João Vieira obviamente contente com o bronze.
O marchador português, continuará a sua humilde caminhada para próximos objectivos.
Foi uma medalha desejada, mas não esperada, a que foi obtida hoje por João Vieira. O marchador português foi notícia em Portugal logo pela manhã e é até agora o grande destaque da selecção nacional nestes Europeus de Ar Livre.
Tímidos mas sempre concreto e sincero nas suas opiniões, foi assim que se apresentou na Conferência de Imprensa promovida pela Associação Europeia de Atletismo, sem que antes falasse com os jornalistas portugueses. Tem o sonho de trabalhar e treinar com jovens atletas, mas foi como aprendiz de serralheiro que gastou algumas das suas férias de Verão. Com 34 anos, o marchador ainda se sente melhor atleta que treinador, já que treina outro dos destaques da marcha nacional, Vera Santos. Contudo, como treinador “considero-me um treinador isolado na marcha”, uma situação que considera fazer parte de si e como resposta a outros passados. O sonho de treinar atletas desde jovens até adultos não será para agora, mas considera ser a única forma de se sentir bom treinador.
Contente pela segunda medalha e pelo seu recomeço após uma preparação “aos solavancos”, João Vieira evita qualquer confusão sobre o seu apoio para preparação olímpica, já que com este terceiro lugar não ascenderá a um valor tão elevado, quanto possível, para preparar Londres 2012. O marchador português limita-se a respeitar as regras e os critérios, até porque, diz, “o meu trabalho é a a estrada e o treino”.
Lesionou-se após os Campeonatos Nacional de Marcha, em Fevereiro passado e desde aí foi obrigado a escolhas, com conhecimento da Federação Portuguesa de Atletismo e mesmo que com mínimos do ano passado na disciplina, João Vieira optou por querer fazer mínimos nesta época, não deixando dúvidas acerca da sua convocatória. Chegou a Barcelona num bom momento de forma e tem uma enorme incógnita: será que se a preparação fosse melhor, conseguiria melhor marca?!
O atletismo português arrecadou assim mais uma medalha, inesperada, que se pode somar a outras mais previsíveis nestes Europeus de Ar Livre. A história foi feita, com a segunda medalha de Bronze consecutiva, por parte de João Vieira, restando receber a medalha, cuja cerimónia irá decorrer, segundo previsões da Associação Europeia de Atletismo, as 20:45 (hora portuguesa).
Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto) e Pedro Moreira
|