Rudisha alcança recorde mundial

Domingo, 22 Agosto 2010
Rudisha alcança recorde mundial

Caiu recorde mundial dos 800 metros masculinos.

O queniano David Rudisha bateu o que já vinha a prometer, o recorde mundial dos 800 metros, no meeting de Berlim. 

O objectivo de David Rudisha era hoje ter alcançado o recorde do meeting, que estava na mão do brasileiro Joaquim Cruz (1.42,98 minuto) desde 1985. Contudo a marca de Rudisha deu para mais e chegou mesmo ao recorde mundial que estava na posse do dinamarquês Wilson Kipketer (1.41,11 minuto) desde 1997. Rudisha correu a distância em menos dois centésimos que a marca de Kipketer, definindo o novo recorde mundial dos 800 metros em 1.41,09 minuto. Já em Julho Rudisha havia ameaçado este recorde quando correu em Heusden em 1.41,51 minuto, ultrapassando nessa altura o lendário Sebastian Coe e colocando-se como segundo melhor atleta mundial de sempre. Hoje alcançou o estatuto de atleta mais rápido de sempre aos 800 metros, com apenas 21 anos.

Há um ano, quando na mesma pista se realizou o Mundial de Ar Livre, Rudisha não passou das meias-finais, o que para o atleta tinha sido um choque, redimindo-se hoje no mesmo palco e mostrando que o Quénia também pode alcançar recordes em distâncias mais curtas. Essencial foi a lebre de serviço, o também queniano Sammy Tangui, que passou nos primeiros 400 metros em 48,68 segundos, tempo ligeiramente mais rápido que o solicitado por Rudisha. E no final o atleta não tinha dúvidas: “Sabia que este era o meu dia...”

SEMENYA VENCEDORA NOVAMENTE EM BERLIM E BEKELE COM MELHOR DO ANO

Um dos momentos especiais deste meeting de Berlim era a participação da sul-africana Caster Semenya nos 800 metros, depois desde há um ano a esta parte ter enfrentado um longo caso polémico motivado pela dúvida acerca do seu género sexual. Hoje voltou a correr rápido e fez a sua melhor marca do ano, correndo em 1.59,90 minuto, a única que o fez neste meeting. O simbolismo desta vitória é mais importante que qualquer marca, com Semenya a mostrar novamente em Berlim que é atleta a ter em conta.

Um bom momento foi proporcionado pelo etíope Tariku Bekele, que venceu com a melhor marca mundial do ano nos 3000 metros planos, com o tempo de 7.28,99 minutos, contra a presença de uma dezena de quenianos, entre os 17 participantes que iniciaram a corrida. A marca obtida por Tariku Bekele é, não só a melhor marca mundial do ano, como é também o seu novo recorde pessoal.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2