Final do Challenge Mundial terá cinco portugueses.
É uma das últimas provas oficiais da época e a última para os marchadores, com cinco portugueses a tentarem lutar pelos prémios. Este é também o fim-de-semana da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Juniores.
Já estão em Pequim os cinco marchadores portugueses, que no Sábado lutarão pelos prémios da final do Challenge Mundial. Vera Santos, Inês Henriques, Ana Cabecinha, Susana Feitor e João Vieira são os marchadores que estarão em pé de igualdade com os restantes qualificados. Os objectivos estarão muito individualizados e poderão até ser diferentes com o que foi decorrendo ao longo da época, já que a final vai-se realizar na distância de 10 Km, distância pouco habitual.
Entre as quatro atletas femininas, Ana Cabecinha, melhor portuguesa do ano na distância, será a portuguesa com melhores hipótese, enquanto que Susana Feitor está desde Julho a preparar exclusivamente esta competição, apesar de alguns problemas físicos. Líder da classificação por pontos do Challenge, Vera Santos deverá aqui ter mais dificuldades de vingar e quanto a Inês Henriques, a dúvida será como estará, depois de um Europeu de Ar Livre, sofrido!
Bronze em Barcelona, João Vieira é um dos atletas em foco nesta época e poderá até tentar um bom resultado em Pequim, até porque teve uma época mais folgada, para recuperar da lesão que o afectou, tendo até admitido que poderia ter chegado a um melhor momento de forma aos Europeus de Ar Livre, o que poderá significar uma manutenção de boa forma para este momento da época.
JUNIORES DA JUVENTUDE VIDIGALENSE EM RIETI, PARA TCCE DE JUNIORES
Apesar de Benfica e Porto terem sido primeiro e segundo classificados, em masculinos, no passado Nacional de Juniores, será a Juventude Vidigalense a única equipa portuguesa na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Juniores, à imagem do ano passado, no Grupo C. Enquanto que o Grupo A se irá realizar em Bydgoszcz (Polónia), os grupos B e C serão realizados em Rieti (Itália) e a Juventude Vidigalense bater-se-à contra Annecy (França), Old Boys Basel (Suíça), Nike (Lituânia) e Tampereen (Finlândia), no sector masculino apenas. As provas irão ser realizadas nos dias 18 e 19, este fim-de-semana.
A equipa provisória da Juventude Vidigalense está já definida e deverá ser constituída pelos seguintes atletas : Artur Koshchuk (100, 200 e 4x100 metros), Pedro Lopes (400, 4x100 e 4x400 metros), João Leal (800 e 4x400 metros), Ricardo Fernandes (1500 metros), José Neves (3000 metros), Pedro Santos (3000 metros obstáculos), Francisco Belo (Peso e Disco), Bernardo Lopes (Dardo), Luís Baptista (Martelo), Ruben Silva (Comprimento), Ricardo Mendes (Altura e Triplo), Luís Ferreira (Vara), João Silva (4x100 e 110 metros barreiras). João Moniz (4x100, 4x400 e 400 metros barreiras), João Marques (4x100 metros) e ainda os suplentes David Mota, Ricardo Fernandes, Rafael Pires e Tiago Pereira.
É de notar o desinvestimento das equipas juniores portuguesas para este evento, que tem no Grupo A algumas das melhores equipas da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Séniores, que mostram um trabalho de continuidade, não existente em Portugal nos principais clubes. A Juventude Vidigalense acaba por ser, no panorama nacional, um Oásis...
|