Votação de melhor atleta português do mês de Julho.
Naide Gomes (27.39%) e João Vieira (38.92%) foram os mais fortes da votação de melhor atleta português do mês.
Os Europeus de Ar Livre marcaram o mês de Julho e a maioria dos nomeados foram atletas que representaram Portugal neste principal evento da época. E foram dois medalhados nesta competição que obtiveram a distinção máxima de atleta do mês. Naide Gomes (prata) e João Vieira (bronze) foram os grande vencedores da votação, pelas prestações de grande nível que realizaram em Barcelona.
Esta é a quinta vez que Naide Gomes triunfa nesta votação e exactamente dois anos após ter conseguido a sua primeira distinção. A saltadora portuguesa, depois de se ter destacado em meetings internacionais, um dos quais em Julho, em Lausanne, onde saltou 6.80 metros, voltou a apostar no crescendo de forma e apareceu no Europeu de Ar Livre, em Barcelona, com boa capacidade de salto, tendo obtido 6.92 metros, a mesma marca que a campeã Ineta Radevica, mas que por desempate "apenas" deu para ficar com a prata. Apesar da prata, a luta com Jéssica Augusto nesta votação foi grande, também motivado pelo bronze da fundista portuguesa. Já esta época Naide Gomes havia triunfado na votação de melhor atleta do mês, em Março.
Depois de uma época cinzenta, devido a lesão, João Vieira partia para esta competição sem tanta pressão e com poucas responsabilidades. Contudo o marchador de Rio Maior surpreendeu tudo e todos e nos 20 Km marcha do Europeu de Ar Livre voltou a repetir a medalha de Bronze que havia alcançado na edição anterior, em Gotemburgo. A marca de 1:20.49 hora era uma marca que há muito tempo o marchador português não alcançava e mereceu assim o destaque de melhor atleta do mês ao nível de todos os grupos de votação. É a primeira vez que um marchador recebe tal distinção nesta votação, do lado masculino e é a quinta melhor percentagem de sempre, batidas apenas por Nelson Évora (64.25% em Agosto de 2008), Rui Pedro Silva (41.19% em Outubro de 2008 e 41.63 % em Dezembro de 2008) e Rui Silva (47.29% em Março de 2009).
Nos restantes lugares da votação ficaram a medalhada Jéssica Augusto (25.31%) e a confirmada Patrícia Mamona (16.92%), em femininos, e os velocistas Francis Obikwelu (21.63%) e Arnaldo Abrantes (12.16%), em masculinos.
Mais uma vez é de referenciar que esta é uma votação que tem quatro grupos distintos (Público, Media, Treinadores e Atleta-Digital), sendo os três últimos grupos convidados pela administração do Atleta-Digital, segundo parâmetros de imparcialidade e honestidade.
JURI “ATLETA-DIGITAL.COM”
- Edgar Barreira (Administrador)
- Filipe Oliveira (Administrador)
- Emanuel Neves (Colaborador do Dep. Conteúdos)
- Bruno Araújo (Colaborador do Dep. Conteúdos)
JURI “TREINADORES”
- Teodoro Marujo
- Joana Leal
- Sérgio Arruda
- Prof. José Uva
- Prof. Ricardo Esteves
JURI “MEDIA”
- Carlos Viana Rodrigues (AMMA Magazine)
- António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
|
parabéns.
e os jovens.p/quando?
E ja agora deixo a mesma questao, tambem vao fazer fazer votaçao para os melhores jovens da epoca de verao como fizeram no inverno ?