dois anos, e aí sim, pode participar no nacional de clubes.

"quando o FCP ganhar o processo em tribunal à FPA, pedindo uma indemnização para pagar os ordenados das lituanas, vai ser o nosso dinheiro, o do Estado, a pagar às moças para elas nao virem cá correr."O dinheiro das Federações não vem dos impostos dos contribuintes, mas sim das Apostas Mútuas. INFORMA-TE


MANUEL PINTO - Dedica-te à pesca, porque de atletismo não pescas nada!
Setembro 24, 2010
Analise dos argumentos da fpa : Analista
No jornal record a fpa reagiu às acusações do fcp.
vamos analisar ponto por ponto.

"Tudo foi decidido pela grande maioria da Assembleia Geral da FPA, que inclui as associações regionais, os atletas, treinadores, juízes, organizadores de provas"- maioria destes intervenientes não defende os interesses dos praticantes da modalidades mas antes os seus interesses, são o que se chama na gíria tacheiros.

"simplesmente, achou que se devia impedir aquilo que se passou: a importação episódica de atletas estrangeiros"- este fenómeno já ocorria em Portugal com atletas portugueses ao serviço do Scp, Fcp e Slb, vejamos as irmãs Tavares, estas vivem em França e deslocam se a Portugal para competir nos nacionais de clubes e nos campeonatos de Portugal,bem como obikwelu quando vivia em Madrid. Bem não são estrangeiros mas são alugados por um fim de semana. O formato dos campeonatos de clubes, está organizado de forma a só existirem 2 provas ao ar livre, apuramento e final, se o campeonato tivesse mais jornadas o Fcp seguramente teria feito alinhar as atletas num numero maior de provas. Os únicos campeonatos que existem de clubes para alem do organizados pela Fpa seria os regionais organizado pela associação do porto, Existem 2competiçoes de clubes de pista em Portugal, o nacional e o Regional, mais nenhuma, o resto são competições de carácter individual.

"Entendeu-se que não seria correto nem uma mais-valia para o atletismo português, embora tivesse sido legal. Foi o FC Porto, mas podia ter sido outro clube qualquer a inscrever atletas que vieram a Portugal para poucas competições, nomeadamente os Nacionais de pista coberta e ao ar livre"- mais uma vez atletas portugueses que fazem exactamente o mesmo, a opinião da federação é que não é uma mais valia, talvez porque não consegue naturaliza-las, ai já era uma mais valia. Bem é uma opinião, como também se pode argumentar que é uma mais valia para o campeonato português a utilização de estrangeiros, não passa de uma opinião.


Conclusões: Este modelo de campeonato é o mesmo a muitos anos, está esgotado, não atrai publico, nem interesse, campeão anunciado, a fpa pode argumentar o que quiser, mas a lei foi mudada porque o scp perdeu. basta ver que quem é o novo responsável pelo atletismo está e esteve ligado a Fpa durante anos.
Bem a Fpa não gosta de quem tem opiniões divergentes e trata de sanciona-los, o atletismo é um desporto muito pouco democrático.
qualquer decisão acerca de campeonatos de clubes nunca poderia ser tomada sem ouvir ,e esses serem parte a decidir, a parte mais interessada os CLUBES.

A fpa pensa que existe atletismo em portugal por que ela existe, meus senhores é ao contrario, há federação porque existe atletas. A boa vida que os dirigentes e associados levam, é porque existem atletas sem eles o Governo deixava de dar €€€ e a boa vida acabava.
O dinheiro de facto sai do bolso dos contribuintes, dado que se não for utilizado para o desporto poderia ser para outra coisa.

Não existe respeito consideração pelos atletas e pelos clubes, a federação é mal gerida, mal pensada, e obsoleta. Pena que como no país na federação o esquema está montado, e só desaparecerá se os que o montaram o abandonarem ou uma revolução o extinguir, continuando as coisas na mesma, a modalidade vai definhar até ao desaparecimento.
O tempo do €€ fácil acabou, o estado já começou, e vai agravar o corte de Subsidio para as modalidades, sem novas ideias e novas formas de financiamento o futuro é negro.


