Foi 16ª classificada no lançamento do peso.
Antónia Borges esteve a um nível interessante, acima dos 16 metros, mas não suficiente para passar à final, com marca directa.
A passagem à final era uma realidade quase impossível para a lançadora portuguesa, que chegou a Barcelona com mínimos internacionais. Começou com uma marca modesta, de 15.42 metros e no terceiro ensaio melhorou a sua marca para 16.08 metros, um registo mais aceitável e aproximado do seu recorde pessoal, de 16.25 metros.
Com este resultado Maria Antónia Borges classificou-se em 16º lugar, entre duas espanholas que a lançar no seu país, também não conseguiram alcançar a marca de qualificação directa de 17.50 metros. Esta marca de qualificação directa terá sido facilitada em relação à qualidade das atletas presentes, já que estarão na final, que se realiza hoje, 14 atletas. Foi por isso uma boa estreia e que justificou a chamada à selecção nacional.
“Tinha como objectivo para Barcelona passar mais uma vez os 16 metros, foi isso que prometi ao meu treinador (Luís Herédio Costa), e consegui", disse Antónia Borges, que considerou esta uma competição muito importante para o seu currículo, agradecendo a sua chamada à Selecção. “A experiência foi muito boa, já conhecia quase todas as atletas com quem aqui lancei, mas lançar num europeu tem sempre um sabor especial, até porque temos a responsabilidade acrescida de representar Portugal”, concluiu.
RESULTADOS (Qualificação)
1. Nadine Kleinert (Alemanha) – 18.98
2. Petra Lammert (Alemanha) – 18.48
3. Natallia Mikhnevich (Bielorrússia) – 18.46
…
16. Antónia Borges (PORTUGAL) – 16.08
Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira (foto) e Pedro Moreira
|