[BCN10] As três marchadoras no top-10

Quarta, 28 Julho 2010
[BCN10] As três marchadoras no top-10

Vera Santos a melhor portuguesa nos 20 Km Marcha.

A prova dos 20 Km Marcha teve domínio russo e as portuguesas acabaram por ter um bom desempenho, mas ficou a faltar algo… 

Foi uma prova com rápidas mudanças nas condições de temperatura e humidade e isso notou-se no desenrolar da competição. Mas para Vera Santos, que até afirma não se dar mal com condições de calor, o problema foi outro, as faltas. “Preferi jogar pelo seguro do que arriscar e ir para a rua”, comentou Vera Santos no final que, ainda assim, cumpriu o objectivo de ficar entre as oito primeiras e melhorar o resultado de Gotemburgo 2006. A portuguesa marchou hoje em 1:30.52 hora, para concluir num 6º lugar, após ter descolado do grupo que perseguia as marchadoras russas, que era composto por Vera Sokolova (Rússia), Melanie Seeger (Alemanha) e Beatriz Pascual (Espanha). Mas Vera Santos está confiante no seu futuro e é clara: “Não foi desta, mas vai ser um dia”. A atleta sentiu-se tranquila e não ficando eufórica, gostou do resultado, tal como o seu treinador, João Vieira, que um dia depois da medalha de Bronze, esteve junto do Parque da Cidade a auxiliar a sua atleta e namorada, compreendendo o porquê de Vera Santos não ter arriscado, mas sem concordar: “eu arriscaria, mas também tenho outra maturidade”. E João Vieira não tem dúvidas quanto à forma de Vera Santos e considerou que se não fossem as faltas, a portuguesa teria capacidade de acompanhar o grupo perseguidor das russas.

A algarvia Ana Cabecinha foi a segunda melhor portuguesa nesta prova e o seu esforço foi recompensado com um crónico 8º lugar, que já havia alcançado em 2008 nos Jogos Olímpicos de Pequim e que hoje foi repetido com o tempo de 1:31.48 hora. Apesar de numa “fase ter passado um bocado mal”, numa altura em que Kristina Saltanovic tinha apanhado as portuguesas Ana Cabecinha e Inês Henriques, Ana Cabecinha fez uma última volta em esforço máximo, acabando por ficar atrás da lituana, embora terminando num importante lugar de finalista. “Estou muito contente”, concluiu Ana Cabecinha que agora irá descansar para atacar o Challenge Mundial de Marcha.

Inês Henriques, que descolou do grupo composto também por Ana Cabecinha e Kristina Saltanovic, numa altura em que a lituana se destacava de ambas, com Ana Cabecinha a ser obrigada a responder, acabou por ficar num ingrato 9º lugar onde novamente Saltanovic (7ª), atleta que treina em Portugal e com o português Luís Dias, foi uma das causas desta classificação fora dos lugares de finalista.

A prova teve o destaque do pódio totalmente russo, composto por Olga Kaniskina, Anisya Kirdyapkina e Vera Sokolova, mostrando umas russas imbatíveis e, em alguns casos, notou-se até abrandamentos de ritmo para evitar as faltas.

RESULTADOS:
1. Olga Kaniskina (Rússia) – 1:27.44
2. Anisya Kirdyapkina (Rússia) – 1:28.55
3. Vera Sokolova (Rússia) – 1:29.32

6. Vera Santos (PORTUGAL) – 1:30.52
8. Ana Cabecinha (PORTUGAL) – 1:31.48
9. Inês Henriques (PORTUGAL) – 1:32.26

Ana Cabecinha

Inês Henriques

Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto) e Pedro Moreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2