Sara Moreira honrou cores europeias

Sábado, 04 Setembro 2010
Sara Moreira honrou cores europeias

Sétima nos 3000 metros, numa corrida dominada por Defar.

A portuguesa Sara Moreira representou hoje o continente europeu na Taça Intercontinental, que se está a disputar em Split (Croácia). 

A prova de 3000 metros realizada pela portuguesa foi uma prova com dois ritmos totalmente contrastantes. Com um início muito lento, a prova foi quase sempre liderada pela etíope Meseret Defar que fez as passagens ao quilómetros sempre em primeiro, com ritmos totalmente diferentes (3.17, 2.59 e 2.47 minutos, a cada um dos três quilómetros de prova, respectivamente). Acabou por vencer a africana, com o registo de 9.03,33 minutos, com um grupo de mais três atletas atrás de si : Alemitu Bekele (Europa), Shannon Rowbury e Malindi Elmore (Américas), que terminaram nas posições seguintes.

A portuguesa Sara Moreira, que representou a Europa, fez a melhor prova possível, atendendo a que fez uma paragem de 11 dias nos treinos, por motivos matrimoniais. Os ritmos não permitiram que a portuguesa fosse além do sétimo lugar, com o tempo de 9.10,37 minutos, à frente das duas representantes da equipa Ásia-Pacífico (Yuriko Kobayashi e Kaila McKnight). A atleta, ainda assim, encontrava-se feliz: “queria uma classificação melhor, mas sabia já à partida que não seria fácil”. Enaltecendo a importância de Portugal ter três atletas a representar o continente europeu, Sara Moreira não tem dúvidas: “estou feliz, pelo orgulho, pela emoção que é estar aqui,, no meio dos melhores europeus, africanos, asiáticos e americanos”

Naide Gomes (Comprimento) e Jéssica Augusto (5000 metros) representarão a Europa amanhã, no segundo e último dia desta renovada Taça Intercontinental, que tem presentes alguns dos melhores atletas mundiais.

AMÉRICAS SEGUEM NA FRENTE, COM A EUROPA À ESPREITA...

O primeiro dia de competição trouxe, como era de esperar, uma equipa americana muito forte e pronta para tentar sair de Split com a vitória, aproveitando o bom momento de forma dos norte-americanos, que estão nesta época mais folgados de competição, em relação aos atletas europeus.

Um dos desaires do dia foi mesmo a estafeta europeia (4x100 metros), totalmente composta por atletas franceses, mas não propriamente a estafeta que foi campeã europeia nos recentes Europeus de Ar Livre. Os únicos que mantiveram percursos em relação à final europeia foram Christophe Lemaitre (2º percurso) e Pierre-Alexis Pessonneaux (3º percurso), com o primeiro percurso a pertencer a Imaa Hallay (que esteve na 1ª Ronda do Europeu, neste mesmo percurso) e o último percurso de Teddy Tinmar, que nem opção foi no passado Europeu. Foi entre o terceiro e último percurso que ocorreu a falha de transmissão, que desclassificou a selecção europeia nesta estafeta, numa prova onde os americanos venceram, mas sem baixar dos 38 segundos (38,25 segundos), mesmo com a presença de atletas em forma como Tyson Gay e Wallace Spearmon.

Surpresa do dia foi mesmo a vitória do britânico David Green (Europa) nos 400 metros barreiras, com o tempo de 48,88 segundos, derrubando a hegemonia desta época do norte-americano Bershawn Jackson (Americas), que foi apenas terceiro classificado, também atrás de Javier Culson (Americas). Com este resultado, David Green alcançou um novo recorde pessoal.

Mas o grande resultado do dia veio da asiática Olga Rypakova, que no triplo salto fez a melhor marca mundial do ano, com 15.25 metros, ascendendo a sétima melhor atleta de sempre, na especialidade. A atleta do Cazaquistão foi suprema logo ao primeiro ensaio, a somente 25 centímetros do recorde mundial e com 55 centímetros de vantagem sobre a ucraniana Olha Saladuha (Europa), que terminou com 14.70 metros.

Com recorde da competição esteve a russa Svetlana Feofanova (Europa), no salto com vara, saltando 4.70 metros, numa prova onde a grande ausente foi novamente Yelena Isinbayeva e a grande derrotada a brasileira Fabiana Murer (Americas), que não foi além dos 4.50 metros, num tímido terceiro lugar.

Derrotando os africanos, o atleta dos Estados Unidos da América, Bernard Lagat (Americas) voltou a brilhar, desta feita nos 5000 metros, vencendo na parte final, com uma chegada digna de prova de 100 metros. Lagat venceu com 13.58,23 minutos, logo seguido do africano Moses Kipsiro (13.58,35 minutos) e do europeu Bouabdellah Tahri (13.58,79 minutos).

Confirmando o bom momento de forma, também obteve recorde dos campeonatos o norte-americano Jeremy Wariner, na prova de 400 metros. Três atletas baixaram hoje dos 45 segundos: Jeremy Wariner (44,22), Ricardo Chambers (44,59) e Michael Bingham (44,84).

Recorde dos campeonatos também para a russa Maria Abakumova (Europa), no lançamento do dardo, com 68.14 metros, que lhe permitiram o arrecadar de 8 pontos para a Europa com aproximadamente 6 metros de vantagem sobre a segunda classificada, a sul-africana Sunette Viljoen (62.21 metros).

Ao final do primeiro dia de competições, as Americas lideram com 219 pontos, apenas mais nove do que a Europa (210 pontos). Esta diferença poderia não ser tão ampliada e poderia até a Europa estar na frente, não fosse o fracasso da estafeta de 4x100 metros. Fora da discussão da vitória continental, duas selecções lutam pelo terceiro lugar: África (148 pontos) e Ásia-Pacífico (134 pontos). Segundo as previsões iniciais, as Américas terão hipóteses de sair vitoriosas de Split, mas as previsões oficiais apontam para uma diferença de 2.5 pontos, curta diferença que mostra bem que esta pode ser uma prova onde tudo se pode esperar até final, que termina amanhã em Split.


VENCEDORES - DIA 1:

Martelo (M)- Libor Charfreitag (Europa) - 79.69
Vara (F) - Svetlana Feofanova (Europa) - 4.70
Triplo (F) - Olga Rypakova (Ásia-Pacífico) - 15.25
400 m Barr. (F) - Nickiesha Wilson (Americas) - 54,52
400 m Barr.(M) - David Green (Europa) - 48,88
5000 m (M) - Bernard Lagat (Americas) - 13.58,23
Disco (F) - Yanfeng Li (Ásia-Pacífico) - 63.79
800m (F) - Janeth Jepkosqei Busienei (África) - 1.57,88
Altura(M) - Rashid Ahmed Al-Mannai (Ásia-Pacífico) - 2.28
400 m (F) - Amantle Montsho (África) - 49,89
400 m (M) - Jeremy Wariner (Americas) - 44,22
Comprimento (M) - Dwight Phillips (Americas) - 8.34
100 m (F) - Kelly-Ann Baptiste (Americas) - 11,05
100 m (M) - Christophe Lemaitre (Europa) - 10,06
Peso (M) - Christian Cantwell (Americas) - 21.87
1500 m (M) - Amine Laalou (África) - 3.35,49
Dardo (F) - Maria Abakumova (Europa) - 68.14
3000 m (F) - Meseret Defar (África) - 9.03,33
4x100 m (F) - Américas - 43,07
4x100 m (M) - Américas - 38,25

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2