PS- o Scp não dura muito, vai desaparecer, e vai deixar de ser o euromilhões, sem formação daqui por 5anos os players iram ser outros. o scp será recordações nostálgicas para alguns dos tempos

Setembro 24, 2010
... : Xavier
Desculpem então a minha primeira intervenção. Eu só não percebo é como é que, com tantos iluminados e a começar pelo Sr. Manuel Pinto, o Sr. Fernando Mota ainda está na FPA. Todos somos do Atletismo e todos conhecemos a modalidade de certa forma. E de qual? Da maneira que nos dá mais jeito, ora pois então. Porque muitos dos que aqui falam dos métodos do SCP, só são contra quando não estão envolvidos nos mesmos. E grande parte das pessoas estão envolvidas de certeza. Falam é de dor de cotovelo por esta ou aquela situação. O Atletismo tem muita jeita mas considero que ainda é um meio pequeno, porque todos de alguma forma estão ligados ou dependentes desta ou daquela pessoa/organização. Como tal considero que os iluminados destes comentários, pecam por não serem se calhar aquilo que escrevem.
Setembro 24, 2010
Dirigentes de bancada : Na Bancada
Não é só no Sporting que o responsável tem ligações à FPA:

Benfica - Ana Oliveira - Requisitada pela FPA
Sporting - Abreu Matos - Requisitado pela FPA
Porto - João Campos - Requisitado pela FPA- agora deveria deixar de ser, já que o Porto acabou!

O problema do Atletismo português é que há muitos dirigentes de bancada, que são uns cobardolas, que nunca não a cara e se escondem atrás de foruns anónimos. Apareçam se querem mudar o atletismo. O Atletismo não se muda no forum do AD, muda-se nas Assembleias-gerais, onde estão as Associações que representam os clubes, o Atletismo muda-se nas eleições, e já há muitos anos que a lista é única, como tal, está tudo de acordo.
Setembro 24, 2010
... : Xavier
Nem mais! (em relação ao comentário anterior "Dirigentes na bancada")
Setembro 24, 2010
... : Mr mandingo
LOL

A prof. Ana Oliveira esta requisitada pela associacao de atletismo de lisboa, se acha q tem ligacoes com a fpa, por favor mencione quais e que vantagens lhe tem trazido, sabendo q tmb trabalha pro slb. Fundamentem as vossas opinioes sff
Setembro 24, 2010
Don Vito : Mr mandingo
As FPA tem o seu poder concentrado nas associacoes, como "Don Corleone"

Ou como GAngs de Ny - Five Points. Uma rua n vence as outras. E quem controla todas controla tudo.

Ou mesmo como LOTR - " One ring rules them all" - " My precious"
Será assim entre associacoes e fpa?

Muito poder :p

Perdoem esta brincadeira XD
Setembro 24, 2010
Mais achas pra fogueira... : Toni Bebado Trafulha do clube
Vejo que muita gente tem as mais diversas opiniões por aqui.Isso é bom e permite uma boa discussão na matéria.Vejo também que umas pessoas têm mais razão que outras e gostava de deixar mais algumas considerações:

-Muita gente ataca o SCP,porque monopoliza os atletas,é desleal e torna o campeonato desinteressante.

Bem,já alguem pensou que a única razão para o SCP ter os melhores atletas é porque lhe paga melhor!?Algum atleta (que bem se sabe o quão pouco ganham comparativamente a outros desportos) não quer ganhar mais do que menos!?O SCP compete deslealmente!?Como!?Os seus atletas são portugueses e/ou residem em Portugal e os verdadeiramente estrangeiros SÓ são usados na Taça Camp.Europeus,não afectando a competitividade nacional.E por último,relembrem que esta norma vai afectar TODOS os clubes e não apenas o FCP...

-Algumas pessoas destacam que isto não devia ser assim cada um poderia ter os estrangeiros que quisesse,porque melhoraria a competitividade...

Verdade!?Eu acho que não.Primeiro,porque se esses atletas vierem apenas em 2 provas no ano não há qualquer beneficio para o Atletismo Português,apenas dinheiro gasto e fora do país,para um "rapidinha".
smilies/grin.gifepois,esses atletas vêm em busca daquilo que vai consequentemente retirado aos de cá - dinheiro.Qual seria a motivação de um atleta se visse que um clube preferia pagar menos por um atleta de fora para correr UMA prova em vez de a si,mesmo que fosse um bom atleta e com boas perspectivas de evolução!?E não se esqueçam da pior:porque diabo haveria de um clube querer pagar a um excelente atleta um ano inteiro se poderia simplesmente na semana da prova pagar bem menos a um atleta ainda melhor para fazer o seu trabalho!?E não esqueçam que por melhor atleta que alguem seja HÀ SEMPRE um melhor no estrangeiro,mais barato (excepto em rarissiiiiiiimas excepçoes).

