Portugal apresenta-se com aspirações, amanhã.
Amanhã Portugal estará em três competições nestes Europeus de Ar Livre (Maratona, 4x100 metros e triplo salto).
É um dia de expectativas amanhã e é um dia em que tudo pode acontecer. O dia começará com a participação das maratonistas femininas, onde Marisa Barros pode até ser candidata a uma das medalhas, não sendo de excluir boas prestações de Fernanda Ribeiro e Ana Dias. São três portuguesas com recorde pessoal abaixo das 2:30 horas, o que só acontece com as selecções russa e italiana, as principais adversárias na luta directa pelo pódio colectivo na Taça da Europa. Se o Ouro colectivo não é fácil, dependendo da prestação das russas, a medalha de Prata colectiva é uma grande probabilidade. A prova terá começo às 09:05 (hora portuguesa).
Pelo meio irá decorrer no Estádio Olímpico as eliminatórias dos 4x100 metros, onde parece fácil a tarefa de qualificação para a final. Aliás, Portugal pode ser favorito a um grande resultado, a avaliar pela confiança de Anabela Leite, responsável pela estafeta e treinadora de três dos elementos da estafeta nacional. A maior parte da preparação foi feita em Portugal, com a equipa a treinar em Barcelona pelos intervalos das provas individuais. Admitindo que possa haver alguma gestão de esforço na equipa, podendo utilizar por exemplo João Ferreira, Anabela Leite deixou a dúvida no ar quanto à constituição da equipa : “Vai ser uma surpresa”.
Por último, Portugal apresentar-se-à, da parte da tarde (18:10, hora portuguesa), com Patrícia Mamona, na prova de triplo salto. A atleta esteve a um nível elevado na qualificação, com um salto “virtual” à volta de 14.40 metros, marca que, por exemplo, a pode colocar num lugar de finalista. Mantendo esse nível tudo pode acontecer para a portuguesa que esta época foi campeão universitária norte-americana.
Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto) e Pedro Moreira
|