|
10000 metros foram bons para Yousef el Kalai.
Numa prova onde Rui Pedro Silva desistiu, Yousef el Kalai (8º) e José Rocha (19º) classificaram-se nos 10000 metros.
Foi uma prova emocionante a partir da segunda metade, com o esticar do grupo da frente, altura em que Rui Pedro Silva havia desistido já. “Nunca consegui entrar na corrida”, disse Rui Pedro Silva com mágoa, sem conseguir explicar muito bem o que aconteceu. “Foi uma desilusão, mas são etapas na vida, que passam”. Igualmente desiludido com o seu 19º lugar estava José Rocha, que descolou do grupo da frente quando o ritmo esticou. Sem obter o seu objectivo, os 10 primeiros lugares, José Rocha quedou-se por um 19º lugar, com uma marca que não desejava, de 29.50,41 minutos.
O melhor português foi mesmo Yousef el Kalai, atleta que nasceu em Marrocos e que compete em Portugal há alguns anos. Esta foi mesmo, com 29 anos, a primeira grande competição de pista do fundista e logo com um bom oitavo lugar, com o tempo de 29.07,61 minutos, dentro do top-10, o objectivo proposto pelo seu treinador, Eduardo Henriques, a quem aproveitou para agradecer. “Gostava de ganhar, mas isto é difícil”, disse Kalai no final, que assim atingiu a preparação olímpica, além do rendimento dado pela Conforlimpa. O atleta seguiu durante muito tempo o andamento de Mo Farah, com quem estagiou, aproveitando o forte ritmo com que o britânico acabou por vencer (28.24,99 minutos).
Portugal sai novamente com um bom resultado nesta competição, numa prova em que o ritmo foi esticado e em que Farah foi rei.



Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto) e Pedro Moreira
|