Meeting contou para a Liga Diamante.
Com alguns dos melhores atletas mundiais em competição, a participação de portugueses no Meeting de Londres ficou abaixo das expectativas.
Foi uma participação portuguesa longe de ser a melhor neste que foi o primeiro dia do Meeting de Londres, com o segundo dia a disputar-se amanhã na capital inglesa, mas sem portugueses presentes.
Naide Gomes, no salto em comprimento, era a atleta mais interessada na participação neste meeting, já que concorria atrás do prémio final da Liga Diamante, que agora ficou bem mais distante. A portuguesa abriu com três primeiros saltos irreconhecíveis, saltando 6.32, 6.17 e 6.38 metros. No quarto e último ensaio, Naide Gomes melhorou e conseguiu saltar 6.45 metros, uma marca ainda assim muito longe do seu melhor e que apenas lhe permitiu a conquista do 6º lugar, num concurso sem grande história, onde a campeã europeia, a portista Ineta Radevica, também não foi além do 4º lugar (6.56 metros), em prova ganha pela russa Darya Klishina (6.65 metros). Com este resultado a portuguesa caiu para o terceiro lugar da Liga Diamante, com sete pontos, atrás de Klishina (9 pontos) e de Britney Reese (10 pontos).
Quanto a Jéssica Augusto, depois de ter estado pertíssimo do recorde nacional de 5000 metros na etapa de Paris da Liga Diamante, esteve hoje bem pior ao correr a distância em afastados 15.04,97 minutos, marca que lhe permitiu apenas ficar com o 10º lugar, a segunda melhor não africana. A portuguesa ainda andou algumas voltas na frente da prova, depois da lebre de serviço, Renata Plis (Polónia), ter passado duas voltas a puxar pelo ritmo da prova. A vitória pertenceu à etíope Tirunesh Dibaba, com o registo de 14.36,41 minutos, quebrando o domínio que a também etíope Sentayehu Ejigu tem realizado nesta Liga Diamante.
O único atleta masculino português foi Alberto Paulo que aproveitou Londres para um ganho extra de experiência. Correu numa prova lenta, ganha pelo queniano Paulo Koech, com o tempo de 8.17,70 minutos. Alberto Paulo acabou um pouco longe dos seus registos desta época, com o registo de 8.41,36 minutos, marca que não lhe deu melhor que o 11º lugar entre os presentes.
|