João Vieira estabeleceu melhor marca nacional de sempre.
A final do Challenge Mundial de Marcha Atlética terminou com um bom resultado para as cores portuguesas, se exceptuarmos o poderio da China.
Em Pequim (China) realizou-se hoje a final do Challenge Mundial, sob intensa chuva, onde alguns dos melhores marchadores mundiais marcaram presença, apesar de uma fraca presença. Apenas 11 marchadores em cada género, com apenas 9 a completarem a competição, ainda assim mais presença que no ano passado.
INÊS HENRIQUES APARECEU MELHOR E FOI 4ª
Nesta final, apenas duas atletas chinesas (Hong Liu e Yanfei Li) e uma alemã (Melanie Seeger) conseguiram impor-se perante as marchadoras portuguesas, com três portuguesas a chegarem nos lugares seguintes. Contudo esta foi uma prova com lutas diferentes, já que a vencedora, a russa Tatyana Sibileva, completou os 10 quilómetros em 41.53 minutos, depois de ter andado quase sempre isolada, embora Sibileva não fizesse parte das contas deste Challenge. Essas contas ficariam para os lugares seguintes, numa luta que apenas seria resolvida no final, com Hong Liu (42.30) a ganhar o Challenge , frente à alemã Melanie Seeger (42.36) e à sua compatriota Yanfei Li (42.41).
As atletas portuguesas vinham mais atrás, mas terminaram nos lugares seguintes, fechando bem as épocas, apesar da grande derrotada ter acabado por ser Vera Santos, que depois de liderar todo o ano o Challenge Mundial, não foi além de um penúltimo lugar (8º) entre as atletas que se classificaram, com o registo de 44.20 minutos.
Melhor estiveram Inês Henriques (43.09), Ana Cabecinha (43.17) e Susana Feitor (43.41), que se classificaram, respectivamente, em 4º, 5º e 6º lugares nesta final do Challenge Mundial. Foi assim a afirmação de Inês Henriques, depois de ter realizado uma época sem alguns dos momentos altos.
JOÃO VIEIRA E A MELHOR MARCA NACIONAL DE SEMPRE
A prova masculina foi a mais rápida de sempre e acabou mesmo por ser um dos atletas mais discretos neste Challenge e seguramente o mais novo a obter a vitória final com a segunda melhor marca de sempre. Zhen Wang (China) triunfou em 37.44 minutos, igualando a marca de Terik Tysse e obteve o máximo axiático. O anterior recordista asiático, Yafei Zhu (China), marchou também abaixo dos 38 minutos (37.57). Por fim outro chinês completou o pódio para um pleno do país organizador, Hao Wang (38.00), o mesmo tempo do italiano, quarto classificado na competição, mas que não fazia parte das contas do Challenge.
Para o marchador João Vieira, depois da medalha de Bronze no Europeu de Ar Livre, a classificação (8º) nesta final do Challenge Mundial de Marcha foi pior que propriamente a marca, que foi a melhor marca nacional de sempre, nos 10 quilómetros. Antes de chegar haviam chegado quatro marchadores chineses, dois australianos e um colombiano, sendo o melhor europeu em competição.
Por falta de resultados oficiais, esta notícia estará completa mais tarde
|
esde já agradecer ao atleta digital por ter sido o meio de comunicação que divulgou as notícias e que infelizmente nem no site da fpa noticiaram qualquer informação, espero que não se esqueçam que tem sido a marcha que tem trazido grandes resultados para Portugal.