No limite,poderíamos ter clubes sem qualquer atleta,que na hora dos campeonatos "alugavam" no estrangeiro para competir no Camp.Nac.Clubes.
Isso tornava a competição mais forte?Sim,tornava,mas não para os atletas nacionais,que viam os seus postos levados por "mercenários" temporários...

A minha conclusão: aprovo a nova regra,porque acho que realmente protege os valores nacionais.NO ENTANTO,considero que tal é apenas verdade devido à INCRIVÉL fragilidade em que a modalidade se encontra,que resulta da sua péssima organização.Se tivessemos um Camp.Nacional Equipas bem feito,com várias provas ao longo do ano,que trouxesse algum RETORNO para os clubes então aí sim,a competitividade aumentava,porque os clubes teriam melhores condições para oferecer a que muitos atletas se sentiriam compelidos a alcançar.

Que vos parece?
Cumprimentos.
Setembro 24, 2010
Uma ideia : Olga Santos
Na época passada na minha associação (AASantarém) fez-se pela primeira vez, à experiência, campeonato de clubes de pista coberta. Não correu mal, e talvez fosse uma boa ideia se em todos os distritos houvesse uma competição assim. Imaginemos que seria como um "Olímpico Jovem". Os dois primeiros classificados de cada associação subiriam ao Apuramento Nacional para determinar então as divisões. Seria talvez um incentivo aos clubes, até de forma regional e não apenas Nacional. Afinal de contas, à clubes que não tem posses monetárias para ir ao actual apuramento, muitas vezes apenas por o local ser longe da sua terra. Talvez com a ajuda das associações, e com o dinheiro DESTINADO exclusivamente ao fim, fosse possível dinamizar e renovar o Campeonato Nacional de Clubes.

smilies/cheesy.gif
Setembro 24, 2010
... : Toni Bebado Trafulha do clube
Olga,
não tenho a certeza se compreendi muito bem,mas creio que a ideia não é um mau começosmilies/smiley.gif.

smilies/grin.gifo meu ponto de vista uma boa maneira de fazer com que os atletas dos clubes tivessem que competir durante o ano seria fazer um verdadeiro Campeonato Nacional de Clubes,tipo os campeonatos dos outros desportos,só que em vez de ser clube contra clube (não seria nada prático...) existiriam p.ex. 12 jornadas,que seriam provas regionais,onde os atletas dos diferentes clubes iriam arrecadando pontos para o seu clube.

No final da época,dependendo das pontuações finais que tinham sido coleccionadas ao longo da mesma,seriam então feitas as divisões (8 com mais pontos pra 1ª,8 seguintes 2º...) e aí sim,poderia fazer-se uma Final Nacional de Clubes.

Resultado: os clubes beneficiariam de ter sempre atletas a competir e não haveriam problemas com estas artimanhas.Mesmo que fossem contratados alguns estrangeiros (digámos,o limite da TCCE de 2,p.ex.) os clubes teriam que ter sempre um bom repertório de atletas para poderem aceder às melhores divisões.

Claro que isto teria que ser bem pensado,teria que haver limites de atletas a pontuar (senão algum clube ganhava os 8 lugares dum sprint e tavam feitos pontos até mais...).

E ainda mais importante,isto teria que ser montado com uma boa estrutura de divulgação porque os clubes teriam que ter algum retorno (pois como é óbvio não se pode admitir que um clube sem receitas tenha que manter atletas,como acontece hoje em dia).Seria mais fácil uma eventual cobrança de entradas para assistências porque as provas ao longo do Campeonato seriam em lugares bem definidos à priori,ainda que espalhadas pelo país (para os clubes e os atletas não terem que andar dum lado para o outro todo o ano a competir,o país é pequeno,mas não assim tanto).

Claro que isto é muito bonito falar...mas pensem um pouco,não é irrealista,nem sequer brutalmente dispendioso.Provavelmente até teriam menos custos pois nos fins-de-semana dedicados ao Campeonato,não haveriam provas em todos os concelhos,mas apenas no lugar especifico para realização da prova do campeonato (cada lugar naturalmente definido pela respectiva Associação Regional,como só haveria um,a FPA gastaria menos dinheiro em logistica,por exemplo,com ajuizamento).

Algum comentário!?

