Em Lisboa e Porto, eventos promoveram causas.
Este foi um fim-de-semana muito produtivo para a beneficiência de instituições, através da corrida e da caminhada.
Em Lisboa, a Avon realizou-se a “Caminhada Contra o Cancro da Mama”, que teve a participação de 3000 pessoas, que partiu na Doca de Alcântara, com chegada aos jardins da Torre de Belém. Esta causa permitiu ajudar o Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, a adquirir um mamógrafo digital. A marca Avon, é habitual na promoção da luta contra o cancro também noutros países, como no Brasil. Em Portugal, esta caminhada já permitiu equipar o IPO de Lisboa (em 2004), IPO do Porto (2005), Hospitais da Universidade de Coimbra (2007), Hospital de Ponta Delgada e Hospital Central do Funchal (2009).
No Porto realizou-se a Corrida do Homem e da Mulher, com todos os participantes a fornecerem um euro para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. E foram 7621 participantes (4453 mulheres e 3168 homens) que cortaram na linha de meta, desta prova que se correu entre Leça da Palmeira e Matosinhos, num percurso de 7 quilómetros. As vitórias, essas, pertenceram a Rui Pedro Silva (Maratona) e Sónia Fernandes (FC Porto), numa prova onde o menos importante era a vertente competitiva e o mais importante a luta por uma causa social, nesta que foi a segunda edição do evento.
HELDER ORNELAS VENCEDOR EM SÃO JOÃO DAS LAMPAS
A tradicional Meia-Maratona de São João das Lampas realizou-se este fim-de-semana, na zona de Sintra, com a participação de cerca de 400 atletas. Aquela que é tantas vezes apelidada de “São João das Rampas”, devido ao traçado no terreno com desníveis altimétricos, teve um vencedor de nome, Helder Ornelas (Conforlimpa) que completou a distância em 1:11.51 hora, que não teve a hipótese de facilitar, já que Lino Barruncho (Individual) apenas perdeu cinco segundos para o atleta olímpico. A fechar o pódio terminou Bruno Fraga (GRD Reboleira), com 1:12.23 hora. Helena Sampaio (GRECAS) foi a vencedora feminina, mas isolada, com o registo de 1:26.11 hora. Já mais longe desta terminou Beatriz Cunha (CA Patameiras) com 1:28.49 hora e Josefa Bongué (Individual) com 1:32.36 hora.
|