[BCN10] Russas dominadoras

Sexta, 30 Julho 2010
[BCN10] Russas dominadoras

Espanha apareceu e ascendeu nas classificações .

Foi um dia com mais finais que os dias anteriores e além das russas, o destaque foi Christophe Lemaitre, com a conquista do segundo Ouro. 

O dia de competições começou cedo, com os 50 Km marcha, prova onde o francês Yohann Diniz, atleta filho de pai português, saiu aos 500 metros para se isolar e buscar uma vitória de alto nível, renovando o título europeu. Acabou com o registo de 3:40.37 horas, a melhor marca europeia do ano, mesmo depois de ter caído, tropeçando num lancil. Mais atrás, com recordes pessoais, chegaram o polaco Grzegorz Sudol (3:42.24) e o russo Sergey Bakulin (3:43.26). Alex Schwazer (Itália) falhou o objectivo da dupla medalha, depois de ter sido medalhado nos 20 Km, depois de dores fortes na coxa, num momento em que estava nessa luta.

Com a ausência de Isinbaeva das competições, foi a sua homóloga russa Svetlana Feofanova a garantir o título europeu, com a melhor marca europeia do ano, após transpor 4.75 metros. Bem disputada foi a fasquia de 4.65 metros, altura atingida pelas alemãs Silke Spiegelburg e Lisa Ryzih, esta última com recorde pessoal, alcançando ambas medalhas na competição, prata e bronze respectivamente. Mais duas atletas alcançaram 4.65 metros (Anastasiya Shvedova e Jirina Ptácníková).

Christophe Lemaitre (França) é até agora uma das grandes figuras destes campeonatos, depois de hoje ter conquistado a sua segunda medalha de Ouro, agora nos 200 metros, depois de há dois dias ter sido campeão nos 100 metros. O tempo de 20,37 segundos ficou longe do recorde dos campeonatos e a vitória foi alcançada depois de um sprint final impressionante. Ficaram atrás de si o britânico Christian Malcolm (20,38 segundos) e o francês Martial Mbandjock (20,42 segundos).

Nos 400 metros femininos as russas voltaram a arrecadar todo o pódio, o que já havia acontecido nos 20 Km Marcha. Numa disputa até final, a vitoriosa acabou por ser Tatyana Firova, com a melhor marca europeia do ano, de 48,89 segundos. Muitos superiores às restantes, a medalha de prata foi para Kseniya Ustalova (49,92 segundos) e de bronze para Antonina Krivoshapka (50,10 segundos). A Rússia, com este resultado, reforçou ainda mais a sua posição nas tabelas de medalha e classificação.

A Grã-Bretanha conquistou o Ouro nos 110 metros barreiras, por Andy Turner (13,28 segundos), a sua melhor marca da época e à frente do francês Garfield Darien (13,34 segundos) e do húngaro Dániel Kiss (13,39 segundos).

No lançamento do martelo feminino, Betty Heidler (Alemanha), fez o melhor da temporada para uma vitória sobre a anterior campeã da Europa, Tatyana Lysenko. Heidler dominou o concurso a partir do segundo ensaio e amplificou a sua vantagem sobre as restantes ao quinto ensaio, quando lançou 76.38 metro. A russa Tatyana Lysenko (75.65 metros) e a actual campeã do mundo, a polaca Anita Wlodarckzyk (73.56 metros), arrecadaram as medalhas seguintes.

Queda de recorde dos campeonatos nos 3000 metros obstáculos femininos para Yuliya Zarudneva, numa final disputadíssima com a espanhola Marta Dominguez. Zarudneva com 9.17,57 minutos ultrapassou o recorde, simples, de Alesia Turava (Bielorrúsia), que era de Gotemburgo 2006, marca também ultrapassada por Dominguez que acabou com o tempo de 9.17,74 minutos, a primeira medalha de Espanha nestes Europeus. A luta pelo bronze foi também interessada, mas neste particular Lyubov Kharlamova (Rússia) levou a melhor sobre a britânica Hatti Dean.

O outro recorde de campeonatos foi batido pela russa Natalya Antyukh, um dos recordes mais antigos dos campeonatos, que estava na mão de Marina Stepanova. Os 52,92 segundos hoje alcançados aproximaram-se, assim, do recorde mundial, numa grande prova da russa. Vania Stambolova (Bulgária) esteve também em muito bom nível, com a medalha de prata alcançada com recorde nacional de 53,82 segundos e medalha de bronze da britânica Perri Shakes-Drayton com o novo recorde pessoal de 54,18 segundos.

A penúltima final realizada foi a dos 800 metros femininos, muito apoiada pela presença da espanhola Mayte Martinez, que não foi além do 7º lugar. Vitória de mais uma russa, Mariya Savinova, à vontade com 1.58,22 minuto, com o quinto ouro russo neste dia de Europeu de Ar Livre. Com recorde pessoal, a holandesa Yvonne Hak arrecadou uma excelente medalha de prata (1.58,85 minuto) à frente da britânica Jennifer Meadows (1.59,39 minuto).

A prova mais apoiada do dia acabou por ser a última, os 1500 metros masculinos, onde os espanhóis tinham reais aspirações a medalhas. E assim foi, logo com o Ouro de Arturo Casado, com algum avontade, registando 3.42,74 minutos no cronómetro. A melhor disputa-se ia acontecer atrás de si, com vários atletas a lutarem pela medalhas, seis deles chegados em menos de meio segundo. Carsten Schlangen, com a medalha de Prata, estragou a possibilidade de um pleno espanhol no pódio, com o tempo de 3.43,52 minutos. Ainda assim, com o bronze, Manuel Olmedo deu mais uma medalha a Espanha, em 3.43,54 minutos, logo seguido de Reyes Estévez (Espanha), que quase chegava às medalhas, não fosse a sua quebra nos metros finais.

Nas tabela de medalhas e de classificações, hoje ocorreram algumas modificações, motivadas pelas muitas finais realizadas, mas com o domínio a continuar a ser da Rússia, embora o grande destaque do dia seja a subida da Espanha em ambas tabelas. Na tabela de medalhas a Rússia reforçou o estatuto de primeiro lugar, com 19 medalhas (8 de Ouro, 5 de Prata e 6 de Bronze), seguida da França (4 de Ouro, 2 de Prata e 4 de Bronze) e da selecção da Grã-Bretanha (3 de Ouro, 4 de Prata e 4 de Bronze). Portugal desceu para a 15ª posição, com o mesmo número de medalhas de ontem. Na tabela de classificações, até aos oito primeiros classificados, Rússia está destacadíssima com 181 pontos, seguida de Grã-Bretanha (101 pontos) e França (91 pontos). Portugal está agora em 9º nono lugar desta tabela, com os mesmos 29 pontos.

Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto) e Pedro Moreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2