PS:Olga,por muito bem que tu estejas a agir,eu aconselhava vivamente a não usares o teu verdadeiro nome (se o ésmilies/wink.gif nestes fóruns públicos.Adoraria viver num mundo perfeito onde se pudesse exprimir o que nos dá na gana,mas a Internet não é um deles.Por favor,toma cuidado,porque nunca se sabe quem lê a tua opinião.
Setembro 25, 2010
... : Olga Santos
Acho que não há problema, primeiro não vim aqui para ofender ninguém, só mostro o meu ponto de vista. Se viesse fazer juízos a x ou y, talvez fosse complicado. Agora acho que não tenho de ser vista seja por quem for como um alvo a abater só por ter ideias e cabecinha para pensar. Qualquer pessoa sabe ver que o atletismo está mal, e se houvesse ideias e formas de reinvindicarmos e todos o fizessem e dessem a cara, seria óptimo. Se alguém que leia a minha opinião, e ficar afectado com ela, é porque provavelmente, como se diz no bom Português, "enfiou a carapuça".
Setembro 25, 2010
... : Toni Bebado Trafulha do clube
Olga,
percebo perfeitamente o teu ponto de vista e creio que deveria ser mesmo assim.Mas infelizmente ninguém sabe quem está à escuta e às vezes um comentário que para ti ou pra mim é inofensivo (até mesmo a verdade absoluta) pode criar um pequena tempestade que pode afectar uma pessoa no futuro.
Só peço que consideres por um momento.Infelizmente,também no atletismo há pessoas menos boas smilies/sad.gif...
Setembro 25, 2010
Tem que mudar! : Atleta ..
Eu não sei como nem quem o deve fazer, também não é a mim que me compete, mas algumas coisas têm que mudar! Cada vez há menos pessoas nas bancadas a assistirem as provas. Os campeonatos de Portugal, estavam sem ninguém! Como é que é possível??? Para mim, essa é a prova mais importante e não o nacional de clubes que apenas é uma "guerra" para ver quem é o melhor!
Tem de haver ideias novas, para dar um certo ritmo ao atletismo português! Para incentivar os atletas e o público. Não pode ser SÓ futebol --' O atletismo é um desporto já de tradição do nosso país, que já tantas alegrias nos deu! Que tanto ORGULHO nos proporcionou!
As guerras Norte/Sul; Litoral/Interior, FCP/SCP têm que acabar, pois não é com isso que o atletismo vai evoluir, bem pelo contário, vai acabar por destruir este mundo!
Setembro 26, 2010
Querem ideias, aqui estão algumas. : luis
Em relação às novas regras, não tenho nada a dizer pois nem me interessam, eu prefiro o lado mais técnico e estatístico do atletismo, mas o que se passou com o aluguer de tantas estrangeiras foi mau demais para voltar acontecer, não é assim que evolui o atletismo em Portugal.
Pena o FCP ter deitado a toalha ao chão desta maneira.
Os meus clubes de estimação, são os clubes formadores. Infelizmente o País é muito pequeno para poder ter um campeonato competitivo, pois para isso era necessário existirem pelo menos mais 3 SCP no país.

Então aqui vai uma ideia para tentar animar o campeonato nacional de clubes, e a base é tentar levar muita gente ao estádio e fazer do campeonato uma festa do atletismo, e como fazer isso:

- Organizar uma corrida de carácter popular com partida ou chegada do estádio, parece complicado em termos organizativos, mas com jeito e paciência conseguiria-se levar milhares de pessoas ao estádio, depois era dar uns prémios de presença e um sorteio para o final do dia com um prémio mais chorudo e vão ver que centenas de pessoas iriam permanecer no estádio. Como são 2 dias, poderia-se dividir a corrida e num dia corriam os homens e no outro as mulheres.

o atletismo não precisa destas guerras tipo futebol, era dispensável.
o melhor que poderia acontecer era que clubes que hoje são pequenos tivessem a capacidade de segurar as suas estrelas de formação para se tornarem grandes, bastava ter mais uns 2 clubes como o SCP e o atletismo em Portugal seria outro, o SCP também tem uma certa culpa por absorver todos os talentos em Portugal e assim desanima a competitividade em Portugal.
Esperemos que pelo menos a JV consiga num futuro próximo ser um desses clubes e que consiga dar trabalho ao SCP.
o FCP não deveria desistir, sejam com que regras tenha que competir, é triste que o tenham feito.
Setembro 29, 2010
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2