Alberto Paulo melhor que na qualificação.
Numa prova rapidíssima, Alberto Paulo fez uma boa gestão da corrida e alcançou um excelente 10º lugar, com 8.28,08 minutos.
A prova de Alberto Paulo teve uma qualidade acima da média, pela gestão do esforço e por ter melhorado a marca da qualificação. Numa prova onde dois franceses (Mahiedine Benabbad e Bouabdellah Tahri) atacaram cedo, os restantes atletas tentaram o alcance do melhor resultado possível, grupo onde o português esteve bastante tempo.
A luta ao longo da prova foi sendo travada com o norueguês Bjornar Kristensen, onde até chegou a estar atrás do português, que acabou por ceder na parte final e conceder na recta da meta o nono lugar ao norueguês. Contudo o 10º lugar permite que Alberto Paulo entre na preparação olímpica, tendo atingido o seu objectivo em qualquer dos casos, a presença na final, além da marca alcançada na final de 8.28,08 minutos.
“Devido às condições que estavam foi muito bom”, considerou o português relativamente à marca alcançada e não tem dúvidas que um dia pretenderá tentar o recorde nacional, embora não seja de prever que esse seja um ataque para breve.
Nesta prova caiu o recorde dos campeonatos pela mão do francês Mahiedine Benabad, que disputou o Ouro com o seu colega Bouabdellah Tahri, o campeão europeu. A marca de 8.07,87 minutos é então novo recorde dos campeonatos e uma vitória muito festejada.
RESULTADOS:
1. Mahiedine Benabad (França) – 8.07,87
2. Bouabdellah Tahri (França) – 8.09,28
3. Jose Luis Blanco (Espanha) – 8.19,15
…
10. Alberto Paulo (PORTUGAL) – 8.28,08
Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto) e Pedro Moreira
|